Pós-Graduação

Pós-Graduação

Gestão Arquivística

< voltar

Os arquivos, por meio dos seus documentos, certificam os processos cotidianos e a memória histórica de pessoas e Organizações. São repositórios milenares de informações vitais para a tomada de decisão, pois armazenam todo o ciclo de existência dos entes que lhes deram origem, dando testemunho e prova das ações realizadas e dos eventos ocorridos. Entretanto, para que os arquivos cumpram com o seu papel fundamental de dar fé e comprovar a existência dos fatos, é necessário que seus documentos sejam organizados e conservados por meio de uma gestão arquivística, realizada com métodos específicos segundo as mais recentes normas da arquivologia e da Ciência da Informação.

Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Arquivística tem como objetivo principal fornecer aos gestores uma visão abrangente dos principais temas a serem considerados em um projeto de gestão documental, tanto em Organizações tradicionais como nas que transitam para a mídia digital, contribuindo diretamente para a Gestão do Conhecimento Institucional.



clique para expandir
Objetivos

O objetivo geral do curso é formar especialistas em gestão arquivística, independente de sua área de formação básica (graduação – nível superior).

Seus objetivos específicos são:

  • Preparar o aluno para enfrentar os desafios propostos pelos arquivos nas suas mais diversas realidades;
     
  • Baseando-se nos pressupostos teóricos clássicos e contemporâneos, o curso abordará a gestão dos documentos de arquivo em seus diferentes contextos e modos de produção, acumulação e preservação. Para tanto, as disciplinas permitirão compreender os paradigmas e procedimentos que norteiam os arquivos em suas fases corrente (produção e acumulação) e permanente (preservação e acesso);
     
  • Bem como apreender como novos fenômenos da sociedade da informação digital vem ampliando conceitos e metodologias, trazendo novos olhares e ferramentas de gestão;
     
  • Além disso, o aluno sairá capacitado para empreender, no seu campo de trabalho, políticas de avaliação das atividades que executa e dos serviços que presta, além de elaborar planos de gestão, conservação preventiva e de tratamento para acervos especiais sejam eles sonoros, audiovisuais e iconográficos independente do suporte, se físico ou digital.
Público Alvo

O público-alvo do curso são profissionais com graduação de nível superior que atuam ou que pretendem atuar em áreas relacionadas com arquivo, centros de documentação, patrimônio documental e memória social, gerenciamento de informações corporativas e de gestão do conhecimento.

Disciplina

Disciplinas do Núcleo Comum 

 

Gestão da Informação e do Conhecimento (32 horas)
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

 

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)
A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

 

Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Abordagem Design Thinking no projeto.

 

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)
A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.

 

Disciplinas do Núcleo Específico

 

Teoria Arquivística: preceitos básicos (32 horas)
Conceitos básicos: documento, arquivo, coleção. Arquivologia e Ciências da Informação: diferenças e similaridades entre as instituições de documentação (arquivo, biblioteca, museu e centro de documentação). Introdução à história da Arquivologia e dos arquivos. Princípios fundamentais da Arquivologia (proveniência, organicidade, unicidade, indivisibilidade, cumulatividade). Qualidades dos documentos arquivísticos: imparcialidade, autenticidade, fidedignidade, naturalidade. Funções administrativas e funções arquivísticas dos documentos. Teoria das três idades: o ciclo vital dos documentos (arquivo corrente, intermediário, permanente). Novas abordagens: Arquivística Cultural, Arquivística Integrada, Arquivística Pós-Moderna e Diplomática contemporânea. As relações práticas entre a Arquivologia, o Direito e a Administração. Jurisdição arquivística: arquivos públicos, arquivos privados, arquivos pessoais. Legislação Arquivística.

 

Gestão de Arquivos Correntes e Intermediários (32 horas)
Gestão Documental: conceitos, fases e atividades. Valor primário de secundário dos documentos. Técnicas e roteiro para elaboração de Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade Documental. Aplicação do Ciclo de Vida e da Teoria das Três Idades nos acervos correntes e intermediários. Noções sobre projetos de Gestão Documental. 

