Notícias

Notícias


Curso de Extensão

03/08/2016

FESPSP tem inscrições abertas para 14 cursos de extensão

Atividades começam em agosto e abrangem diversas áreas do conhecimento

A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) está com inscrições abertas para 14 cursos de extensão. As atividades começam já no mês de agosto e abrigam discussões em diversos campos das ciências sociais e da biblioteconomia.

Para informações sobre as inscrições, o candidato pode entrar em contato através dos telefones 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br.

 

Confira a grade de cursos

 

1– Gêneros e sexualidades: ancorações e derivas desde perspectivas queer/kuir

 

Docente: Vitor Grunvald e Luiza Coppieters;

Carga horária: 44h;

Horário: Sábado das 13h às 17h

Data: 13 de agosto a 22 de outubro

O curso: O curso tratará de temas colocados pelos estudos de gênero e sexualidade e pela teoria queer a partir de algumas de suas abordagens clássicas. Buscaremos passar por discussões estruturantes destes campos de estudo, problematizando questões como o conceito de gênero e suas disputas, as políticas da sexualidade, a normalização dos corpos, a performatividade de gênero, a abjeção, a transgeneridade, entre outras.

 

2 – Democracia e conflito

Docente: Sebastián Ronderos

Carga horária: 32h;

Horário: às quartas das 19h00 as 22h30

Data: Início: 10 de agosto de 2016. Término: 05 de outubro de 2016.

 

O curso: O curso se propõe a refletir sobre a complexa relação entre democracia contemporânea e conflito, partindo da premissa sugerida por alguns estudiosos que atribuem um papel relevante à conflitividade da concepção moderna de democracia. Desta forma, é relevante refletir do democrático desde o mundo da fronteira social, tentando indagar, se o tratamento desqualificante das minorias culturais é uma característica inerente e constitutiva dos chamados Estados democráticos modernos, ou, pelo contrário, é apenas uma fase no desenvolvimento do processo democrático.

 

3 – Formação em Direitos Humanos e cidadania

Docente: Daniel de Lucca e professores convidados

Carga horária: 32h;

Horário: Sábados das 9h00 às 13h00

Data: Início: 13 de agosto de 2016. Término: 01 de outubro de 2016.

 

 

O curso: Este curso se propõe apresentar uma analise sobre o desenvolvimento histórico do status da cidadania e do conceito de direitos humanos nos termos do Estado democrático de direitos.  Abordando os seguintes temas:

•             Os direitos humanos e o desenvolvimento da cidadania

•             Regulação internacional e regional dos mecanismos de proteção aos direitos humanos.

•             Direitos humanos como política de Estado: impactos nas políticas públicas.

•             Estudos de caso.

 

4– Moderação de Discussão em Grupo

Docente: Rosa Moyses/Vania Bartalini;

Carga horária: 32h;

Horário: Segundas das 19h00 as 22h30

Data: Início: 08 de agosto de 2016. Término: 26 de setembro de 2016.

 

O curso: A Discussão em Grupo é uma técnica qualitativa de pesquisa que pode ser utilizada em variados contextos e configurações. Instrumento poderoso de investigação permite o acesso a repertórios cognitivos, associativos e perceptuais dos sujeitos em interação no grupo. Nascida no âmbito da pesquisa acadêmica foi posteriormente incorporada às práticas de pesquisa de marketing como um instrumento eficaz de aproximação às motivações e desejos do consumidor.

 

5 – Antropologia das políticas e práticas de saúde coletiva

Docente: Michelangelo Giampaoli;

Carga horária: 32h;

Horário: quinta das 19h00 as 22h30

Data: Início: 18 de agosto de 2016. Término: 06 de outubro de 2016.

 

O curso: Este curso se propõe  a discutir as principais políticas de saúde pública, bem como as práticas alternativas de “resiliência” e “empoderamento” desenvolvidas da população. A partir de uma abordagem antropológica sobre diferentes experiências (no Brasil, e em outros países) em que a perspectiva de mudança, ou melhoria, das políticas de saúde mental e de ativação dos direitos de cidadania tenham sido promovidas ou encorajadas informalmente ao ponto de serem objetos de atenção de instituições.

 

 

7 – Sociologia do conhecimento

Docente: Ossi I. Ollinaho;

Carga horária: 16h;

Horário: terça das 19 as 22h30

Data: 09 de agosto a 13 de setembro

O curso: Este curso se propõe a discutir os fundamentos teóricos e conceituais do pensamento de Alfred Schütz, nos quais o construtivismo nas ciências sociais e etnometodologia se baseiam. Assim, pretende oferecer aos estudantes conhecimento e ferramentas básicas para atuar nos vários campos das ciências sociais. Isto é, analisar, em detalhe, a constituição das subjetividades e a construção interpessoal da sociedade. Apresentando a aplicação desse pensamento filosófico-sociológico para entender o mundo contemporâneo.

 

8 - Introdução aos Estudos de Gênero: corpo, diferenças e políticas.

Docente: Sonia Nussenzweig, Rocio Alonso Lorenzo, Letizia Patriarca, Luiza Lima, Isabela Venturoza e Jacqueline Moraes Teixeira.

Carga horária: 72h;

Horário: Sábados das 9h00 ás 13h00

Data: Inicio: 13 de agosto. Término: 17 de dezembro

O curso: O curso se propõe a introduzir noções gerais das teorias de gênero e sexualidade, problematizando desigualdades e diferenças socialmente (re)produzidas a partir do diálogo com outros marcadores sociais, tais como cor/raça, classe, religião, entre outros. O curso será dividido em 5 módulos:

•             Módulo I- Introdução às noções de Gênero;

•             Módulo II Saberes Científicos, Corpo e Poder;

•             Módulo III- Políticas e Movimentos Sociais;

•             Módulo IV- Violência, Estado e Direitos Humanos;

•             Módulo V- Religião, Secularismo e Políticas Públicas.

