Notícias

Notícias


12/02/2015

Cor da pele: as relações raciais e o Brasil contemporâneo

O TCC REFLEXÕES SOBRE OS TERMOS BRANQUITUDE E BRANQUIDADE: O DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL, de Evandro Finardi Sabóia, será apresentado hoje, às 16h, na FESPSP

 Evandro Finardi Sabóia, aluno da graduação em Sociologia e Política da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e orientando da profª Caroline Freitas apresenta hoje o trabalho REFLEXÕES SOBRE OS TERMOS BRANQUITUDE E BRANQUIDADE: O DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL, às 16h, sob arguição da Profª Juliana Serzedello Crespim Lopes. A apresentação acontece na sala 2 do Casarão.

CONFIRA O RESUMO DO TRABALHO

O presente trabalho discute sobre os privilégios vivenciados pelo indivíduo branco buscando compreender por meio dos termos branquitude e branquidade como isso contribui para o debate da construção do mestiço como representante da identidade nacional, isto é, como a identidade racial branca normatiza a nossa sociedade, compactuando assim para a perpetuação de privilégios e de uma estrutura social/racial hierarquizada que contribui para a existência do racismo. Assim o problema desse trabalho de conclusão de curso consiste na caracterização de branquitude e branquidade e na comparação de ambos os conceitos por meio da produção acadêmica brasileira. A hipótese apresentada é a de que o racismo continua a operar como normalização pautada pela branquitude, isto é, a identidade racial branca contribui para a manutenção de práticas discriminatórias e para manter a sociedade hierarquizada, uma vez essas atitudes possibilitariam a manutenção do status quo. O trabalho pretende compreender as relações raciais da sociedade brasileira por meio de pesquisa bibliográfica e sobre o que a academia brasileira tem produzido a respeito do privilégio vivido pelo indivíduo branco. O trabalho abordará especificamente as ideias de construção de identidade, de “branquidade”, “branquitude” e “normatividade”, a fim de compreender como a normatização e a normalização influenciam a reprodução e manutenção do status quo. 

Palavras-chave: Branquitude; branquidade; identidade racial; normatização; relações raciais


SERVIÇO
TCC REFLEXÕES SOBRE OS TERMOS BRANQUITUDE E BRANQUIDADE: O DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL
Autor: Evandro Finardi Sabóia
Orientadora: Caroline Freitas
Avaliadora: Juliana Serzedello Crespim Lopes
Data: 12/02/2015
Horário: 16h
Local: Sala 2 do Casarão – Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP

 

 

 

 

 

Evandro Finardi Sabóia

 


Caroline Freitas
Graduada em Ciências Sociais, mestre em Ciência Social (Antropologia Social) e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Nação, Nacionalismo, Memória, Identidade, Diversidade Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: nação, nacionalismo, identidade, etnicidade, América Latina, Bolívia, memória, imigração, relações raciais, relações inter-étnicas e transformações sócio-culturais.

 


Juliana Serzedello Crespim Lopes
Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora do livro 'Identidades politicas e raciais na Sabinada (Bahia 1837-1838)', publicado em 2013 pela Alameda Editorial. Vencedora do Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação de 2010 (categoria dissertação, área temática Cultura Afro-Brasileira, região Sudeste). Atualmente é professora da Faculdade Cásper Líbero.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!