Notícias

Notícias


Cultura no Campus

24/04/2014

Exposição de caricaturas de pensadores abre Espaço Cultural FESPSP

A exposição 50 RAZÕES PARA RIR, do artista e sociólogo Toni D’Agostinho, inaugura Espaço Cultural FESPSP no dia 30 de abril próximo, às 19hs.

A exposição 50 RAZÕES PARA RIR, do artista e sociólogo Toni D’Agostinho, inaugura Espaço Cultural FESPSP no dia 30 de abril próximo, às 19hs.

A proposta 50 RAZÕES PARA RIR expõe caricaturas a nanquim, em tamanho aproximado A3, numa estética que prima pela relação entre imagem satírica e palavras de pensadores acerca do riso e suas derivações.

Tal projeto nasceu da paixão pela arte caricatural do artista e sociólogo Toni D’Agostinho. “A vocação desse trabalho é problematizar o riso e evidenciá-lo como elemento das produções de conhecimento humano; a gargalhada também faz parte dos espíritos de pensamentos profundos, basta olhar para os 50 caricaturados”, explica o sociólogo e artista plástico.

A exposição já integrou a programação cultural do Metrô de São Paulo, Sesc, além de ter inaugurado o Projeto Encontros; em 2009, após publicação, recebeu o prêmio HQMIX.

Sobre o artista

Toni D’Agostinho é sociólogo graduado pela FundaçãoEscola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Estudou artes dramáticas na Fundarte, artes plásticas na Escola Panamericana de Artes, fez desenho e pintura no Ateliê Belas Artes e história em quadrinhos e anatomia no Ateliê Escola Ygaiara. Sob coordenação de Chico de Assis, integra o SEMDA – Seminário de Dramaturgia do Arena. Desde 1996 apresenta-se ao vivo como caricaturista em importantes eventos pelo Brasil. Na televisão fez caricaturas para o programa Show do Tom da Rede Record e Raul Gil da Rede Bandeirantes. É colaborador das editoras: Abril, Globo, Bregantini, Escala, entre outras. Seu primeiro livro de caricaturas 50 Razões Para Rir, ed. Noovha America, recebeu o Prêmio HQMIX na categoria melhor publicação de caricaturas.

Sobre o Espaço Cultural FESPSP

Há tempos a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) tem promovido atividades culturais como a peça O Homem do Princípio ao Fim, direção de Diego Gonzalez (docente da FESPSP) e exposições de artes plásticas como A Viagem (de Eduardo Iglécias), didáticas como Da Pedra ao Papel (realizado pelo STJ) ou de direitos humanos como A Vala de Perus (Instituto Macuco e Prefeitura Municipal de São Paulo). Sem contar as inúmeras atividades culturais promovidas pela comunidade acadêmica, como saraus, festas temáticas relacionadas a cultura afro-brasileira, entre outras ações culturais.

Com a reorganização do Campus FESPSP e suas instalações projetadas para atividades acadêmicas foi possível desenvolver um projeto cultural onde as atividades passarão a ser programadas e realizadas de forma permanente, incorporando-se definitivamente dentro dos objetivos didático-pedagógicos da instituição.

A exposição 50 RAZÕES PARA RIR, de Toni D’Agostinho, abre a série Prata da Casa que passará a ceder espaço para talentos da própria comunidade acadêmica, no entanto, como já foi no passado, a FESPSP continuará a abrir as portas para propostas culturais externas acreditando que a criatividade, talento e conhecimento oxigenam a vida acadêmica da instituição.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!