Notícias

Notícias


Semana de Biblioteconomia

18/03/2019

Estudantes e profissionais da Biblioteconomia discutem o futuro da profissão durante semana de eventos na FESPSP

Semana de Biblioteconomia FaBCI/FESPSP 2019 foi realizada pelo Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes.

A FESPSP recebeu durante os dias 11 e 15 de março a Semana de Biblioteconomia 2019 organizada pelo Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes (CA do Borba) com o apoio dos demais estudantes do curso. Nesta edição, também foram incluídos eventos externos, na Biblioteca Monteiro Lobato, na Universidade de São Paulo, no SESC 24 de Maio e no Espaço Sobrevento – estes organizados também por outras instituições da área.

O evento de abertura, na segunda-feira 11, contou com a participação de Fabiana Pereira e Gabriel Justino, do InFoco (grupo formado por ex-alunos da Instituição com o intuito de difundir a profissão e sua importância para a sociedade). Entre os objetivos do InFoco estão repensar a profissão do bibliotecário no século XXI, fortalecer as entidades representativas e mapear a relação entre a profissão e o mercado. Saiba mais nas redes sociais oficiais do grupo: facebook.com/InFoconaBiblio.

Na noite de segunda-feira e na manhã de quinta, Maria Lucia Beffa, do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região (CRB-8), esteve na FESPSP conversando com a comunidade acadêmica sobre o Novo Código de Ética do Bibliotecário e tirando as dúvidas sobre a construção e objetivo das mudanças. Maria Lucia acredita que o novo código de ética do bibliotecário atribui muita responsabilidade ao profissional diante do usuário e na construção de conexões. Na Semana de Biblioteconomia FESPSP 2019, ela discutiu o papel do profissional em tempos de convivência com fake news, censura, ingerência política, diversidade e questões de gênero.

O dia do Bibliotecário, terça-feira, 12/03, foi repleto de eventos externos à FESPSP. Pela manhã, os estudantes estiveram na mesa redonda organizada pelo SIBi/USP sobre “Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários”, que contou com a participação da Profa. Dra. Valéria Valls, diretora da FaBCI/FESPSP, entre os palestrantes. Na mesma manhã, os professores Charlley Luz, Isabel Ayres, Maria Cristina Barboza e Regina Fazioli estiveram no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (Siseb) discutindo sobre a Gestão da Informação Digital (saiba mais aqui). A noite aconteceu a entrega do XIII Prêmio Laura Russo, com o pessoal do CRB-8, no SESC 24 de Maio. Neste ano, Isabela Moreira Martins recebeu o prêmio na categoria TCC, com sua orientadora Profa. Ma. Adriana Souza (saiba mais aqui).

Na quarta-feira, 13/03, os estudantes atravessaram a General Jardim e visitaram a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na Praça Rotary, para uma palestra com a bibliotecária Marta Nosé Ferreira, sobre “Agenda 2030: como as bibliotecas públicas podem colaborar”. Naquela noite, o auditório da FESPSP receberia a visita do escritor Sérgio Vaz, autor da obra “Colecionador de Pedras”. O evento contou com a participação dos docentes da FaBCI e da ESP e mediação das professoras Maria Rosa Crespo e Marta Bergamin.

Ex-aluno da FESPSP e bibliotecário na Biblioteca Pública Municipal Brito Broca, Sandro Luiz Coelho esteve na FESPSP na noite de quinta-feira, 14/03, para conversar com os alunos sobre o papel e a contribuição da biblioteca pública na articulação com o território em que ela se insere. Uma pauta cada vez mais importante e presente no cotidiano das unidades de informação.

A Semana de Biblioteconomia 2019 foi encerrada com a palestra de Robinson Mascarenhas Almeida, vice-diretor executivo da Abrainfo, que debateu o papel do profissional da informação em ambientes de inovação. Atividade que contou com a discussão sobre cases internacionais. A noite, os estudantes foram ao teatro com o grupo Sobrevento, seguido de debate sobre “Memória, preservação e visibilidades”, mediado pela Profa. Dra. Tania Callegaro.

Além disto, durante toda a Semana, o saguão recebeu intervenções da exposição "Artemanca: cartonagem e costura", com a bibliotecária Thalita Manca Pinto. E a Biblioteca da FESPSP expôs parte do acervo de sua ilustre ex-aluna, Laura Russo, doado pela FEBAB para a instituição. O acervo agora faz parte da Biblioteca Histórica da FESPSP. 






Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!