Cursos de Extensão

Cursos de Extensão

Gestão de Repositórios Arquivísticos Digitais

< voltar
Analisar a criação, evolução e preservação dos documentos digitais arquivísticos permanentes e seus atributos nos ambientes digitais. Orientar sobre os meios de sua gestão e controle de seu ciclo de vida e da manutenção da cadeia de custódia por meio do E-ARQ, SIGAD e RDC-ARQ. Gestão da Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais. Validade legal de documentos digitais. O papel das tecnologias da informação e comunicação na produção, classificação, avaliação, preservação e acesso a documentos digitais. 
 

 



clique para expandir
Objetivos
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo geral desenvolver nos alunos competências para o trabalho com arquivos digitais através do compartilhamento de conhecimentos técnicos, teóricos e metodológicos.
 
Objetivos específicos
Entender o Documento Digital e seus impactos no cenário atual e futuro; Compreender os desdobramentos da Resolução 25 do Conarq: eArq e Sigad; e o perfil do profissional da informação digital e a preservação digital.
 
Publico Alvo

Pesquisadores, estudantes, professores, gestores e interessados em geral. 

Conteúdo Selecionado
  • Documento natodigital e Documento convencional
    • Estudo de prós e contras
    • Criação, evolução e preservação dos documentos digitais arquivísticos permanentes
    • Gestão da Informação: arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital.
  • Características dos documentos digitais e a Gestão arquivística de documentos digitais.
  • Cadeia de Custódia, e-Arq e Sigad
    • Gestão arquivística de Documentos: Cadeia de Custódia
    • Especificações de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD)
    • Metadados
  • Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos - RDC-Arq
  • Conversão de Documentos Analógicos em Digitais
    • Seleção de Documentos para conversão digital
    • Requisitos para conversão digital
    • Controle de Qualidade
  • Entidades especiais ligadas à questão de documentos arquivísticos digitais
  • As tecnologias da informação e comunicação: a produção, classificação, avaliação, preservação e acesso a documentos digitais. Difusão de arquivos e documentos.

 

Processo Seletivo

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
    ​
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. 

REGRAS GERAIS

  • A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou pelo email extensao@fespsp.org.br

 


COMPARTILHE

Inscrições encerradas Coordenação
Carga Horária
32h
 
Data
Início: 18 de outubro de 2018
Termino: 13 de dezembro de 2018
 
Docente
Charlley Luz
 
Duração
 8 aulas
 
Horário
Quintas, das 19h00 às 22h30
 
Investimento
R$ 1.417,50
 
Opções de pagamento:
3x de R$472,50 no boleto ou 4x de R$354,37 no cartão de crédito.
 
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto.
Veja nossa lista de convênios.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!