Pós-Graduação

Pós-Graduação

Sociologia

< voltar
O curso de pós-graduação lato sensu em Sociologia oferece ao aluno um conhecimento aprofundado dos fundamentos e da metodologia sociológica com foco de estudo no cotidiano das cidades contemporâneas. Para isso, apresenta teorias e conceitos por meio de discussões que valorizam a atuação do sociólogo em áreas específicas da disciplina, tais como estratificação social, religião, política, trabalho, cultura e etc.
 
Os componentes curriculares do curso possibilitam o aperfeiçoamento do interessado nos métodos e no olhar específico da sociologia, capacitando-o para a formulação de estudos, análises e projetos cujo objeto tenha relação com a realidade social, mormente no contexto urbano.


clique para expandir
Objetivos
O curso de pós-graduação lato sensu em Sociologia objetiva o conhecimento das principais abordagens sociológicas por meio do estudo de seus fundamentos e métodos, discutindo conceitos e teorias concomitantemente à pesquisa no contexto urbano. Desta forma, o curso capacita os alunos para a formulação de problemas sociológicos, habilitando-os para a elaboração de análises e interpretações, bem como para a realização de projetos e pesquisas aplicadas na área.
Público Alvo
Interessados com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, História, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Comunicação e áreas afins.
Disciplina

Conteúdo Programático Obrigatório (240 horas)

Teoria Sociológica (60 horas)
Tem por objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da teoria sociológica clássica e contemporânea, a partir das suas vertentes teóricas como o funcionalismo, o materialismo histórico, a sociologia compreensiva, o interacionismo simbólico, a sociologia configuracional, a sociologia reflexiva, entre outras.

Estratificação Social (60 horas)
Esse componente curricular propõe a discussão das teorias sociológicas sobre estratificação social. Discute a conformação dos conceitos de estamento e classe na teoria sociológica clássica, observando os seus desdobramentos na sociologia contemporânea, com ênfase nas décadas de 1960 a 1980, e na atualidade.

Sociologia Urbana (60 horas)
Nessas sessões são apresentados os fundamentos da Sociologia Urbana, a partir da compreensão teórica do espaço e da produção da cidade capitalista. Serão discutidos temas como cidadania, exclusão social e mobilidade espacial, além de planejamento e dinâmicas populacionais. Também será realizada uma discussão sobre a globalização e os conflitos na pós-modernidade a partir do papel da cidade.

Pesquisa e Aplicação em Sociologia (60 horas)
Esse componente curricular é voltado para o desenvolvimento metodológico de estudos e pesquisas que visem a construção e a análise de objetos sociológicos, sobretudo aqueles que guardam relações com o problema e a temática das cidades.

 

Conteúdo programático optativo (mín. de 120 horas, máx de 160 horas)

Sociologia da Tecnologia (32 horas)
A disciplina tem por objetivo analisar o impacto da tecnologia nas relações humanas e nas diferentes instituições sociais. Aspectos centrais da vida social tais como a organização do trabalho, os fluxos da metrópole contemporânea e as diferentes relações políticas têm sofrido mudanças cada vez mais aceleradas. A disciplina discute como essas mudanças alteram o cotidiano, avaliando os riscos da intervenção tecnológica nos processos de interações sociais e a forma como se constitui a sociedade de controle.

Sociologia Política (32 horas)
A disciplina é voltada ao estudo da formação e desenvolvimento do Estado, às relações de poder, os processos, as instituições políticas e à burocracia, bem como à análise dos conflitos cuja base é a disputa política e ideológica.

Sociologia da Educação (32 horas)
A disciplina aborda os principais autores da sociologia cujo objeto é a educação e sua relação com o processo e os fenômenos sociais, tanto do ponto de vista da cultura quanto das instituições.

Sociologia do Trabalho (32 horas)
A disciplina discute as transformações originadas pela introdução do modo de produção capitalista, observando o desenvolvimento do processo produtivo industrial no processo histórico, com especial atenção para o impacto das novas tecnologias de produção e de gestão da produção e do trabalho na configuração do trabalho era contemporânea.

Processo Seletivo
Modalidade de seleção 1
 
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
  • 22/06 às 20h20;
  • 01/08 às 20h20.
 
No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.
 
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
Modalidade de seleção 2
 
O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: restramanho@fespsp.org.br.
 
Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.
 
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
• 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
• 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
• 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
• 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4. 

COMPARTILHE
Inscreva-se Coordenação
Coordenador
Prof. Dr. Rodrigo Estramanho de Almeida
 
Duração
18 meses
 
Horário
Terças e quintas das 19h às 22h30.
 
Mensalidade
R$ 945,00
*referente ao ano letivo de 2018.

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!