Eventos
A FESPSP convida todos para a 2ª Feira de Projetos Sustentáveis e Impacto Social!

No dia 1 de dezembro, a partir das 18h30, a FESPSP realizará a Feira de Projetos Sustentáveis e Impacto Social, organizado pela coordenação do curso de Administração. A feira exibirá projetos de alunos do 6° ao 8° semestre de Administração, no saguão da FESPSP, com entrada aberta para toda a comunidade.

Os trabalhos buscam unir o ensino teórico com a atuação prática dos administradores para gerar projetos com impacto real na vida da população. Assim como trabalhar o aspecto da sustentabilidade desses projetos, visando benefícios duradouros.

A feira é resultado do compromisso da FESPSP com seus alunos, formando profissionais críticos e atuantes no mercado e na sociedade. Veja abaixo um pouco dos projetos que serão apresentados:

Empresa Focus -  Cristina da Silva Oliveira

O projeto intitulado "Plano de Negócios: Consultoria em Gestão Financeira para Mulheres Empreendedoras" propõe-se a estudar a viabilidade de uma consultoria financeira voltada especificamente para as mulheres microempreendedoras.

Utilizando-se de pesquisas secundárias foi possível observar a dinâmica complexa das empreendedoras que, frequentemente, estão sobrecarregadas com múltiplas responsabilidades e têm pouco tempo para se dedicar integralmente à gestão de seus negócios. 

Portanto, o que se pretende com este projeto é criar uma empresa de Consultoria em Gestão Financeira, que ofereça além de ferramentas e estratégias eficazes - com foco em simplificar e otimizar os processos de gestão -, a democratização do conhecimento em finanças para oferecer conhecimento técnico às empreendedoras, para que, por meio do aprendizado, elas alcancem o empoderamento na sociedade.

Esse modelo de negócio pretende garantir que todos os esforços das microempreendedoras sejam traduzidos em crescimento tangível e sustentável para seus negócios, bem como desenvolvimento pessoal e profissional.

Cumprindo, por meio da capacitação e apoio às mulheres empreendedoras, o fortalecimento da economia, e um avanço em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.

Empresa Elos - Flávia Lacerda Rodrigues e Ivanildo Nogueira da Silva

O objetivo deste plano de negócios, é consolidar os conhecimentos de administração em um trabalho que propõe a criação de uma empresa proposta pelos autores. 

A partir da revisão bibliográfica, primeiramente procuramos dissertar sobre o tema de administração e todos os temas presentes nos capítulos propostos do plano de negócios: análise de mercado (ambientes micro e macro), análise estratégica, estratégia de marketing, potencial de demanda, plano de ação, viabilidade financeira e controle. Após esta revisão, o objetivo do plano é descrever as propostas da empresa para cada um destes temas, elaborando cenários e descrevendo a forma de atuação da empresa.

O plano de negócios também irá conter pesquisa qualitativa com o público alvo da empresa proposta. O objetivo desta pesquisa qualitativa será verificar a percepção sobre o serviço ofertado, preço e intensão de compra. Também prevemos a aplicação de teste conceito para outro grupo, onde realizaremos a apresentação das telas da plataforma e realizaremos questões sobre a percepção do público alvo sobre a plataforma. 

Para a realização de cálculos da parte financeira, o plano de negócios contém a utilização do “Plano Certo”, que é uma planilha financeira baseada no livro “Plano de Negócios” dos autores Jose Arnaldo Deutscher, Guilherme Bastos, Heilton Haddad Silva e Marco Antonio Cunha. 

Empresa CheckMe - Julia Alves Moysés, Letícia Leal Reis e Renata Correia de Lima

O projeto visa desenvolver uma plataforma de indicações, conectando empreendedores da Vila Buarque a um público mais amplo. Isso facilitará o acesso a consumidores, promovendo produtos e serviços, incentivando colaboração, solidariedade e fortalecendo relações entre empreendedores e clientes. Além disso, busca contribuir para o desenvolvimento econômico da Vila Buarque, tornando-a um destino destacado para compras e lazer.

Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodologia do Plano de Negócio, no qual consiste no detalhamento dos processos para o desenvolvimento de um negócio. Por meio, desse método, é possível apresentar as principais informações sobre a empresa como o produto oferecido, os colaboradores, e pontos fortes e fracos. Além disso, pode-se compreender o mercado de atuação, os principais concorrentes e o perfil dos clientes, auxiliando na definição da estratégia e construção da marca. 

Dessa forma, o trabalho, foi feito conforme o modelo do plano de negócio, sendo desenvolvido desde os primeiros procedimentos para a abertura da empresa, até a parte de controle, apresentando toda a sua estrutura e principais características

Últimos Eventos
José Luís Fiori abre ciclo de debates sobre o Brasil Evento será na próxima segunda-feira, 29/04
Novidades em breve Continue acompanhando nosso site e nossas redes sociais para ser informado sobre os próximos eventos programados pela FESPSP