Sociologia
O curso oferece ao aluno um conhecimento aprofundado dos fundamentos e da metodologia sociológica, com foco de estudo no cotidiano das cidades contemporâneas.
 
Para isso, apresenta teorias e conceitos que valorizam a atuação do sociólogo em áreas específicas da disciplina, tais como estratificação social, religião, política, trabalho e cultura.
 
Os componentes curriculares do curso possibilitam o aperfeiçoamento e a compreensão quanto aos métodos e o olhar específico da Sociologia, capacitando para a atuação em grupos de estudo e para a análise de projetos cujos objetos tenham relação com a realidade social, mormente no contexto urbano.

 

Processo Seletivo 2021/2 

Modalidade de seleção 1

O candidato deverá inscrever-se e participar da apresentação ON-LINE do curso com o coordenador.

  • Em breve

A participação na apresentação do curso não é requisito para a matrícula.

Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: restramanho@fespsp.org.br.

O Curso é presencial, mas por conta da pandemia do Covid-19 as aulas terão início de forma remota. 


Para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

 

Sociologia
Conteúdo Programático Obrigatório - 240h expand_more expand_less

Teoria Sociológica (60 horas)
Tem por objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da teoria sociológica clássica e contemporânea, a partir das suas vertentes teóricas como o funcionalismo, o materialismo histórico, a sociologia compreensiva, o interacionismo simbólico, a sociologia configuracional, a sociologia reflexiva, entre outras.

Estratificação Social (60 horas)
Esse componente curricular propõe a discussão das teorias sociológicas sobre estratificação social. Discute a conformação dos conceitos de estamento e classe na teoria sociológica clássica, observando os seus desdobramentos na sociologia contemporânea, com ênfase nas décadas de 1960 a 1980, e na atualidade.

Sociologia Urbana (60 horas)
Nessas sessões são apresentados os fundamentos da Sociologia Urbana, a partir da compreensão teórica do espaço e da produção da cidade capitalista. Serão discutidos temas como cidadania, exclusão social e mobilidade espacial, além de planejamento e dinâmicas populacionais. Também será realizada uma discussão sobre a globalização e os conflitos na pós-modernidade a partir do papel da cidade.

Pesquisa e Aplicação em Sociologia (60 horas)
Esse componente curricular é voltado para o desenvolvimento metodológico de estudos e pesquisas que visem a construção e a análise de objetos sociológicos, sobretudo aqueles que guardam relações com o problema e a temática das cidades.

Conteúdo programático optativo - mín. 120h, máx 160h expand_more expand_less

Sociologia da Tecnologia (32 horas)
A disciplina tem por objetivo analisar o impacto da tecnologia nas relações humanas e nas diferentes instituições sociais. Aspectos centrais da vida social tais como a organização do trabalho, os fluxos da metrópole contemporânea e as diferentes relações políticas têm sofrido mudanças cada vez mais aceleradas. A disciplina discute como essas mudanças alteram o cotidiano, avaliando os riscos da intervenção tecnológica nos processos de interações sociais e a forma como se constitui a sociedade de controle.

Sociologia Política (32 horas)
A disciplina é voltada ao estudo da formação e desenvolvimento do Estado, às relações de poder, os processos, as instituições políticas e à burocracia, bem como à análise dos conflitos cuja base é a disputa política e ideológica.

Sociologia da Educação (32 horas)
A disciplina aborda os principais autores da sociologia cujo objeto é a educação e sua relação com o processo e os fenômenos sociais, tanto do ponto de vista da cultura quanto das instituições.

Sociologia do Trabalho (32 horas)
A disciplina discute as transformações originadas pela introdução do modo de produção capitalista, observando o desenvolvimento do processo produtivo industrial no processo histórico, com especial atenção para o impacto das novas tecnologias de produção e de gestão da produção e do trabalho na configuração do trabalho era contemporânea.

Informações
18 meses
Duração
Terças e quintas das 19h às 22h30.
Horários
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2021.
Matrícula (ingressantes): Gratuita
Mensalidades: 30% de desconto
Pagamento até o último dia útil do mês anterior ao vencimento: 5% de desconto
Válido para o ano letivo de 2021.
Depoimentos
Cursos Relacionados
Graduação Sociologia e Política O curso capacita pesquisadores para oferecer interpretações cognitivas, analíticas e interpretativas às intervenções em áreas afins Leia mais
Pós-Graduação Sociopsicologia Reflexões críticas das incidências desagregadoras que agem sobre a sociedade e os processos de subjetivação da vida contemporânea Leia mais
Pós-Graduação Psicossociologia da Juventude Estude e compreenda a juventude em sua dimensão material e política Leia mais
Publicações
Eventos