Sociopsicologia

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociopsicologia propicia uma visão crítica sobre a relação do homem contemporâneo com a cultura e a sociedade, a partir dos estudos combinados da Antropologia, da Sociologia e da Psicanálise.


Os debates realizados ampliam o olhar sobre os fenômenos subjetivos e sociais atuais, bem como capacitam e aperfeiçoam as possibilidades de intervenção em diferentes níveis de atuação profissional.


As ferramentas conceituais, adquiridas durante o curso, redimensionam a formação dos profissionais, possibilitando-lhes um posicionamento mais consistente, alicerçado em uma postura investigadora, munida de teoria sobre o sujeito e a sociedade.

A qual público se destina expand_more expand_less
Portadores de título de graduação, seja bacharelado ou licenciatura, de diversas áreas do conhecimento que nutram interesse pelos conhecimentos componentes do programa, estruturado de forma a introduzir os temas e conceitos para que todos, incluindo aqueles que não são oriundos das ciências sociais, das humanidades e/ou da psicanálise, possam acompanhar o curso.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
Conferências e aulas expositivas e dialogadas a partir de material bibliográfico selecionado, debates e atividades de reflexão e crítica sobre temas e objetos concernentes aos planos de ensino com o objetivo de proporcionar um aprendizado de conceitos centrais dos campos da antropologia, da sociologia, da psicanálise, sobretudo na relação com a realidade contemporânea e com as questões sociais e psíquicas do século XXI. Atividades de avaliação baseadas na produção de ensaios, fichamentos e resenhas.
Realizado desde expand_more expand_less
1993
Atualização pedagógica expand_more expand_less
2020
Sociopsicologia
Coordenação
Rodrigo Estramanho de Almeida
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Corpo docente
O corpo docente do curso do curso de Pós-Graduação em Sociopsicologia é formado por professores e professoras, mestres e doutores com formação nas Ciências Sociais, na Psicologia e na Psicanálise com robusta formação acadêmica e clínica.
Sociopsicologia
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária mínima total 360 horas
Carga horária mínima em disciplinas obrigatórias 300 horas
Carga horária máxima em disciplinas optativas 64 horas
Carga horária total do programa 360 horas
Disciplinas expand_more expand_less

Psicanálise e Cultura (60 horas)
A disciplina introduz reflexões psicanalíticas acerca dos conflitos entre o sujeito e a cultura, abordando os fundamentos teóricos que possibilitam a análise crítica da subjetividade no contexto contemporâneo.

Antropologia Contemporânea (60 horas)
A disciplina aborda temas centrais da antropologia, tais como: diversidade; relações entre processos sociais e transformações culturais; a construção de categorias sociais, identidades e sujeitos contemporâneos. Objetiva, também, apresentar as principais características da Antropologia, capacitando os discentes para uma leitura crítica a respeito dos processos de identificação, subjetivação e construção da alteridade.

Psicanálise, Política e Sociedade (60 horas)*
A disciplina dispõe da Psicanálise como um discurso auxiliar para pensar a política contemporânea, debatendo os conceitos de inconsciente, sujeito, ego e mal-estar, capacitando os discentes à compreensão do sintoma na leitura de fenômenos e problemas psicossociais.

Sociologia Contemporânea (60 horas)
A disciplina introduz o domínio da teoria sociológica contemporânea, a fim de capacitar os discentes para a análise de diferentes marcadores sociais da diferença, bem como debater as formas contemporâneas do capitalismo por meio da abordagem de diferentes temas como consumo, mídia, trabalho, educação e cultura.

Constituição do Sujeito e Sociedade (60 horas)*
A disciplina aborda a noção psicanalítica do desejo na articulação com a comunicação, compreendendo o comportamento de massa e sua dinâmica psicológica por meio das noções de identificação, agressividade e moralidade. 

Sociologia Clínica (60 horas)
A disciplina aborda as principais teorias e conceitos que articulam reflexões sobre os determinismos sociais e psíquicos, bem como a noção de sujeito na sociologia. O objetivo é preparar os discentes para uma abordagem clínica e crítica dos fenômenos sociais contemporâneos.

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista em Sociopsicologia e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Sociopsicologia
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • 31/01 às 19h30;
  • 21/02 às 19h30;
  • 06/03 às 19h30.

Modalidade de seleção 2

É necessário inscrever-se, enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: restramanho@fespsp.org.br.

Após submissão da admissão em uma das modalidades aguardar comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.

 

Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Sociopsicologia
18 meses
Duração
Especialista em Sociopsicologia
Titulação Conferida
Segundas e quartas - das 19h às 22h30
Período
360 horas
Carga Horária
Ciências Sociais
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Presencial Antropologia Estude questões contemporâneas sobre o Brasil e a América Latina com foco em diversidade, cultura, política e comunicação a partir de metodologias de pesquisas de campo e estudos em profundidade Leia mais
Pós-Graduação Presencial Sociologia Saiba como formular problemas sociológicos, elaborar análises e interpretações e realizar projetos e pesquisas na área Leia mais
Pós-Graduação Presencial Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura Reflexão ampla sobre os diversos aspectos da formação e do desenvolvimento social, político e cultural do Brasil Leia mais
Publicações
Eventos