Notícias
Sociologia e Política do Futuro

Comunicado do presidente do Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

29/06/2020

No último dia 1º. de junho, o Conselho Superior debateu e aprovou o Programa Sociologia e Política do futuro.

Esse documento orientará a conformação que a Sociologia e Política terá nos próximos anos. Ela será consistente com os tempos vindouros e percorrerá uma trajetória progressiva rumo a eles.  

Abaixo a introdução do Programa.

 

SOCIOLOGIA E POLÍTICA DO FUTURO

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a nossa Sociologia e Política, como é conhecida, será um local de fluxo do conhecimento.

Por ela transitarão não apenas a ciência gerada no seu âmbito, seja pelo ensino, pelas pesquisas de docentes e alunos, ou ainda pelo trabalho de ciência social aplicada produzido pelos projetos executivos, mas também por outras formas de saber que nela se materializam por meio dos debates e trocas de conhecimento sobre a política, a economia, a sociedade e a cultura, bem como pelas manifestações artísticas e culturais que no seu território ocorrerão.

Será uma instituição coesa, una, que conectará de forma indissociável o ensino e a pesquisa à ciência social concebida em toda a sua amplitude, abrangerá desde a teoria, até a pesquisa empírica e a aplicação. Percorrerá um itinerário que compreende desde os aspectos teóricos do conhecimento até a intervenção nos problemas sociais, na busca, proposição e implementação de ações que contribuam para o bem-estar de todos os cidadãos.

Por isso, a Escola e a Área de Projetos se apresentarão, mantidas as suas especificidades, como um corpo único e coeso, no qual transitarão as várias formas do conhecimento social, sem o reconhecimento de fronteiras convencionais impostas à divisão do trabalho intelectual, e com o benéfico intercâmbio permanente entre as elaborações de natureza predominantemente reflexiva e aquelas voltadas à proposição de soluções práticas para problemas sociais concretos, sejam eles questões gerais da sociedade ou ações localizadas da administração pública.

Com essa conformação, a Sociologia e Política cumprirá sua missão fundacional de gerar e disseminar conhecimento em ciências sociais. Como há oitenta e sete anos, agora e no futuro formaremos cidadãos capazes de intervir na sociedade de modo a elevar as condições de vida da população e de contribuir para o avanço da democracia e do desenvolvimento.

É isso o que propõem as diretrizes contidas no Programa Sociologia e Política do Futuro, que será um elemento norteador das ações da Instituição em caráter permanente, embora, como toda criação da inteligência, esteja sujeito à necessária atualização que a dinâmica social nos impõe.

Angelo Del Vecchio
Presidente do Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}