Antropologia

A pós-graduação lato sensu em Antropologia da FESPSP tem ênfase em questões contemporâneas no Brasil e na América Latina. O curso oferece teorias, métodos e ferramentas para compreender a política e o universo da comunicação e da internet, assim como suas interfaces com questões sobre raça, gênero, sexualidade, classe, geração, entre outros temas.

Além das aulas teóricas, a especialização oferece atividades práticas com base nas metodologias de pesquisa de campo, observação participante, realização de entrevistas, etnografia digital e grupos focais; no uso de ferramentas para sistematização, análise e visualização de dados; e nas teorias e técnicas de produção de textos etnográficos. As aplicações da etnografia vão desde pesquisas acadêmicas, de mercado, consumo, mídia e comunicação, eleições, até projetos de intervenção social por parte da sociedade civil e governos.

A Antropologia apresenta uma forma particular de observar e problematizar o mundo, para compreender a complexidade de temas que vão desde estudos sobre a cidade e o urbano, redes sociais, mídia e comunicação, educação, meio ambiente, direitos, políticas públicas, cultura, identidade, diferença e diversidade. Ou ainda relações internacionais, estudos do modo de vida tradicional e de populações indígenas, medicina, ciência e tecnologia, poder, política, relações internacionais, religião, o Estado, a burocracia, democracia e eleições, autoritarismos, entre outros.

A qual público se destina expand_more expand_less
Portadores de título de graduação, seja bacharelado ou licenciatura de diversas áreas do conhecimento que nutram interesse pelos conhecimentos componentes do programa.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
Conferências e aulas expositivas e dialogadas a partir de material bibliográfico selecionado, debates e atividades de reflexão e crítica sobre temas e objetos concernentes aos planos de ensino, com o objetivo de proporcionar um aprendizado de conceitos centrais dos campos da antropologia, da sociologia, da psicanálise, sobretudo na relação com a realidade contemporânea e com as questões sociais e psíquicas do século XXI. Atividades de avaliação baseadas na produção de ensaios, fichamentos e resenhas.
Realizado desde expand_more expand_less
2021
Atualização pedagógica expand_more expand_less
2021
Antropologia
Isabela Kalil
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, com estágio doutoral em Columbia University, na cidade de Nova Iorque.
Antropologia
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária total do programa 384 horas
Disciplinas expand_more expand_less

Teoria Antropológica Clássica - 32 horas

Trata dos fundamentos da teoria antropológica clássica, em suas distintas linhas e escolas (evolucionismo, funcionalismo, estruturalismo, culturalismo). Apresenta e debate os estudos antropológicos, desenvolvidos no século XX, que marcaram o desenvolvimento do campo epistemológico da disciplina.

Teoria Antropológica Contemporânea - 32 horas

Propõe os fundamentos da teoria antropológica contemporânea, suas distintas linhas e escolas (perspectivismo, teoria do ator-rede) e as problemáticas que marcaram o desenvolvimento do campo. Toma como objeto de reflexão temas diversos que vão desde a etnologia até estudos sobre ciência e tecnologia e debates relacionados ao urbano e ao digital no século XXI.

Raça, desigualdades e decolonialidade: leituras antropológicas a partir da América Latina - 32 horas 

Oferece um panorama aprofundado do debate sobre raça no Brasil e no exterior, com foco na América Latina e sua conexão com questões relacionadas à nação, identidade nacional e epistemicídio. Explora tanto autores clássicos que debateram o tema das relações raciais no contexto brasileiro, quanto os desdobramentos de tais elaborações no plano político e sociocultural contemporâneo. 

Gênero e marcadores sociais da diferença - 32 horas

A partir da reflexão antropológica, trata de temas e problemas colocados pelo feminismo e pelos estudos de gênero e sexualidade, bem como sua articulação com o corpo e com a maneira como os corpos são vistos de forma diferente e desigual na sociedade. Problematiza questões caras ao pensamento e às lutas feministas, enfatizando os desafios decorrentes de aspectos relativos a gênero e suas articulações com outros marcadores sociais da diferença como sexualidade, raça, classe e outros, em especial no Brasil e na América Latina. 

Métodos em Antropologia I: as especificidades da pesquisa antropológica e etnográfica - 32 horas

Enfatiza a elaboração de projetos e planos de pesquisa antropológicos. Apresenta métodos de investigação em pesquisa qualitativa, cuja produção de dados primários é feita por meio de observação participante, coletas de narrativas, entrevistas e etnografia. Oferece vasta gama de ferramentas possíveis tanto para a composição do referencial teórico dos pesquisadores, quanto das justificativas da investigação propostas no planejamento das atividades de pesquisa, em termos operacionais e de alocação de recursos.

