A FESPSP
História

Nossa história se relaciona diretamente à cidade de São Paulo e ao desenvolvimento social do Brasil.

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos que há mais de 80 anos mantém cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área das ciências sociais.

A Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, núcleo original da FESPSP, iniciou suas atividades em 27 de maio de 1933 nas dependências da Escola de Comércio Alvares Penteado, no Largo São Francisco,  centro da cidade de São Paulo. As famosas aulas noticiadas na imprensa paulistana, foram transferidas em 1954 - ano de comemoração do quarto centenário da capital - para o casarão na Rua General Jardim, 522, também no coração da cidade, onde a FESPSP localiza-se até hoje.

O Casarão é tombado como Patrimônio Histórico de São Paulo e foi construído no início do século XX para ser lar de uma abastada família paulistana.

Atualmente a instituição oferece os bacharelados em Sociologia e Política, Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração. Na pós-graduação são oferecidos cursos de especialização voltados às ciências humanas com foco na gestão e na compreensão da realidade contemporânea.

Além das atividades regulares de ensino, são oferecidos cursos especiais em caráter extensivo e complementar, bem como são desenvolvidos estudos, projetos e pesquisas relacionados à gestão, formulação, avaliação e planejamento da informação, do conhecimento, dos problemas sociais e das políticas públicas. A FESPSP, como primeira escola de ciências sociais da América Latina, é pioneira no uso do conhecimento voltado à compreensão da realidade social e a sua transformação através da aplicação dos instrumentos científicos, bem como por meio de um ensino que, embora ancorado na tradição, preocupa-se com a inovação constante.

 

- a primeira instituição latino-americana voltada ao ensino e à pesquisa em Ciências Sociais;

- responsável pela criação do primeiro curso de ensino superior em Biblioteconomia de São Paulo;

- uma instituição privada, sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento social do país;

- voltada à aplicação das ciências sociais como instrumento de transformação da realidade social;

- pioneira em pesquisas e estudos sobre a realidade social do Brasil;

- uma instituição cuja história se relaciona diretamente à cidade de São Paulo.

Galeria de Imagens
Destaques
Missão e Princípios Nossa missão é produzir, reconstruir e disseminar conhecimentos para formar cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento social do País.
Corpo Diretivo A FESPSP é administrada pelas diretorias executiva e acadêmica e pelo Conselho Superior.