Notícias

Notícias


TCC

20/12/2017

Escolha pelo cursinho pré-vestibular e violência institucional são temas de TCCs

Marianna Borges e Felipe Andrés Calderón Roa apresentaram seus trabalhos.

Os alunos dos cursos de pós-graduação que optaram pela apresentação dos seus Projetos de Pesquisa também começaram as suas atividades nessa semana. Marianna Borges e Felipe Andrés Calderón Roa apresentaram os seus trabalhos no dia 18 e 19, respectivamente.

18/12 - A relação entre a trajetória familiar de alunos da classe média paulistana e a escolha pelo cursinho pré-vestibular, por MARIANNA BORGES.

19/12 - Democracia e violência institucional: apoio popular às práticas autoritárias do Estado brasileiro, por FELIPE ANDRÉS CALDERÓN ROA.

 

Confira o resumo do trabalho de Marianna:

A escolarização da classe média atraiu, no passado, reações negativas quanto a sua relevância, pois era imperativo entender os fatores que levavam ao fracasso escolar. Atualmente é mais aceito o deslocamento da lente sociológica para o privilégio social, antes focado apenas nos grupos desfavorecidos socialmente. Mesmo assim, ainda assim é uma um ramo de pesquisa pouco estudado. Dentro deste cenário, grupos empresariais de educação perceberam que o investimento em cursos pré-vestibular é lucrativo, haja vista o acirramento da competição, fruto da massificação do ensino básico, sem correspondente com o número de vagas no ensino superior e o interesse da classe média em manter seu acesso nas melhores universidades do país. Este projeto de pesquisa busca discutir questões relacionadas a relação entre a trajetória familiar da classe média e a escolha por cursos pré-vestibulares, baseando-se na sociologia reflexiva apresentada por Bourdieu e dispondo-se de outros autores que abordam a escolarização dessa classe social. Nos ateremos ao referencial teórico pertinente ao tema para investigar a trajetória familiar de alunos da classe média paulistana e a escolha pelo curso pré-vestibular. Para tal fim, buscaremos utilizar métodos qualitativos como entrevistas e observação, em um curso pré-vestibular, para captar o habitus dos alunos pertencentes à referida classe social.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!