Sociologia

O curso de pós-graduação lato sensu em Sociologia oferece ao aluno conhecimento aprofundado dos fundamentos da sociologia, abordando temas contemporâneos, partindo dos autores e temas clássicos. 

Apresentando para debate as teorias e metodologias que valorizam a apreensão das dinâmicas sociais da atualidade com os estudos sobre: cidade, periferia, desigualdade, violência, interseccionalidades (classe, gênero e raça), sexualidade, trabalho, novas sociabilidades, mudanças tecnológicas e tecnologias sociais, política, religião, movimentos sociais, cultura e os temas da ciência e sustentabilidade.

O curso capacita os participantes para atuação profissional em pesquisa, organizações do terceiro setor (como ONGs e OSCIPs), em empresas e setor público, nos trabalhos no campo das plataformas digitais. 

A reflexão sociológica, com sua peculiaridade social, aprofunda e qualifica conhecimentos para formulação de compromissos com os setores sociais da sociedade que, conteúdos e discussões produzidos nas disciplinas do curso, visam proporcionar. 

A qual público se destina expand_more expand_less
O curso capacita os participantes para atuação profissional em pesquisa, organizações do terceiro setor (como ONGs e OSCIPs), em empresas e setor público, nos trabalhos no campo das plataformas digitais.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
O curso de pós-graduação lato senso em Sociologia oferece ao aluno conhecimento aprofundado dos fundamentos da sociologia, abordando temas contemporâneos, partindo dos autores e temas clássicos.
Apresentando para debate as teorias e metodologias que valorizam a apreensão das dinâmicas sociais da atualidade com os estudos sobre: cidade, periferia, desigualdade, violência, interseccionalidades (classe, gênero e raça), sexualidade, trabalho, novas sociabilidades, mudanças tecnológicas e tecnologias sociais, política, religião, movimentos sociais, cultura e os temas da ciência e sustentabilidade.
O curso capacita os participantes para atuação profissional em pesquisa, organizações do terceiro setor (como ONGs e OSCIPs), em empresas e setor público, nos trabalhos no campo das plataformas digitais.
A reflexão sociológica, com sua peculiaridade social, aprofunda e qualifica conhecimentos para formulação de compromissos com os setores sociais da sociedade que conteúdos e discussões produzidos nas disciplinas do curso visam proporcionar.
Realizado desde expand_more expand_less
2016
Atualização pedagógica expand_more expand_less
2022
Sociologia
Marta de Aguiar Bergamin
Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.
Sociologia
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária total do programa 360 horas
Disciplinas expand_more expand_less

Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea - 60 horas
A disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da teoria sociológica clássica e contemporânea, a partir das suas vertentes teóricas como o funcionalismo, o materialismo histórico, a sociologia compreensiva, o interacionismo simbólico, a sociologia configuracional, a sociologia reflexiva, entre outras. 

Interseccionalidades e decolonialidade na Sociologia - 60 horas
A disciplina objetiva apresentar o debate social que as novas teorias sociológicas mobilizam, abordando as interseccionalidades e a decolonialidade através de teorias deslocadas para outras epistemologias. Mostra uma conformação dos conceitos na sociologia contemporânea apresentando outras perspectivas para o debate de gênero, sexualidade, classe, raça. 

Sociologia Urbana - 60 horas
Nessas sessões são apresentados os fundamentos dos estudos urbanos, a partir da compreensão teórica da produção da cidade capitalista. Serão discutidos temas como o direito à cidade, desigualdades urbanas, territorialidades, a cultura e os sujeitos e suas subjetividades na cidade. Além do debate sobre os conflitos urbanos que abordam a violência e a sociabilidade atual.

Metodologia de Pesquisa - 32 horas
Esse componente curricular é voltado para o desenvolvimento metodológico de estudos e pesquisas que visem a construção e a análise de objetos sociológicos, sobretudo aqueles que guardam relações com o problema e a temática das cidades.

Sociologia do Trabalho - 32 horas
A disciplina discute o impacto das novas formas de trabalho contemporâneo aportados pelas introduções das tecnologias de produção e de gestão na configuração digital do trabalho na atualidade. A partir de um quadro histórico das transformações originadas pelo modo de produção capitalista, se discute o desenvolvimento do processo produtivo industrial, as subjetividades do trabalho e o impacto da formação identitária do trabalho.

Religião e Sociedade - 32 horas

As sessões buscam discutir os fundamentos religiosos da sociedade para pensar as mudanças de sociabilidade que as filiações religiosas promovem na atualidade. Com essa base, é possível fazer uma aproximação com as práticas sociais e econômicas das periferias em constante mudança social. 

Sustentabilidade e os temas sociológicos do século XXI - 32 horas

A sociabilidade atual habita um mundo com muitas mudanças. A sustentabilidade é tema inevitável em tempos de catástrofes. A ciência cidadã pode entrar no debate para pensar as questões que mobilizam as injustiças ambientais: racismo ambiental, segurança alimentar, desigualdades como temas que mostram caminhos para o debate sociológico.

Sociologia Política - 32 horas
A disciplina é voltada ao estudo da sociabilidade política que separa as forças do Estado e da Sociedade Civil, abordando a formação da economia política em que os processos neoliberais fomentam e às relações de poder que surgem nos processos sociais, bem como à análise dos movimentos sociais e de conflitos sociais com estudos de caso que mostram nas práticas sociais as disputas políticas.

Tecnologia e Sociedade - 32 horas
A disciplina tem por objetivo analisar o impacto da tecnologia nas relações humanas e nas diferentes instituições sociais. Aspectos centrais da vida social, tais como a organização do trabalho, os fluxos da metrópole contemporânea e as diferentes relações políticas apresentam mudanças cada vez mais aceleradas. As alterações do cotidiano, com as modificações das sociabilidades pela intervenção tecnológica nos processos fazem do controle um tema imprescindível. Também abordando as tecnologias sociais como disputas de controle social.

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Sociologia
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com a coordenadora.

  • 06/02 às 19h;
  • 07/03 às 19h.

Modalidade de seleção 2

É necessário inscrever-se, enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: mbergamin@fespsp.org.br

Após submissão da admissão em uma das modalidades aguardar comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.

Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Sociologia
18 meses
Duração
Especialista em Sociologia
Titulação Conferida
Terças e quintas das 19h às 22h30.
Período
360 horas
Carga Horária
Ciências Sociais
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Presencial Ciência Política O curso possibilita uma reflexão ampla sobre aspectos relevantes associados à carreira, tais como: teoria política; análise política; instituições e; questões correlatas, associadas principalmente à administração pública e às relações internacionais. Leia mais
Pós-Graduação Presencial Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura Reflexão ampla sobre os diversos aspectos da formação e do desenvolvimento social, político e cultural do Brasil Leia mais
Pós-Graduação Presencial Sociopsicologia Reflexões críticas das incidências desagregadoras que agem sobre a sociedade e os processos de subjetivação da vida contemporânea Leia mais
Publicações
Eventos