Notícias
Conheça o SP Coopera, programa da Prefeitura de SP, em parceria com a FESPSP, que visa fortalecer o cooperativismo na cidade

22/03/2024

O SP Coopera é um programa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET, executado pela FESPSP, que tem como objetivo fortalecer a cultura cooperativista na nossa cidade. Por meio de qualificação, orientação técnica, incubação e assistência educativa, o programa impulsiona o desenvolvimento das cooperativas da capital.

 

O programa já possibilitou um aumento de 50% no número de cooperativas habilitadas para realizar a reciclagem de resíduos na capital. Antes, São Paulo contava com 20 cooperativas habilitadas; agora, esse número subiu para 30. Essas cooperativas recebem, em média, 9 mil toneladas de resíduos por mês e fazem parte de um programa socioambiental de coleta seletiva, que oferece investimento social, econômico e ambiental para cerca de 1.300 cooperados. As cooperativas habilitadas recebem os resíduos coletados pelos caminhões da coleta seletiva de São Paulo, além disso, a cidade disponibiliza locais de beneficiamento do material e equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).

 

Além das cooperativas já habilitadas, o programa também apoia mais 20 cooperativas de reciclagem. Essas cooperativas estão em um processo de incubação com duração de 1 ano, dividido em duas etapas, onde cerca de 643 cooperados recebem apoio técnico por meio de consultorias, atividades de capacitação e qualificação profissional e participam de eventos de integração. Cada organização conta com o suporte de um analista, que realiza visitas técnicas presenciais uma vez por semana. O objetivo é que essas cooperativas em processo de incubação se tornem cooperativas habilitadas em um futuro próximo.

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}