Notícias

Notícias


13/04/2015

A ciência na arte: PEC debate visão da indústria cultural sobre cientistas

Evento aberto acontece na segunda e terça-feira, às 11h30 e 17h30, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

 Evento aberto acontece na segunda e terça-feira, às 11h30 e 17h30, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

A Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) promove nesta segunda e terça-feira a palestra DE MONSTRO A GEEK. O evento, que começa às 11h30 nesta segunda-feira e às 17h30 na terça, faz parte da PEC (Programa de Enriquecimento Curricular) da instituição, é aberto ao público, com inscrições no local.

O tema tem como objetivo entender como a ficção retrata os cientistas. Durante a palestra serão analisados diversos tipos de personagens construídos desde o final do século XIX em obras para livros, filmes, quadrinhos, desenhos animados, séries televisivas e games.

Para discutir o assunto a convidada escolhida é Maria Rosa Crespo, professora da FESPSP. Segundo ela, a PEC foi pensada para ajudar os novos estudantes. “Este PEC foi planejado para ajudar o pessoal do primeiro semestre com o Trabalho Temático. Como a obra a ser trabalhada neste semestre é 'O alienista' do Machado de Assis, que conta a vida de um médico que acaba apresentando sinais de loucura, vamos conversar sobre os cientistas retratados nas obras de ficção”.

De acordo com Crespo, a palestra irá apresentar as transformações que a interpretação do cientista sofreu no mundo da ficção. “Desde o Médico e o Monstro e Dr. Frankenstein, no final do século XIX, as obras de ficção têm apresentado cientistas das mais diversas personalidades e aparências. Nosso objetivo no PEC é ajudar o aluno a perceber aspectos ou questões sociais e psíquicas, que possam configurar a personalidade ou o ambiente social do personagem e seu papel no contexto da obra”.

SERVIÇO
PEC: DE MONSTRO A GEEK: como as obras de ficção retratam os cientistas
Data: 13 e 14 de abril de 2015
Hora: 11h30 e 17h30
Local: Sala 64 da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

SOBRE MARIA ROSA CRESPO
Mestranda em Comunicação áudio-visual pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduação em Sócio Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Docente nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração da FESPSP. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de serviços de informação, gestão do conhecimento, educação corporativa.

 


 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!