Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura

Profissionais de diferentes áreas cuja atuação requer abordagem e dedicação sobre diferentes aspectos da sociedade brasileira ou melhor compreensão sobre eles, devem ampliar sua formação e aprofundar seus conhecimentos, de forma a desenvolver análises críticas e reflexivas. No campo cultural, social, político ou econômico, a realidade brasileira é complexa e diversificada, exigindo um repertório teórico-metodológico sobre seus problemas e desafios, bem como as possibilidades de suas superações.

O curso de pós-graduação lato sensu em Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura especializa esses profissionais para que contribuam significativamente para o desenvolvimento social, cultural, educacional e político. A formação proporcionada permite capacitar profissionais para atuarem, além do âmbito acadêmico e da pesquisa, como agentes de transformação efetiva e impactantes em suas esferas de atuação, promovendo mudanças nos contextos em que se inserem.

A partir das bases teóricas das áreas das ciências humanas e sociais, sobretudo das Ciências Sociais, das Artes e da Educação, o conjunto de disciplinas que compõe o curso se debruça sobre fatos, processos e correntes de ideias relativos ao pensamento político-social, às expressões artísticas e às questões educacionais e culturais, por meio de abordagens históricas e contemporâneas, abrangendo do período colonial à atualidade. Com uma formação interdisciplinar, os profissionais possuem uma visão abrangente sobre a história, a cultura e as questões sociais e as dinâmicas contemporâneas do país. Além de proporcionar conhecimentos teóricos sólidos, capacita os profissionais para uma atuação ética, comprometida e eficaz na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A qual público se destina expand_more expand_less
Interessados com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Também é aberto aos interessados com formação superior em qualquer área do saber.
O curso também pode ser interessante àqueles que desejam ingressar em cursos de mestrado ou doutorado com o intuito de desenvolver dissertações e teses versadas em assuntos brasileiros.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
• Proporcionar reflexões apuradas sobre a formação e o desenvolvimento do Brasil, bem como sobre temas contemporâneos;
• Preparar profissionais para o desenvolvimento de projetos, estudos, pesquisas e produções artísticas e culturais que tenham por tema a realidade brasileira;
• Contribuir para o aprofundamento de análises, críticas e interpretações sobre a realidade nacional
Realizado desde expand_more expand_less
2013
Atualização pedagógica expand_more expand_less
2020
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Derick Casagrande Santiago
Mestre em Educação pela USP
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária mínima total 360 horas
Carga horária mínima em disciplinas obrigatórias 300 horas
Carga horária máxima em disciplinas optativas 64 horas
Carga horária total do programa 360 horas
Disciplinas expand_more expand_less

Estudos Brasileiros de Cultura e Sociedade (60 horas)

Formação da sociedade brasileira à luz das principais correntes de pensamento do país com foco nas questões da cultura e da identidade nacional. Serão abordados temas tais como a formação étnica e racial, caráter e identidade nacionais e as fases de desenvolvimento da sociedade brasileira a partir da produção clássica e recente das Ciências Sociais sobre o assunto. A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina os alunos estarão capacitados para o desenvolvimento de reflexões socioculturais voltadas a compreensão de temas brasileiros.

Estudos Brasileiros de História e Política (60 horas)

Reflexões sobre a política e a história brasileiras do período contemporâneo à luz das principais correntes de pensamento do país. Serão abordados temas tais como a formação institucional e política do Brasil, suas constituições e processos, os diferentes ciclos políticos e econômicos do período colonial aos nossos dias, bem como o conhecimento dos principais autores e intérpretes da realidade nacional.

Educação e Sociedade no Brasil (60 horas)

Reflexões sobre a formação, o desenvolvimento e a atualidade da educação no Brasil com o objetivo de alcançar uma compreensão acerca dos diferentes modelos, bem como das transformações, avanços e obstáculos inerentes ao processo de pensar e institucionalizar a educação formal no Brasil. Assim, serão abordados os principais assuntos, autores e escolas que, no processo histórico, consolidaram o pensamento e o sistema educacional brasileiros.

Política Externa Brasileira (60 horas)*

Reflexões sobre o Brasil no mundo com o objetivo de oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre os diferentes modelos de inserção brasileira no sistema internacional. O curso trata da história da política externa brasileira desde o Império, com foco na análise da formação dos quadros conceituais. Serão estudadas as principais linhas de ação e pensamento de nossa política externa.

Agenda brasileira de pesquisa (60 horas)

O curso objetiva um panorama das principais linhas de pesquisa sobre o Brasil e o estado da arte dos estudos brasileiros nas Ciências Sociais, destacando as interfaces com outras áreas do saber. Além de apresentar os principais tópicos metodológicos no que se refere à formalização e apresentação de pesquisas na área.

Arte, cultura e identidade no Brasil (60 horas)

A disciplina apresenta os principais conceitos relacionados à cultura e identidade no Brasil e explora a produção artística nacional a partir do século XIX a fim de demonstrar como as manifestações artísticas e culturais estruturam e traduzem aspectos fundamentais da experiência social e política brasileira.

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • 22/01 às 19h30;
  • 31/01 às 19h30;
  • 19/02 às 19h30;
  • 28/02 às 19h30;
  • 04/03 às 19h30.

Modalidade de seleção 2

É necessário inscrever-se, enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: derick@fespsp.org.br 

Após submissão da admissão em uma das modalidades aguardar comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.

Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Sociologia e Política Escola de Humanidades somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
18 meses
Duração
Especialista em Estudos Brasileiros
Titulação Conferida
Segundas e quartas, das 19h às 22h30.
Período
360 horas
Carga Horária
Ciências Sociais
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Presencial Ciência Política O curso possibilita uma reflexão ampla sobre aspectos relevantes associados à carreira, tais como: teoria política; análise política; instituições e; questões correlatas, associadas principalmente à administração pública e às relações internacionais. Leia mais
Pós-Graduação Presencial Sociologia Saiba como formular problemas sociológicos, elaborar análises e interpretações e realizar projetos e pesquisas na área Leia mais
Pós-Graduação Presencial Sociopsicologia Reflexões críticas das incidências desagregadoras que agem sobre a sociedade e os processos de subjetivação da vida contemporânea Leia mais
Publicações
Eventos