Notícias

Notícias


Debate FESPSP

23/05/2016

FESPSP comemora 83 anos com palestra de Fernando Haddad

Prefeito de São Paulo fala sobre situação política do Brasil e da cidade de São Paulo no próximo dia 24/05, às 19h

Comemorando 83 anos de atuação na construção do pensamento brasileiro, a FESPSP realiza palestra na próxima terça-feira, dia 24/05, com o prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A atividade SÃO PAULO: CIDADE E POLÍTICA é aberta ao público, gratuita e acontece às 19h no auditório da instituição.

Com foco da área acadêmica em introduzir o tema da cidade de São Paulo como um conteúdo programático permanente nos cursos da FESPSP, a proposta é ouvir e questionar o próprio prefeito para problematizar as questões debatidas em sala de aula.

O Diretor Acadêmico e professor da FESPSP, Aldo Fornazieri, ressalta a relação histórica da escolha do convidado com as origens da instituição. “A história da FESPSP tem uma identidade forte com a cidade. Nas origens, a partir de 1933, foram desenvolvidas pesquisas sobre o custo de vida dos trabalhadores, sobre transportes etc., que eram temas e problemas dessa cidade. Assim, a história da escola é entrelaçada com a cidade de São Paulo, com seus problemas, com os sofrimentos das pessoas, com suas alegrias e suas esperanças. A interação com o poder público municipal, desse ponto de vista, é buscada sempre numa perspectiva positiva, colaborativa e construtiva".

Doutor em Filosofia, o palestrante Fernando Haddad é prefeito da cidade de São Paulo desde 2012. Anteriormente ocupou o posto de subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da prefeitura da cidade entre 2001 e 2003, quando passou a ocupar cargo no Ministério do Planejamento  do Governo Federal. Em 2005 Haddad ocupa o posto de ministro da Educação, mantendo-se no cargo até novembro de 2011. Além disso, é professor de Teoria Política Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP).

 

83 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO PENSAMENTO BRASILEIRO

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO (ESP) foi reconhecida como instituição de utilidade pública pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1935. No ano de 1946, através do Decreto-Lei nº. 9.786, teve reconhecido pelo Governo Federal o seu curso de graduação, cujo conteúdo foi definido como currículo mínimo para o ensino de Sociologia e Política em todo o país.

Pioneira no ensino e na prática das modernas ciências sociais, a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA incorporou, em 1940, o curso de Biblioteconomia e Documentação, mantido pela Prefeitura do Município de São Paulo desde a sua criação, em 1936. Em 1941, foi fundada a Divisão de Estudos Pós-Graduados, atual Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, responsável pela formação da primeira geração de pesquisadores nas áreas da sociologia, política e administração pública no país.

Hoje, a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA mantém a Escola de Sociologia e Política, a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais. O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino, à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos estudos e pesquisas desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Para a Diretora Executiva da FESPSP, os 83 anos da instituição reforçam o seu compromisso com o progresso do país no campo científico e social. “Embora ao longo desses 83 anos tenha havido mudanças no mundo em geral e na formulação da missão da FESPSP, permanece como diretriz a questão da aplicação do conhecimento, ou seja, de dotar o aluno de capacidade para entender e intervir para a melhoria das condições de vida na cidade e no mundo. Isso acontece como resultado da atuação de nossos professores, comprometidos com essa diretriz e por meio da realização de debates e eventos que mantém a FESPSP constantemente atualizada  em relação aos movimentos que impactam a vida coletiva”.

Aldo Fornazieri ressalta a representatividade da FESPSP hoje, aos 83 anos, para o passado, presente e futuro do Brasil. “Dentre os principais intelectuais que pensaram o Brasil, alguns têm uma ligação inarredável com a FESPSP. Basta mencionar Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Horaci Nogueira, Virgínia Leone Bicudo e tantos outros intelectuais que fundaram o pensamento político, sociológico e antropológico no Brasil. Pensar o país, seus desafios e seu futuro é uma missão permanente da FESPSP. Cabe às novas gerações da FESPSP renovar e reiventar o seu compromisso com o Brasil".

 

SERVIÇO

Palestra: São Paulo: Cidade e Política

Data: 24/05/2016

Horário: 19h

Local: Auditório da FESPSP – Rua General Jardim, 522, Vila Buarque - SP




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!