Notícias

Notícias


#SeminarioFESPSP

02/10/2017

História do ócio é discutida em primeiro encontro do Seminário FESPSP

Minicurso conta As aventuras de Baudelaire, Walter Benjamin e do lupemproletariado contra a racionalidade do trabalho foi comandado pelo Prof. Dr. Paulo Niccoli Ramirez.

Começou nesta segunda-feira, 2 de outubro, o Seminário FESPSP 2017, que neste ano discute As Incertezas do Trabalho. Confira aqui a programação do evento. As atividades começaram com o Minicurso Pequena História do Ócio: as aventuras de Baudelaire, Walter Benjamin e lumpemproletariado contra a racionalidade do trabalho, ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Niccoli Ramirez. 
 
O curso enfatizou aspectos do pensamento político de Benjamin e Baudelaire, a fim de compreender seu vínculo com o pensamento revolucionário atrelado às camadas sociais marginalizadas ou lumpemproletariado. “Pretende–se salientar a história do ócio e da vagabundagem, dos gregos à sua negação com a concepção de negócio puritana e moderna, sem perder de vista a visão crítica em relação ao pensamento contemporâneo que anuncia conceito ideológico do ócio criativo atrelado ao toyotismo”, escreve o docente. As particularidades do pensamento de Benjamin em relação aos principais elementos do pensamento de Baudelaire permitem análise crítica e revisão das características da noção marxista de lumpemproletariado.
 
Seminário FESPSP 2017
 
Tradicional no calendário de eventos de pesquisas acadêmicas, o Seminário FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) na edição 2017 discutirá as Incertezas do Trabalho, em um momento singular na política nacional e no cenário global, em meio a discussões de Reformas Trabalhistas e Previdenciárias em vários países e à aproximação de uma 4ª Revolução Industrial, que já está mudando a forma como lidamos com o trabalho, de formas positivas e negativas. As Conferências, os minicursos, os grupos de trabalho e as reuniões da Cicla das 5 acontecerão entre os dias 2 e 5 de outubro, no campus FESPSP (Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP). Saiba mais sobre a programação e as inscrições aqui.



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!