 

Gestão de Arquivos Permanentes (32 horas)
Conceito e caracterização de Arquivo Permanente. Arquivo Permanente resultado de uma política de gestão documental.  Arquivos Permanentes e massas documentais acumuladas. Fundo de arquivo: conceito, caracterização, princípio de proveniência e de respeito aos fundos.  Atividades e funções arquivísticas próprias da fase permanente dos arquivos: classificação ou arranjo, elaboração de instrumentos de descrição e acesso aos documentos e sua normalização.  Políticas de recolhimento, aquisição, descrição, acesso e difusão. A função social dos arquivos.

 

Gestão de Repositórios Arquivísticos Digitais (32 horas)
Analisar a criação, evolução e preservação dos documentos digitais arquivísticos permanentes e seus atributos nos ambientes digitais. Orientar sobre os meios de sua gestão e controle de seu ciclo de vida e da manutenção da cadeia de custódia por meio do E-ARQ, SIGAD e RDC-ARQ. Gestão da Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais. Metadados de preservação. Preservação Digital. Validade legal de documentos digitais. O papel das tecnologias da informação e comunicação na produção, classificação, avaliação, preservação e acesso a documentos digitais. 

 

Gestão de Arquivos Digitais e da Informação Arquivística (32 horas)
Estudo dos caracteres extrínsecos e intrínsecos dos documentos: espécie, gênero, tipo, forma e formato dos documentos de arquivos. Estudar a organização arquivística de documentos arquivísticos contemporâneos em função da tipologia documental e suas interrelações com a diplomática. O projeto InterPares e a diplomática arquivística contemporânea. A informação arquivística. Identificação e aplicação de soluções tecnológicas apropriadas. A gestão da informação arquivística como forma de preservação e difusão do acervo. Plano de Difusão de acervo ou de serviço de arquivo. Difusão e comunicação de arquivos e coleções.                                        

 

Gestão de Serviços de Arquivo (32 horas)
O serviço de arquivo como responsável institucional da informação e dos documentos. A história dos Arquivos, os Arquivos Públicos e Arquivos Privados. Planos e estratégias para implantação de Arquivos em empresas e instituições. Projetos de estrutura e recursos para viabilização dos arquivos. Funções e atividades dos arquivos do ponto de nacional e internacional. Relação dos arquivos com outras instituições arquivísticas, de informação e de memória social. Avaliação e diagnóstico da situação dos Arquivos.

 

Políticas de Conservação Preventiva em Arquivos Permanentes (32 horas)
A disciplina visa orientar o aluno para o acompanhamento de atividades destinadas à preservação e conservação de documentos arquivísticos através de um diagnóstico, de modo a garantir sua salvaguarda, acesso e uso. São abordadas políticas de conservação e preservação para a documentação em diversos suportes, priorizando o papel, além de noções sobre fatores de degradação, acondicionamento e armazenamento de documentos, assim como infraestrutura e instalações para acervos documentais. 

 

Políticas de Preservação de Acervos Especiais (32 horas)
Os acervos especiais, aqui compreendido como aqueles objetos/documentos cuja mensagem não textual requer algum tipo de interpretação, apresentam grande diversidade de suportes, formatos e leituras. Sendo assim, esse tipo de acervo demanda um conhecimento teórico-prático consistente e abrangente. Como qualquer acervo, cada tipologia exige procedimentos específicos para a sua preservação de longo prazo, que perpassam questões de desenvolvimento, documentação, conservação e comunicação. Partindo dos conceitos fundamentais dessas atividades, e com ênfase na conservação preventiva, a disciplina pretende aprimorar o olhar crítico do aluno para analisar sua realidade, participar da elaboração de diagnósticos e das decisões básicas de preservação no cotidiano de um arquivo.

Processo Seletivo
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 
  • 20/06  às 19h;
  • 05/07 às  19h;
  • 31/07 às  19h.
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
A participação não é requisito para a matrícula no curso.
 
 
 
Lembrete:
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4. 

COMPARTILHE
Inscreva-se Coordenação
Coordenadora
Profa. Dra. Valéria Martin Valls
 
Duração
18 meses
 
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
 
Mensalidade
R$ 945,00
*referente ao ano letivo de 2018.

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!