Notícias

Notícias


Produção Acadêmica

23/07/2015

Estudo avalia o papel das novas tecnologias na mediação da informação nas bibliotecas

O trabalho O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS BIBLIOTECAS, de Regina Garcia Brito, ex-aluna do curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital da F ESPSP, foi um selecionado e apresentado no XXVI CBBD 2015.

O estudo de Regina, orientado pela Profa. Dra. Valéria Martin Valls, procurou refletir sobre como alinhar a atuação das bibliotecas às novas tendências. “Este trabalho traça um panorama sobre novas formas digitais de ensino-aprendizagem e reflete sobre as possibilidades de uso de algumas ferramentas no Serviço de Referência e Informação (SRI)”, explica a autora.
 
Resumo
 
INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas houve a proliferação de dispositivos móveis, redes sociais e outras ferramentas da Web 2.0, tanto em contextos profissionais, quanto sociais. Nota-se também a perspectiva de democratização do acesso à informação, pois esta transita em múltiplos meios, não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos, podendo ser acessada a qualquer hora e em qualquer tempo pela Internet. Tal realidade requer que sejam repensados os métodos de ensino e, consequentemente, os serviços oferecidos pelas bibliotecas. 
A fim de refletir sobre como alinhar a atuação das bibliotecas às novas tendências, este trabalho traça um panorama sobre novas formas digitais de ensino-aprendizagem e reflete sobre as possibilidades de uso de algumas ferramentas no Serviço de Referência e Informação (SRI).
 
MÉTODO DE PESQUISA: A metodologia utilizada para este trabalho foi a revisão de literatura. Optou-se por selecionar textos disponibilizados em língua portuguesa e publicados a partir do ano 2000. 
A base para seleção dos temas foram os relatórios do NMC (New Media Consortium), comunidade internacional de especialistas em tecnologia educacionais, de 2012 e 2013, os quais tratam das perspectivas tecnológicas para o ensino fundamental, médio e superior. 
 
RESULTADOS: Foram tratadas no trabalho as seguintes tendências na educação: a) Blended learning ou cursos híbridos; b) Objetos de aprendizagem (OA); c) Web 2.0, Redes Sociais e Ambientes Pessoais de Aprendizagem; d) MOOCs; e) Aprendizagem móvel ou m-learning, e f) Realidade Aumentada.
Como forma de síntese, foi elaborado um quadro com as tendências digitais e com sugestões para as bibliotecas.
 
DISCUSSÃO: A inserção de novas tecnologias nas bibliotecas requer o desenvolvimento das competências informacional e midiática (ou competência info-midiática) relacionando-as a outras requeridas dos bibliotecários. A tecnologia não deve ser o fim e sim o meio para facilitar o processo de mediação da informação. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O bibliotecário precisa estar preparado para lidar com as novas tecnologias, conscientizando-se de seu papel social e educacional. Ao ser proficiente em informação e em mídia terá condições de mediar a informação contida em diferentes formatos. O uso das ferramentas digitais no SRI poderá facilitar o trabalho de mediação da informação, além de fomentar a autonomia, colaboração, interatividade e flexibilidade.
 
PALAVRAS-CHAVE: TICs, Serviço de Referência e Informação, Mediação da Informação.
 
REFERÊNCIAS:
AGUIAR, G. A. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório na UNESP, UNICAMP e USP. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-03122012-160409/>. Acesso em: 10 out. 2014.
 
FURNIVAL, A. C.; GRACIOSO, L. S. M-libraries e information commons: novos espaços, novas práticas. Revista GEMInIS: Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, v.2, n.1, p. 86-105, 2011. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/41>. Acesso em: 15 out. 2014.
NMC. Perspectivas tecnológicas para o ensino fundamental e médio brasileiro de 2012 a 2017: uma análise regional por NMC Horizon Project. Austin, Texas: The New Media Consortium Estados Unidos, 2012. Disponível em: <http://zerohora.com.br/pdf/14441735.pdf>. Acesso em: 13 out. 2014.
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Bibliotecas digitais e dispositivos móveis: acesso a novos espaços e aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 24. Maceió, Alagoas. 2011. Anais... Maceió, Alagoas, 2011. Disponível em: <http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/viewFile/73/415>. Acesso em: 13 nov. 2014. 
 
TEOTÔNIO, M. K. L. Bibliotecário 2.0: novos desafios na era da sociedade em rede. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 34-49, jan./jul. 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/6160/5430>. Acesso em: 14 out. 2014. 
 
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2010.
 
Serviço
 
Evento: XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Ciência da Informção 2015
Trabalho: O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS BIBLIOTECAS
Autora: de Regina Garcia Brito
Orientadora: Profa. Dra. Valéria Martin Valls
Data: de 22 a 24 de julho de 2015
 
Regina Garcia Brito
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!