Cursos Livres

A Sociologia e Política - Escola de Humanidades conta com cursos livres e de educação corporativa, que promovem aperfeiçoamento, capacitação e atualização.

Os cursos livres são oferecidos trimestralmente, somando mais de 70 cursos por ano, em três grandes áreas: Ciências Sociais, Biblioteconomia e Arte, Ciência e Comportamento.

A ideia

Concebido dentro de princípios progressistas e humanistas, o Programa de Cursos de Aprimoramento Acadêmico e Profissional da Sociologia e Política - Escola de Humanidades vai muito além da capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. Ele pretende ajudar a criar um pensamento crítico sobre os fatos, o conhecimento e a sociedade. Os cursos são de curta duração, atuais, reflexivos, e alguns livres, isto é, sem pré-requisitos acadêmicos.

Conteúdo

Os cursos do Programa abordam conteúdos relacionados a direitos humanos, literatura, artes, sociedade, gestão cultural, cidades, teorias políticas, sociologia, museologia, ciência da informação, conservação e preservação, centros de memória, entre outros, sempre sob uma ótica contemporânea e inovadora, onde a interação entre os participantes, sejam alunos com suas problematizações ou professores com seus conhecimentos acumulados, possibilite uma experiência pedagógica que estimule o pensamento reflexivo/crítico.

Organização

A carga horária dos cursos do Programa varia entre 4 e 32 horas e são oferecidos durante a semana e aos sábados, na Sociologia e Política - Escola de Humanidades. Oferecemos também Cursos in Company, para grupos, empresas e instituições, com datas, conteúdos customizados

Público de Interesse

Abertos a estudantes, profissionais e interessados dos mais diversos níveis de escolarização e experiência anterior, as atividades do Programa são elaboradas e ministradas por docentes da Sociologia e Política - Escola de Humanidades, bem como por professores e especialistas convidados.

Cursos em destaque
A Cidade é de quem? – Exclusões sociais nas Cidades
Algoritmos do gosto
Democracia, eleições e extrema direita no contexto digital
História oral, memória e acervo
Justiça restaurativa – Descolonizando, suleando, abrasileirando
Oficina de elaboração de projetos
UX - Teste de Usabilidade: teoria e prática
Fotografias em acervos: representação da informação e conservação da imagem
O profissional da informação e a transformação digital: ferramentas para atuação em projetos de TI
Introdução à Língua Brasileira de Sinais
Campanhas eleitorais – O Caminho das pedras: planejamento, criação, produção e condução.
Publicações
Eventos