Métodos em Antropologia II: os desafios contemporâneos à pesquisa antropológica - 32 horas

Trata dos debates e práticas contemporâneas de pesquisa em contexto de isolamento social e/ou presencial. A disciplina trata dos desafios da pesquisa antropológica e etnográfica no século XXI com a utilização de métodos mistos e pesquisa, pesquisa no e do digital, pesquisas em redes sociais, a interface com métodos de pesquisa quantitativos e pesquisas com inteligência artificial, softwares e ferramentas de coleta, análise e visualização de dados. 

Antropologia da Política: poder, Estado, nacionalismos - 32 horas

Propõe o mapeamento das teorias antropológicas clássicas sobre o poder e o político em sociedades sem Estado, passando pelas pesquisas sobre o Estado, até temas contemporâneos sobre nacionalismos, regimes autoritários, neofascismos e extrema direita. Discute a conformação do campo de estudos sobre política na teoria antropológica por meio de discussões sobre seus desdobramentos contemporâneos, problematiza importantes questões relacionadas a diversos arranjos institucionais e práticas políticas tanto historicamente, quanto a partir de casos, processos e objetos da atualidade.

Antropologia da Religião: dos debates clássicos aos desafios da contemporaneidade - 32 horas

Recupera a tradição dos estudos antropológicos sobre religião, apontando para as transformações que ocorreram nos planos teórico e empírico. Discute o amplo espectro de concepções, práticas, tradições e reconhecimentos no campo religioso por meio de debates sobre identidades religiosas, tolerância, relação entre religião e política, laicidade do Estado, trânsito religioso, entre outros.

Antropologia da Cidade e do Capitalismo: perspectivas transnacionais - 32 horas

Sistematiza estudos sobre capitalismo, seja a partir das chamadas sociedades complexas, seja das sociedades tradicionais. Propõe o tratamento de questões relacionadas a direitos, territórios, cidades, consumo e desigualdades. Discute temas contemporâneos que atravessam a disciplina como mudanças climáticas, emergências climáticas, desastres ambientais, antropoceno, capitaloceno, plantationoceno e ecologia política, processos migratórios, conflitos e deslocamentos transnacionais de refugiados.

Antropologia Digital e da Comunicação - 32 horas

A disciplina se destina a apresentar discussões relevantes para os debates desenvolvidos atualmente pela Antropologia. Constitui o espaço de articulação das questões sociais e políticas dos dias de hoje como novas tecnologias da informação e comunicação, internet, mídias digitais, embates concernentes à laicidade do Estado, à questão do direito, espaços urbanos e temas decorrentes da interação entre humanos e máquinas.

Corpo, Ciência, Tecnologia e Saúde - 32 horas

Oferece um panorama das reflexões sobre racionalidade científica, tendo em vista sua contraposição a pensamentos não-científicos: o mágico, o religioso, o artístico, o filosófico. Tematiza o papel fundamental da ciência na constituição da ideia de modernidade e a crise de suas dicotomias constitutivas: natureza/cultura, homem/máquina, corpo/mente etc., instauradas a partir de questionamentos tidos como pós-modernos. Apresenta contribuições da antropologia contemporânea para os estudos da ciência, saúde e medicina, em especial no Brasil e na América Latina.

Laboratórios de pesquisa e extensão: Antropologia Aplicada, Antropologia Implicada - 32 horas

Consiste na elaboração de práticas de pesquisa e extensão sobre o meio social cujo enfoque teórico, histórico e empírico se volta à análise dos problemas sociais vigentes e suas dimensões políticas. Estas atividades são realizadas de forma supervisionada em que o corpo discente desenvolve suas próprias propostas de pesquisa e extensão, voltadas para as áreas acadêmicas, projetos de mestrado e doutorado, projetos de intervenção, políticas públicas, iniciativas do terceiro setor e projetos para empresas. Constitui espaço privilegiado para discussão dos Trabalhos  de Conclusão de Curso, no âmbito de vários formatos. 

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Antropologia
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com a coordenadora.

  • Em breve.

Modalidade de seleção 2 (análise de currículo)

É necessário se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail da coordenadora do curso: ikalil@fespsp.org.br

Após submissão da admissão em uma das modalidades, aguarde comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.



Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br) com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Antropologia
Coordenadora
18 meses
Duração
Especialista em Antropologia
Titulação Conferida
De segundas e quartas, das 19h às 22h30.
Período
384 horas
Carga Horária
Ciências Sociais
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Presencial Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura Reflexão ampla sobre os diversos aspectos da formação e do desenvolvimento social, político e cultural do Brasil Leia mais
Pós-Graduação Presencial Ciência Política O curso possibilita uma reflexão ampla sobre aspectos relevantes associados à carreira, tais como: teoria política; análise política; instituições e; questões correlatas, associadas principalmente à administração pública e às relações internacionais. Leia mais
Pós-Graduação Presencial Sociopsicologia Reflexões críticas das incidências desagregadoras que agem sobre a sociedade e os processos de subjetivação da vida contemporânea Leia mais
Publicações
Eventos