Eventos
A Amazônia Pós-Moderna

Exposição por Avener Prado

Em comemoração do Bicentenário da Independência e ensejando o percurso de comemorações dos 90 anos da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, o Espaço Cultural apresenta a Exposição “A Amazônia Pós-Moderna”, por Avener Prado. Temática importante no debate contemporâneo, tratando dos conflitos nos rincões do território nacional, onde a trama de relações violentas conecta o passado romantizado com o futuro do pretérito desenvolvimentista e predatório, solapando futuros possíveis.

A Amazônia do Brasil foi massivamente colonizada na década de 1970, quando milhares de pessoas migraram do Sul e do Nordeste rumo ao eldorado na selva inexplorada. Antes disso, a região era um reduto de sonhos milionários destruídos. Cidades inteiras cresceram com dinheiro estrangeiro e foram engolidas pela dinâmica da selva, até então insuperável.

O governo militar tinha como principal estratégia construir rodovias e cortar o país em campanha para colonização, com o lema: Integrar para não entregar. Os indígenas estavam no meio desses planos, e hoje vivem em luta de resistência pela preservação de suas áreas.

As cidades, mal planejadas desde o princípio, absorvem todos os conflitos regionais e seguem desorganizadas pelos fluxos da exploração. O trabalho de Avener Prado nos mostra as marcas dessa história no Brasil de 2022.

Últimos Eventos
José Luís Fiori abre ciclo de debates sobre o Brasil Evento será na próxima segunda-feira, 29/04
Novidades em breve Continue acompanhando nosso site e nossas redes sociais para ser informado sobre os próximos eventos programados pela FESPSP