Como empreender no mercado musical

A economia mundial experimenta uma transformação sem precedentes, impactando diferentes sociedades e demandando novas competências e habilidades para atender os mercados produtores de bens tangíveis e intangíveis. Em razão da sua complexa rede de conservação, produção e difusão, acrescida dos múltiplos formatos e suportes tecnológicos disponíveis e disseminados pela globalização, a indústria da economia criativa força a contínua capacitação e requalificação dos elos das cadeias de criação. A valorização e o correto aproveitamento do potencial dos pontos dessa intrincada e dinâmica teia podem promover impactos significativos nas receitas de países como o Brasil, gerar renda, trabalho e desenvolvimento em diversificados contextos sociais, políticos e econômicos. O curso visa a capacitação nessa área, elegendo a Música como caso emblemático das transformações na economia de bens culturais. Serão focos do curso: a) Compreensão das dinâmicas de longa duração da Indústria da Música em escala global, especialmente aquelas reguladas pelos movimentos de centralização e descentralização produtiva e pelas mudanças de patamar tecnológico, com vistas à identificação de oportunidades e de busca de formação específica; b) Identificação das principais etapas produtivas da cadeia da música e descrição das atividades desempenhadas no ecossistema, com vistas à inserção dos empreendimentos nessa cadeia e identificação de desafios; c) Identificação dos principais marcos legais que regem o segmento visando introdução do público ao tema, para posterior aprofundamento a partir de bibliografia complementar; d) Compreensão das dinâmicas e modelos atuais de gestão de carreiras, marketing, comunicação e internacionalização.

OBJETIVOS

Geral:

  • Capacitar artistas, produtores e gestores culturais para o empreendedorismo cultural na era da Economia Criativa, especificamente no setor da Música

Específicos:

  • Facilitar o empreendedorismo de artistas, produtores, gestores e demais profissionais da área;
  • Capacitar profissionais para a compreensão das transformações na indústria da música
  • Capacitar profissionais para a compreensão das etapas produtivas dessa cadeia
  • Apresentar quais são as áreas profissionais da cadeia da música
  • Esclarecer quais serviços podem ser contratados e quais podem ser oferecidos pelos empreendedores
  • Facilitar o entendimento dos marcos legais do setor, especialmente na área de Direitos Autorais
  • Fornecer instrumentos para a gestão de carreiras musicais independentes.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
    ​
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 20% de desconto; sócio Carta Capital possuem 20% de desconto.

REGRAS GERAIS

A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;

No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;

O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;

Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;

Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br

 

Como empreender no mercado musical
Daniela Ribas
Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. É professora de Music Business em diversas instituições. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.
Como empreender no mercado musical

Módulo 1 – PANORAMA INTRODUTÓRIO DO NOVO MERCADO MUSICAL

1

Como se organiza a indústria da música

 

 

 

Módulo 2 – QUEM FAZ O QUÊ NA CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA

2

Descrição das Etapas Produtivas (I)

 

3

Descrição das Etapas Produtivas (II)

 

4

Descrição das Etapas Produtivas (III)

 

5

Gargalos e Desafios

 

 

 

Módulo 3 – MARCOS LEGAIS

6

Introdução aos Marcos Legais da Música

 

 

 

Módulo 4 – MERCADO E GESTÃO DE CARREIRAS - MODELOS DE NEGÓCIO E FERRAMENTAS

7

Estratégias e Modelos de Negócio

 

8

Lançamentos e Comunicação

 

9

Mídias Sociais, Públicos e Indicadores 

 

 

 

Módulo 5 – PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

10

Atualização e Internacionalização

 
Informações
5 aulas

Carga Horária: 20h

Novas datas. As aulas acontecem nos dias: :30/09; 14, 21, 28/10; 04/11- Não haverá aula no dia: 07/10
Atenção: o inicio das aulas foi prorrogado para dia 30 de setembro .
Duração
Segundas, das 19h às 22h30
Horários
Investimento
R$ 627,00
Opções de pagamento:
2x de 313,50 no boleto e até 4x de 156,75 no cartão de crédito
Convênios
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto;
Sócios CartaCapital, Ex-alunos da pós e graduação e instituições conveniadas 20%.
Veja nossa lista de convênios. https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Cursos Relacionados
Publicações
Eventos