Notícias

Notícias


Palestra FESPSP

07/06/2018

Crise nas democracias ocidentais e avanços nas redes digitais são tema de palestra na FESPSP

Sociólogo e doutor em Comunicação, Massimo Di Felice esteve na FESPSP para palestra no último dia 6 de junho.

Cientista social e doutor em Comunicação, Massimo Di Felice esteve na FESPSP na última noite para a palestra Do público para as redes: as plataformas digitais e a crise da democracia ocidental, comandada pela Profa. Ma. Jacqueline Quaresemin, docente do curso de pós-graduação em Opinião Pública e Inteligência de Mercado, da FESPSP.

Di Felice fala sobre as redes digitais como arquitetura de uma nova morfologia social. "O estudo da sociedade e da contemporaneidade é multidisciplinar. As transformações da nossa época rompem a linearidade de revolução industrial. E portanto não temos vocabulários, conceitos já prontos para entender as transformações que vivemos", explica, acrescentando que não temos palavras para renomear nosso contexto social.

A importância da mediação de dados e a conexão dos dispositivos também foi destacada por Di Felice, que acredita que os cientistas sociais precisam entender isso, pois as interações humanas agora se dão por esses meios, mesmo as interações diretas dependem de um primeiro contato com as tecnologias, que combinam tudo isso.

Crise nas democracias ocidentais
O especialista lembra que as democracias têm passado por crises em todo o mundo, em diferentes intensidades e especificidades. Di Felice aponta para o anacronismo que há nas eleições como elas se dão hoje, em que os cidadãos votam de quatro a quatro anos, pois, nas redes sociais digitais, as pessoas discutem política e são ativistas digitais, se organizam em grupos e eventos para pensar política.

A palestra apresentou o debate teórico sobre os significados da crise da ideia ocidental de democracia descrevendo, ao mesmo tempo, o advento das plataformas digitais e das arquiteturas de redes como o aparecimento de uma inédita morfologia social, cuja compreensão necessita de um novo léxico e de uma nova teoria.

Na ocasião também foi lançado o livro Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação, organizado por Di Felice com diversos autores, entre eles: Michel Maffesoli, Pierre Lèvi, Lúcia Santaella e Stéphane Hugon.

Massimo Di Felice possui graduação em Sociologia pela Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor da USP ministrando aulas na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). É professor visitante nas universidades: Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França) e Universidade Lusófona (Portugal).

85 anos
Neste ano, a FESPSP está completando 85 anos de tradição no ensino das Ciências Sociais Aplicadas, buscando entender e discutir a cidade e o nosso país. Para comemorar, a Fundação está com uma programação especial de cursos de extensão, aulas abertas, PECs (Programas de Enriquecimento Curricular), debates e eventos. Confira tudo o que acontece por aqui no site (www.fespsp.org.br) e venha conosco construir conhecimento e pensar os problemas do conhecimento.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!