Política e Relações Internacionais

No curso, os alunos têm a possibilidade de desenvolver compreensão crítica e dinâmica do mundo atual, a partir de uma perspectiva notadamente geopolítica. 

As questões da guerra e da paz, da emergência de atores não-estatais, as novas dimensões do poder e fatores geopolíticos que determinam as relações internacionais e, no limite, até os escopos de políticas públicas dos países, serão objeto de análise. Ademais, estuda-se a nova dimensão estratégica do Brasil e seus resultados, em termos econômicos, sociais e de imagem.

Tudo isso tratado por um corpo docente altamente especializado e com experiência em centros de pesquisa no exterior. A tradição de nossa escola permite, ainda, um diferencial em relação ao mercado: um enfoque predominantemente político, que resulta numa formação específica, que tem atraído público variado e crescente de pessoas das mais diferentes origens sociais, políticas e acadêmicas que precisam de especialização em relação aos processos e impactos das relações internacionais. 

A qual público se destina expand_more expand_less
Pessoas formadas em Relações Internacionais, Direito, Ciências Econômicas, Jornalistas, professores das redes pública e privada, e demais interessados em compreender a complexa dinâmica do sistema internacional.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
O curso de Pós-Graduação lato sensu em Política e Relações Internacionais promove uma visão crítica sobre o sistema internacional por múltiplas perspectivas, tais como política, economia e geopolítica, sem as quais não seria possível compreender de forma adequada os efeitos sistêmicos dos eventos globais e seus impactos para atores públicos e privados.
As discussões realizadas em sala ampliam o olhar sobre fenômenos como guerra e paz, integração regional, cooperação econômica e tecnológica, dentre outros, e permitem a obtenção de conhecimentos essenciais para o aperfeiçoamento profissional.
Realizado desde expand_more expand_less
1993
Atualização pedagógica expand_more expand_less
2020
Política e Relações Internacionais
Flavia Loss de Araujo
Política e Relações Internacionais
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária total do programa 364 horas
Disciplinas expand_more expand_less

Política Internacional Contemporânea: Temas e Problemas Relevantes - 60 horas

Os grandes temas de política internacional passam pela ascensão e queda de grandes potências e também pela conexão entre aspectos do Estado, Mercado e Democracia.

Nessa disciplina, abordaremos questões relativas ao fenômeno conhecido como “globalização” e o atual movimento de “desglobalização”. A partir daí, teceremos reflexões sobre a China, Estados Unidos, Europa, África, Oriente Médio, América Latina e novos países em desenvolvimento.

A partir da análise de matrizes sociopolíticas, conseguiremos abordar aspectos da governança global, bem como comparar processos de desenvolvimento socioeconômico entre os países, com destaque para o atual papel do Estado-Nação.

Teorias Comparadas de Relações Internacionais - 60 horas

Será abordada a construção científica do campo das relações internacionais, a partir de aspectos das principais teorias, sejam aquelas “tomadas de empréstimo” de outras disciplinas, sejam as desenvolvidas, especificamente, para o campo das relações internacionais contemporâneas.

Os seguintes aspectos serão matizados: embasamento filosófico; conceitos e princípios fundamentais; evolução da disciplina e debates interparadigmáticos; aplicação das ferramentas teóricas na análise de política internacional.

Análise da Política Externa Brasileira - 60 horas 

Reflexões sobre o Brasil no mundo com o objetivo de oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre os diferentes modelos de inserção brasileira no sistema internacional. O curso trata da história e da evolução da política externa brasileira, com foco na análise da formação dos quadros conceituais. Serão estudadas as principais linhas de ação e pensamento de nossa política externa, além de metodologias de análise de política externa.

Cenários Econômicos Contemporâneos - 60 horas

O curso abordará o tema da economia política internacional a partir da discussão sobre Estado, capitalismo, instituições e de processos de desenvolvimento econômico de diferentes países.

Nos últimos 40 anos, a economia mundial vem sofrendo transformações substanciais, com os processos de liberalização comercial, produtiva e financeira, no que convencionou-se designar de globalização.

A reflexão sobre tal processo implica em um esforço ao mesmo tempo histórico e teórico, para compreendermos as raízes do movimento atual da economia internacional.

