Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura

O curso possibilita uma reflexão ampla sobre os mais diversos aspectos da formação e do desenvolvimento social, político e cultural do Brasil, com especialização nas Ciências Sociais, na Educação e nas Artes.

Da Era Colonial aos nossos dias, o conteúdo programático abordará as principais linhas de pensamento e da expressão artística, educacional e cultural do país, analisando em profundidade processos e questões inerentes à nação e identidade brasileiras.

As teorias e conteúdos ministrados no curso possibilitam um conhecimento em profundidade do Brasil, permitindo aos profissionais grande acuidade na compreensão das interpretações, opiniões, críticas, análises e projetos de estudo e pesquisa sobre a realidade nacional.

 

 

Processo Seletivo 2021/2

Modalidade de seleção 1 

O candidato deverá inscrever-se e participar da apresentação ON-LINE do curso com o coordenador.

  • Em breve

A participação na apresentação do curso não é requisito para a matrícula.


Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: restramanho@fespsp.org.br.

O Curso é presencial, mas por conta da pandemia do Covid-19 as aulas terão início de forma remota.  


Para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Disciplinas do curso

Estudos Brasileiros de Cultura e Sociedade (60 horas)
Formação da sociedade brasileira à luz das principais correntes de pensamento do país com foco nas questões da cultura e da identidade nacional. Serão abordados temas tais como a formação étnica e racial, caráter e identidade nacionais e as fases de desenvolvimento da sociedade brasileira a partir da produção clássica e recente das Ciências Sociais sobre o assunto. A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina os alunos estarão capacitados para o desenvolvimento de reflexões socioculturais voltadas a compreensão de temas brasileiros.

Estudos Brasileiros de História e Política (60 horas)
Reflexões sobre a política e a história brasileiras do período contemporâneo à luz das principais correntes de pensamento do país. Serão abordados temas tais como a formação institucional e política do Brasil, suas constituições e processos, os diferentes ciclos políticos e econômicos do período colonial aos nossos dias, bem como o conhecimento dos principais autores e intérpretes da realidade nacional.

Educação e Sociedade no Brasil (60 horas)
Reflexões sobre a formação, o desenvolvimento e a atualidade da educação no Brasil com o objetivo de alcançar uma compreensão acerca dos diferentes modelos, bem como das transformações, avanços e obstáculos inerentes ao processo de pensar e institucionalizar a educação formal no Brasil. Assim, serão abordados os principais assuntos, autores e escolas que, no processo histórico, consolidaram o pensamento e o sistema educacional brasileiros.

Política Externa Brasileira (60 horas)
Reflexões sobre o Brasil no mundo com o objetivo de oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre os diferentes modelos de inserção brasileira no sistema internacional. O curso trata da história da política externa brasileira desde o Império, com foco na análise da formação dos quadros conceituais. Serão estudadas as principais linhas de ação e pensamento de nossa política externa.

Agenda brasileira de pesquisa (60 horas)
O curso objetiva um panorama das principais linhas de pesquisa sobre o Brasil e o estado da arte dos estudos brasileiros nas Ciências Sociais, destacando as interfaces com outras áreas do saber. Além de apresentar os principais tópicos metodológicos no que se refere à formalização e apresentação de pesquisas na área.

Arte, cultura e identidade no Brasil (60 horas)
A disciplina apresenta os principais conceitos relacionados à cultura e identidade no Brasil e explora a produção artística nacional a partir do século XIX a fim de demonstrar como as manifestações artísticas e culturais estruturam e traduzem aspectos fundamentais da experiência social e política brasileira.

Informações
18 meses
Duração
Segundas e quartas, das 19h às 22h30.
Horários
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2021.
Matrícula (ingressantes): Gratuita
Mensalidades: 30% de desconto
Pagamento até o último dia útil do mês anterior ao vencimento: 5% de desconto
Válido para o ano letivo de 2021.
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Ciência Política O curso proporciona uma reflexão ampla sobre os aspectos associados à carreira: teoria política; instituições e administração pública e governo. Leia mais
Pós-Graduação Opinião Pública e Inteligência de Mercado Saiba como lidar com planejamento, execução e análise de pesquisas com diferentes níveis de complexidade Leia mais
Pós-Graduação Sociologia Saiba como formular problemas sociológicos, elaborar análises e interpretações e realizar projetos e pesquisas na área Leia mais
Publicações
Eventos