Pós-Graduação

Pós-Graduação

Estudos Brasileiros

< voltar
O curso de Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura possibilita uma reflexão ampla sobre os mais diversos aspectos da formação e do desenvolvimento social, político e cultural do Brasil com ênfase específica nas Ciências Sociais, na Educação e nas Artes.
 
Da Era Colonial aos nossos dias o conteúdo programático abordará as principais linhas de pensamento e da expressão artística, educacional e cultural do país, procurando gerar um entendimento em profundidade dos processos e questões inerentes à nação e à identidade brasileiras.
 
As teorias e conteúdos ministrados no curso possibilitam um conhecimento em profundidade do Brasil, permitindo aos profissionais grande acuidade na formulação de interpretações, opiniões, críticas, análises e projetos de estudos e pesquisas sobre a realidade nacional.


clique para expandir
Objetivos
Proporcionar a profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, por meio de um debate que privilegia as Ciências Sociais, a Educação e as Artes, reflexões apuradas sobre a formação e o desenvolvimento do Brasil, bem como sobre temas candentes da atualidade.
 
Com farta leitura e produção de textos, aulas expositivas, seminários e debates o curso prepara profissionais da educação, das artes, do conhecimento e da comunicação, bem como das diversas áreas do saber, para o desenvolvimento de projetos, estudos, pesquisas e produções artísticas e culturais que tenham por tema a realidade brasileira.
 
Para os professores e educadores dos mais diversos níveis de instrução o curso oferece um cabedal importante para a realização de atividades educacionais, aulas e projetos que tenham por objetivo explorar e transmitir conhecimentos sobre a realidade nacional.
Público Alvo
Interessados com graduação de nível superior, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Também é aberto aos interessados com formação superior em qualquer área do saber.
 
O curso também pode ser interessante àqueles que desejam ingressar em cursos de mestrado ou doutorado com o intuito de desenvolver dissertações e teses versadas em assuntos brasileiros.
 
 
Disciplina
Estudos Brasileiros de Cultura e Sociedade (60 horas)
Formação da sociedade brasileira à luz das principais correntes de pensamento do país com foco nas questões da cultura e da identidade nacional. Serão abordados temas tais como a formação étnica e racial, caráter e identidade nacionais e as fases de desenvolvimento da sociedade brasileira a partir da produção clássica e recente das Ciências Sociais sobre o assunto. A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina os alunos estarão capacitados para o desenvolvimento de reflexões socioculturais voltadas a compreensão de temas brasileiros.
 
Estudos Brasileiros de História e Política (60 horas)
Reflexões sobre a política e a história brasileiras do período contemporâneo à luz das principais correntes de pensamento do país. Serão abordados temas tais como a formação institucional e política do Brasil, suas constituições e processos, os diferentes ciclos político e econômicos do período colonial aos nossos dias, bem como o conhecimento dos principais autores e intérpretes da realidade nacional.
 
Educação e Sociedade no Brasil (60 horas) 
Reflexões sobre a formação, o desenvolvimento e a atualidade da educação no Brasil com o objetivo de alcançar uma compreensão acerca dos diferentes modelos, bem como das transformações, avanços e obstáculos inerentes ao processo de pensar e institucionalizar a educação formal no Brasil. Assim, serão abordados os principais assuntos, autores e escolas que, no processo histórico, consolidaram o pensamento e o sistema educacional brasileiros.
 
Tópicos da Produção Artística Brasileira (32 horas)
Estudo da produção cultural brasileira a partir de tópicos especiais, abordando a relação entre as várias formas de expressão artística, com ênfase na música e na literatura, e o processo histórico e social, a fim de demonstrar como a arte e a cultura estruturam e traduzem aspectos fundamentais da experiência social brasileira do século XX.
 
Estudos de Cultura Popular (32 horas)
Os movimentos e a produção cultural popular no Brasil nos últimos 50 anos. O objetivo da disciplina é abordar de forma interdisciplinar a produção audiovisual brasileira e sua relação com os movimentos sociais e com a política e a sociedade nas últimas décadas, possibilitando aos alunos um olhar crítico sobre a produção cultural brasileira contemporânea.
 
Agenda brasileira de pesquisa (32 horas)
O curso objetiva um panorama das principais linhas de pesquisa sobre o Brasil e o estado da arte dos estudos brasileiros nas Ciências Sociais, destacando as interfaces com outras áreas do saber. Além de apresentar os principais tópicos metodológicos no que se refere à formalização e apresentação de pesquisas na área.
 
Estado, Cultura e Identidade (32 horas)
O Estado, identidade cultural e sua crise. Análise da identidade cultural na modernidade, abordando as questões suscitadas por narrativas identitárias e suas implicações. Discussão sobre os aspectos conceituais da alteridade no mundo contemporâneo.
 
Política Externa Brasileira (60 horas)
Reflexões sobre o Brasil no mundo com o objetivo de oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre os diferentes modelos de inserção brasileira no sistema internacional. O curso trata da história da política externa brasileira desde o Império, com foco na análise da formação dos quadros conceituais. Serão estudadas as principais linhas de ação e pensamento de nossa política externa.
 
 
Processo Seletivo
Modalidade de seleção 1
 
O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:
 

Inscrições abertas para o segundo semestre de 2018

 
No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.
 
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.
 
Modalidade de seleção 2
 
O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: restramanho@fespsp.org.br.
 
Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.
 
 
Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:
 
• 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
• 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
• 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
• 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
• 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4. 
 

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

 


COMPARTILHE
Inscreva-se Coordenação
COORDENADOR
Prof. Dr. Rodrigo Estramanho de Almeida
 
DURAÇÃO
18 meses
 
HORÁRIOS
Segundas e quartas, das 19h às 22h30.
 
 
Mensalidade
R$ 945,00
*referente ao ano letivo de 2018.

 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!