Notícias
Release: Seminário de Saneamento discute cenários futuros para o setor

Evento reúne executivos da Embasa, Sanasa e AEGEA e especialistas

04/02/2020

Na próxima sexta-feira, dia 07 de fevereiro, representantes de empresas públicas e privadas discutirão os novos rumos do setor de saneamento e recursos hídricos no Brasil. O tema da terceira edição do Seminário Aberto do MBA Saneamento Ambiental é “A Interação entre o Público e o Privado no Setor de Saneamento” e reunirá especialistas para debater as perspectivas de interação entre as duas esferas na prestação de serviços, na realização de projetos e no desenvolvimento em saneamento.

Estão confirmadas a participação de Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento e Participações S.A.; Rogério Cedraz, presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), e Arly de Lara Romêo, presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

“O Seminário Aberto do MBA Saneamento Ambiental já faz parte do calendário da comunidade do saneamento no Estado de São Paulo e no Brasil”, destaca o coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental e do MBA PPP e Concessões, Rafael Castilho, destacando que a ocasião reúne alunos, professores e convidados que participam e militam na área. “O setor está em plena transformação, não só pelo ponto de vista das mudanças que estão por vir na legislação, mas também pelo atraso que o país ainda enfrenta na infraestrutura.”

Complementaridade entre o público e o privado

Sobre a importância do tema da discussão, Rafael destaca que o país experimenta a interação entre o público e o privado com agendas ora voltadas para a desestatização, ora para o estado de desenvolvimento. “O que o seminário tenta propor é a complementaridade e a interação entre os dois setores”, reforça. “O Brasil precisa da participação de investimento privado na gestão e na capacidade de inovação, sobretudo em regiões muito carentes de saneamento – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotamento sanitário”, avalia.

O especialista pondera que “o país carece da participação do setor privado, mas não pode desprezar o conhecimento acumulado pelas empresas públicas, construído ao longo de décadas, e o comprometimento dos profissionais do saneamento, necessário para superar a realidade em que o Brasil investiu menos do que deveria em infraestrutura”. De acordo com Castilho, o saneamento foi o patinho feio da infraestrutura política porque existe o entendimento que saneamento não dá voto.

Para ele, a proposta do seminário é refletir sobre um ambiente futuro de desenvolvimento em que exista a interação e a complementaridade entre o dinamismo, a eficiência e a inovação do investimento do setor privado com o conhecimento acumulado, a experiência e o comprometimento social das empresas públicas. “A finalidade é termos no Brasil um setor de saneamento que deixe de se concentrar nas regiões mais ricas e consiga alcançar regiões mais remotas. E que tenha reflexo não só no atendimento, mas também no desenvolvimento humano, na saúde, na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento do país como um todo.

Saneamento é desenvolvimento

Atualmente, mais de 30% dos municípios brasileiros não contam com esgotamento sanitário ligado a uma rede coletora, segundo o IBGE. 

O seminário é aberto ao público e tem como objetivo compartilhar experiências que envolvem os desafios da universalização das áreas de saneamento e recursos hídricos. Para se inscrever, acesse https://www.sympla.com.br/iii-seminario-aberto-mba-saneamento-ambiental__763696

 

SERVIÇO

Seminário Aberto do MBA Saneamento Ambiental

LOCAL: RUA GENERAL JARDIM, 522 - AUDITÓRIO

Abertura: 9h30 às 12h30

 

Sobre a FESPSP - A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo é uma instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos que há 86 anos mantém cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de Sociologia e Política, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Administração e MBAs em Parcerias Público Privadas (PPP) e Concessões, e Saneamento Ambiental. Centro de excelência e inovação, é pioneira no uso do conhecimento voltado à compreensão da realidade social e sua transformação por meio da aplicação dos instrumentos e conhecimentos científicos. A FESPSP está comprometida com processo de desenvolvimento social do país, trabalhando em estudos, projetos e pesquisas relacionadas à gestão, formulação, avaliação e planejamento da informação, do conhecimento, dos problemas sociais e das políticas públicas.  

 

Lia Carneiro

Agência Fato Relevante

(11) 98161-3222

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}