Implica também numa análise que permita apreendermos qual a efetiva dinâmica do sistema econômico atual, sua estrutura e hierarquia, bem como comparar os papéis diferenciados das diferentes nações, destacando-se o caso brasileiro.

Neste contexto, evidentemente, é fundamental uma análise acerca da crise econômica internacional buscando refletir sobre suas raízes e para possíveis cenários que se abrem.

Buscando seguir a tradição da Economia Política, a nossa abordagem da esfera econômica deverá estar em diálogo com as demais esferas da vida social, como a política e cultural.

Segurança e Defesa - 60 horas 

O curso buscará uma abordagem inter-relacionada entre os seguintes aspectos: 1. Segurança Internacional e Estudos de Segurança; 2. Estudos Estratégicos e Teoria Estratégica; 3. Geografia e Estratégia; 4. Tecnologia e Guerra; 5. Armas de Destruição em Massa; 6. Guerra Irregular e Assimétrica: Guerrilha, Terrorismo e Insurgência; 7. Atividade de Inteligência e Estudos de Inteligência; 8. Crime Organizado Transnacional; 9. Poder Cibernético e Segurança Cibernética; 10. Risco Político e de Segurança; 11. Segurança Internacional e Meio-Ambiente; 12. Brasil, Defesa e Segurança Internacional; 13. A Segurança Internacional no Mundo Pós-Ocidental; 14. Questões Estratégicas Contemporâneas.

Direito Internacional Público - 32 horas

A devida compreensão das relações internacionais não pode prescindir o elemento jurídico que, ao lado do político, do econômico e do cultural, integra a essência dos mais variados fenômenos que concorrem para a formação da dinâmica que rege a existência humana em sua dimensão internacional. Por isso, propomos estudar: o direito internacional público e as relações internacionais; validade e eficácia da norma jurídica internacional; o direito e os grandes temas contemporâneos: direitos humanos, meio ambiente, comércio e uso da força; organizações internacionais.

Transformações da Ordem Internacional: Geopolítica e História - 32 horas

1. Exploração do aparato teórico-conceitual básico para o entendimento da história da ordem internacional, tais como estado nacional, hegemonia, soberania, capacidade, potência, teocracia, internacionalismo, sistemas internacionais, organizações internacionais, comércio e política, cultura e política; 2. Descrição das características fundamentais dos sistemas internacionais (interestatais) da antiguidade, da Pax Romana e do império universal do cristianismo; 3. A conquista do atlântico, do caminho para as índias e o pioneirismo do tratado de Tordesilhas; 4. Crise da ordem tordesilhana, Guerra dos trinta anos e os tratados de Westfália e Utrecht; 5. Da impossibilidade do equilíbrio europeu e as guerras e revoluções do século XVIII; 6. O ímpeto imperial napoleônico e a nova ordem do Congresso de Viena; imperialismo, geografia política e geopolítica; geopolítica, primeira guerra mundial e tratado de Versalhes;  geopolítica, segunda guerra mundial e a  capitulação alemã; 7. A ordem mundial da Guerra Fria; 8. Globalização, geopolítica e ordem internacional: cenários contemporâneos.

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Política e Relações Internacionais
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • 29/01 às 19h;
  • 28/02 às 19h;
  • 06/03 às 19h.

 

Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Política e Relações Internacionais
Coordenadora
18 meses
Duração
Especialista em Política e Relações Internacionais
Titulação Conferida
Segundas e quartas das 19h às 22h30.
Período
364 horas
Carga Horária
Ciências Sociais
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Presencial Ciência Política O curso possibilita uma reflexão ampla sobre aspectos relevantes associados à carreira, tais como: teoria política; análise política; instituições e; questões correlatas, associadas principalmente à administração pública e às relações internacionais. Leia mais
Pós-Graduação Presencial Mídia, Política e Sociedade Estude a atuação da mídia nas relações com o sistema político, sociocultural e econômico contemporâneo Leia mais
Pós-Graduação Presencial Globalização, Poder e Sociedade Saiba como analisar as características centrais da globalização e das sociedades contemporâneas Leia mais
Publicações
Eventos