Notícias

Notícias


09/02/2015

Um olhar científico na construção de um corpo de ator

O TCC O AVESSO DO CAMALEÃO: AS TÉCNICAS E DISCURSOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO DE ATOR, de Ruan Felipe de Azevedo, orientando da Profa. Dra. Sonia Nussenzweig Hotimsky, será apresentado no dia 9 de fevereiro próximo, às 14h, na sala 33 do Campus

 O TCC O AVESSO DO CAMALEÃO: AS TÉCNICAS E DISCURSOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO DE ATOR, de Ruan Felipe de Azevedo, orientando da Profa. Dra. Sonia Nussenzweig Hotimsky, será apresentado no dia 9 de fevereiro próximo, às 14h, na sala 33 do Campus FESPSP. Na banca, o Prof. Dr. John Cowart Dawsey será o arguidor.

O objeitvo deste estudo é compreender por meio de uma etnografia junto a um griupo de teatro, como são preparados os corpos de atores. O autor analisou o modo pelo qual algumas técnicas são utilizadas durante o trabalho de preparação corporal. O objeto da pesquis é o trabalho de preparação corporal: sua organização, as relações hierárquicas que se estabelecem no interior do grupo teatral e que se expressam neste trabalho, outras relações que este engloba, sua duração, intensidade e as categorias (gênero, sexo e idade) e os discursos que transitam no seu interior.

RESUMO DO TCC O AVESSO DO CAMALEÃO: AS TÉCNICAS E DISCURSOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO DE ATOR

O teatro fascina a humanidade há séculos. Juntando múisica, literatura, dança, artes visuais, ilunimação e atuação, o teatro serve de portal para um universo humano misterioso: a arte. Muito já foi dito sobre métodos, estéticas, escolas de teatro, grupos, mas a literautrura científica sobre o corpo, fundamento dessa arte, e de todas as outras, ainda é pouico explorada, Como o corpo do ator é socialmente produzido? Quais técnicas utilizadas? Quais as relações desenvolvidas no interior desse processo? O objeitvo dessa pesquisa é compreender por meio de uma etnografia junto a um griupo de teatro com sede em São Paulo, como são preparados os corpos de atores, especificamente quando este processo é desenvolvido a partir de dois manuais largamente utilizados na preparação corporal em teatro, sintetizados nas obras de Moshe Feldenkrais (1977) e Klauss Vianna (2005).

Interessa analisar o modo pelo qual algumas técnicas são utilizadas durante o trabalho de preparação corporal e de que maneira corrobora com a obtenção do “corpo do ator”. O objeto da pesquis é o trabalho de preparação corporal: sua organização, as relações hierárquicas que se estabelecem no interior do grupo teatral e que se expressam neste trabalho, outras relações que este engloba, sua duração, intensidade e as categorias (gênero, sexo e idade) e os discursos que transitam no seu interior. O desenho da pesquisa de campo é orientado pelos escritos de Richard Schechner (2011). Segundo este autor, a maioria dos pesquisadores se concetra na análise da apresentação pública de uma performance, deixando de analisar suas fase anteriores e posteriores. Para ele é preciso investigar a “sequência total da performance”, sendo ela: Treinamento, oficinas, ensaios, aquecimento, performace, esfriamento e balanço.

Esta disposição de pesquisa ajudaria a compreender a performance como processo em que os dramas sociais e estéticos estão em tensão dialética. Pretende-se acompanhar o trabalho de uma companhia de teatro durante 6 (seis) meses, efetuando observação participante com registros em cadernos de campo, em áudio, assim como registros fotográficos. Entrevistas semi-estruturadas com atores, diretor e menbros da equipe técnica assim como pessoas da platéia serão outra fonte de dados relevante a ser explorada na pesquisa.

Palavras-chaves: Corpo. Teatro. Antropologia das formas expressivas.

Serviço

TCC: O avesso do camaleão: as técnicas e discursos utilizados na construção de um corpo de ator
Autor: de Ruan Felipe de Azevedo
Orientadora: Sonia Nussenzweig Hotimsky
Banca: John Cowart Dawsey
Data: 9 de fevereiro de 2015
Horário: 14h
Local: Sala 33 – Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ruan Felipe de Azevedo

 

 

Sobre Sonia Nussenzweig Hotimsky 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora de Antropologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em antropologia e saúde.

 

 

 

 

 

Sobre John Cowart Dawsey

Professor Titular em antropologia social da Universidade de São Paulo (USP). É Ph. D. em antropologia e mestre em teologia pela Emory University, além de possuir graduação em história pela Florida Southern College. Nas interfaces entre antropologia e teatro, tem interesse por reconfigurações do campo da antropologia suscitadas pela obra de Walter Benjamin. Desenvolve pesquisas em antropologia da performance, antropologia da experiência, e antropologia benjaminiana.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!