 

9 – Centros de Memória

Docente: Andrea Andira, Simone Silva Fernandes;

Carga horária: 24h;

Horário: Sábados das 9h00 as 14h00

Data: de 13 de agosto a 10 de setembro

O curso: O curso abarcará a natureza dos Centros de Memória, apresentando suas formas de origem, suas características diferenciais e similares em relação aos Arquivos, Bibliotecas e Museus e, sobretudo, destacando os procedimentos de organização e tratamento aplicados a seus acervos, conforme suas especificidades - fundos, coleções, biblioteca de apoio, hemeroteca e bancos de referências -, levando-se em conta o desenvolvimento de ações para a difusão da informação.

10- Módulo Didático

Docente: Derick C. Santiago

 

Carga Horária: 64h

 

Horário: Às terças, das 19h às 22h30.

 

Data: 09 de agosto a 29 de novembro de 2016.

 

O curso: Este curso pretende examinar o debate atual acerca da educação no Brasil, notadamente do ensino superior a partir de análise bibliográfica e debates sobre as áreas em conformação ou confronto neste campo disciplinar. Oferecerá também diferentes aportes teóricos e metodológicos para favorecer o desenvolvimento da competência à prática docente no ensino superior, que será reforçada por meio de atividades práticas como a elaboração de um planejamento de curso e definição dos elementos que o compõe (objetivos; ementa; conteúdo; metodologia; formas de avaliação), além da realização de uma aula expositiva. Dessa forma, o curso ainda proporcionará uma relação dinâmica entre teoria e prática, articulando o exercício prático com o conhecimento teórico-metodológico que o sustenta.

 

 

11– Acervos Especiais

Docente: Maria Fernanda C. Coelho;

Carga horária: 32h;

Horário: as quintas das 19h00 as 22h30

Data: 18 de agosto até 13 de outubro

O curso: O registro da imagem em movimento, silenciosa ou acompanhada de som, foi uma invenção determinante na história da humanidade desde os primórdios do século XX, participando e interferindo na percepção de realidade do homem com seu meio. Esse curso se propõe a trabalhar os documentos audiovisuais como uma forma de manifestação cultural típica de uma sociedade industrial, dependente das tecnologias de mercado e sua constante renovação.

 

12– Direito autoral em mídias digitais

Docente: Maria Cristina Barboza;

Carga horária: 32h00

Horário: as terças das 19h00 as 22h30

Data: 16 de agosto até 04 de outubro

O curso: O curso de direito autoral em mídias digitais inicia-se com a apresentação das noções básicas sobre propriedade intelectual, aprofundando-se, em seguida, na temática do direito autoral nas esferas legal, doutrinária e jurisprudencial. Utilizando-se, além da legislação em vigor, de vasta doutrina e jurisprudência, o curso progressivamente amplia o conhecimento dos alunos sobre os direitos autorais e suas diversas complexidades e divergências. Neste contexto, o curso não se prende às proposições legais, propondo uma reflexão ampliada a partir do estudo das interligações existentes entre o direito autoral e demais temáticas jurídicas, como os direitos de personalidade, o direito antitruste, o direito do consumidor, os direitos ligados à informação etc.

 

 

13- Metodo de elaboração do trabalho acadêmico

O curso: O curso procura auxiliar alunos de graduação e de pós-graduação na confecção de um trabalho de conclusão de curso de acordo com as modalidades de tcc exigidas nos cursos de pós-graduação da FESPSP – projeto de pesquisa, monografia (trabalho acadêmico dissertativo), projeto de pesquisa aplicada e artigo científico – o objetivo do curso é auxiliar o aluno na escolha e recorte do objeto de pesquisa, elaboração do objetivo, problema e hipótese de trabalho e na redação do texto.

Para tanto, o curso enfatiza a relação entre a teoria e a pratica de tal forma que as aulas não sejam só expositivas, mas que ocorram também exercícios em sala de aula que imediatamente possam por em prática o que é dado em termos teóricos. Dessa forma o aluno não tem apenas um embasamento teórico, mas também prático na própria sala de aula, ao mesmo tempo em que elabora um recorte de pesquisa. Além de tudo isso, o aluno também aprenderá a construir notas de rodapé acadêmicas, bem como citações e referências de acordo com a ABNT.

Docente: Stella Schrijnemaekers

Carga horária: 32H00

Horário: Duas turmas: Segunda – de 22 de agosto à 10 de outubro / Sábado – 03 de setembro a 22 de outubro

 

14- Um olhar para a educação contemporâneo a partir do pensamento de Paulo Freire

O curso: Se propõe a proporcionar ao aluno elementos de análise e um espaço de reflexão sobre temas contemporâneos na área de educação a partir do pensamento de Paulo Freire. Neste momento em que se trava forte disputa na sociedade brasileira sobre as finalidades e os rumos da educação o curso busca resgatar uma visão humanista e crítica da educação que contribua para uma ação emancipadora e um modelo de desenvolvimento capaz de superar as desigualdades e discriminações da sociedade brasileira.

Docente: Pedro de Carvalho Pontual; Denise Carreira Soares; Roberto Catelli Jr; Marcos José Pereira da Silva.

 

Carga horária: 32H00

 

Horário: Sábado das 9 às 13h00

 

Data: 13/08 à 01/10




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!