Algoritmos do gosto

O CURSO

O mercado musical mudou muito desde a chegada do streaming e de plataformas de música como o Spotify. Elas trouxeram mudanças enormes, tanto para a produção artística como para o consumo musical.

 As redes sociais têm hoje um papel central para o marketing digital e para a promoção de música no streaming, mas os algoritmos mediam e limitam a relação entre músicos e seu público. É difícil se destacar num meio tão competitivo cujo alcance é determinado pelos algoritmos. 

Os dados quantitativos fornecidos por essas plataformas são insuficientes para uma compreensão mais aprofundada sobre a audiência. É necessário agregar uma análise qualitativa para contextualizar esses dados.

 Neste curso serão apresentadas ferramentas práticas, criadas com base na Sociologia de Pierre Bourdieu, para o mapeamento de público e segmentação da audiência na área da música. 

O método ID_MUSIQUE, criado por Dani Ribas a partir de sua tese de doutorado em Sociologia (UNICAMP, 2011), ganhou em 2021 o Prêmio Inovação Empresarial do programa "Transforme sua Pesquisa em Negócios" da Fundação Fórum Campinas. Para saber mais sobre o método, consulte: https://idmusique.com.br.

 

OBJETIVOS

  • Apresentar um breve histórico de como as Big Techs e seus algoritmos mudaram a publicidade on-line;
  • Ensinar conceitos como Economia da Atenção e Capitalismo de Vigilância;
  • Mostrar como funciona a segmentação de público feita por algoritmos; 
  • Mostrar como funciona a predição de comportamentos nos usuários das redes sociais;
  • Apresentar maneiras alternativas de coletar dados e lidar com os algoritmos;
  • Apresentar ferramentas práticas de mapeamento de público e segmentação de audiência para a área da música.

 

CURSOS #Emcasa

  • Todos os alunos matriculados irão receber via e-mail as orientações para acesso das aulas;
  • Não se trata de um curso em EAD, o formato de aulas é ao vivo;
  • O aluno deve acessar a plataforma e acompanhar as aulas no horário estabelecido;
  • A tolerância de atraso para ingresso no aula é de 15 minutos;
  • Não será disponibilizado a gravação das aulas;
  • Os certificados serão disponibilizados via e-mail no prazo de até 15 dias úteis;
  • O uso das imagens e do conteúdo dos cursos online é de exclusividade da Sociologia e Política - Escola de Humanidades.

 

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO

A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral. 

 

REGRAS GERAIS

  • A matrícula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a Sociologia e Política - Escola de Humanidades tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo email extensao@fespsp.org.br.
Algoritmos do gosto
Daniela Ribas
Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. É professora de Music Business em diversas instituições. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.
Algoritmos do gosto
Conteúdo selecionado

 

  • Aula 1 (01/11) - Big Techs e publicidade on-line - Capitalismo de Vigilância e Economia da Atenção - Marketing digital, algoritmos e segmentação de público on-line;
  • Aula 2 (08/11) - Sociologia e a compreensão de hábitos culturais: conceito de Habitus e Capital Simbólico de Pierre Bourdieu - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo identidade;
  • Aula 3 (22/11) - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo pesquisa de público - Conceito de Campo de Produção Simbólica de Pierre Bourdieu - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo nicho musical;
  • Aula 4 (29/11) - Ferramentas ID_MUSIQUE: eixo reposicionamento - Canvas artístico.
Informações
4 aulas

Carga Horária: 13h

Início: 01 de novembro de 2022

Término: 29 de novembro de 2022
Duração
Terças, das 19h às 22h30 - CURSO ONLINE
Horários
Investimento
R$ R$ 211,00
Opções de pagamento:
Até 3x no cartão de crédito.
Convênios
Alunos, Ex-alunos e Instituições conveniadas possuem 20% desconto. https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Cursos Relacionados
Publicações
Eventos