Buscamos enfatizar o desenvolvimento do olhar analítico sobre a mídia à medida que abarcam a atuação coletiva da sociedade civil em ambiente digital, a impressão de novos códigos, sentidos e particularidades culturais, bem como a transformação realizada na comunicação, que também expressam as relações sociais e de poder a partir da interatividade e seus diferentes impactos sociais. Os pontos mencionados estão articulados e funcionando no contexto de uma determinada forma de governo, a democracia, que ganha novos contornos a serem compreendidos.
Carga horária total do programa | 372 |
- Ciberpolítica e Cibercultura (60 horas)
A disciplina promoverá a compreensão do impacto das redes digitais nas formas de participação política e a relação com a cidadania. Para tanto, serão analisadas as transformações tecnológicas nas sociedades contemporâneas, considerando a cultura digital e a constituição da sociedade em rede, os efeitos da comunicação digital e da ampliação da conexão entre os sujeitos sociais. Com as alterações na esfera pública e nas relações de poder, serão avaliadas as tensões presentes em um mundo conectado, com a presença de diferentes grupos, de variados matizes, atuando digitalmente e como esses estão influenciando a política dentro e fora das redes. Além de identificar os usos da internet e redes sociais para deliberação, ativismo, articulação social e influência.
- Estruturas Comunicacionais: Instituições e Dinâmicas Sociais – 60 horas
A disciplina se propõe a refletir sobre os sistemas de mídia em operação no Brasil, desde a radiodifusão de massa até o atual modelo baseado em plataformas digitais, e os impactos gerados pelo intenso cenário de digitalização no capitalismo contemporâneo. Serão debatidas as diferentes perspectivas teóricas a respeito do fenômeno comunicacional na interface com as dinâmicas políticas, econômicas, culturais e sociais, bem como os instrumentos jurídicos e regulatórios que estruturam as regras de funcionamento do sistema de comunicação. Debates importantes estarão presentes como o da liberdade de expressão e do direito à comunicação; a privacidade dos dados, a desinformação, os algoritmos e as aplicações de inteligência artificial (IAs), além da governança da internet.
- Comportamento e Campanhas Eleitorais – 60 horas
Nessa disciplina estudaremos o comportamento político, entendendo-o como a manifestação de identidades e imaginários coletivos que se amparam em valores e percepções políticas. As diferentes manifestações do comportamento político serão analisadas pela atuação de sujeitos políticos em um contexto de transformação dos meios de comunicação e de emergência das redes digitais. O campo da comunicação em sua intersubjetividade e característica sociotécnica acaba se constituindo como um dos principais palcos de disputas de poder hegemônico na contemporaneidade. E as eleições são um momento singular dessas disputas, portanto, também estudaremos diferentes campanhas eleitorais focando nas singularidades de cada dispositivo midiático, mas sem perder o elemento da convergência que caracteriza nosso ecossistema midiático.
- Democracia e Sistema Político Brasileiro – 32 horas
O objetivo nesta disciplina é apresentar e debater as características das instituições políticas brasileiras, suas divisões e níveis de poder, analisando o funcionamento e as regras do jogo que influenciam nas decisões e estratégias dos atores políticos. Também contempla desenvolver a compreensão sobre os regimes democráticos representativos, abordando a atual configuração multipartidária no contexto do sistema partidário e a dinâmica eleitoral do país em sua particularidade.
- Comunicação e Opinião Pública – 32 horas
Esta disciplina tem como objetivo conceituar historicamente e apresentar as transformações do que se entende por opinião pública brasileira. Para tanto, pretende-se expor, analisar e debater a opinião pública no contexto democrático em suas dimensões atuais: mídia de referência, pesquisas de opinião e redes sociais na composição e transformação da esfera pública moderna até a interconectada. Deste modo, pretende-se compreender as formas de produção, os elementos da opinião pública e sua relação com o campo político brasileiro
- Antropologia das Mídias – 32 horas
A antropologia em atuação no campo das mídias é uma disciplina que considera os espaços comunicacionais como condição de interação social na contemporaneidade. Abordaremos a compreensão e as práticas comunicacionais nos dispositivos midiáticos que configuram valores, grupos, condutas, comportamentos, comunicação, imagens, deslocamentos e as interfaces das imagens que circulam de forma material e simbólica em redes sociais.
- Economia, Mídia e Sociedade – 32 horas
O capitalismo contemporâneo é caracterizado pelo processo de financeirização da economia e pela atuação das mega gigantes de tecnologia. Essa conformação tem impactos na produção e estruturação da mídia e, portanto, de toda a sociedade. Compreender a dinâmica da economia do nosso século é fundamental para os profissionais interessados nos novos modelos de comunicação. Articular o conhecimento capaz de instrumentalizar para uma análise aprofundada do processo econômico e das chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicação).
- Empreendedorismo Multimídia – 32 horas
A disciplina parte do diagnóstico da transição das atividades de comunicação da era industrial para a era da sociedade tecnológica e informacional e analisa as transformações das condições técnicas, materiais e métodos abordando as novas fronteiras de atuação dessas atividades. Serão estudados casos nacionais e internacionais da revolução pela qual passa a indústria e a economia da informação e as perspectivas, oportunidades de atuação e empreendedorismo no cenário multimídia do século XXI. A disciplina também apresentará as principais técnicas de empreendedorismo na área da mídia com o objetivo de exercitar a criação, teste e avaliação de novos projetos.
- Marketing Digital: Planejamento, Técnicas e Monitoramento – 32 horas
Procuraremos analisar o marketing atualmente e abordar os aspectos fundamentais para as estratégias de comunicação que ampliem a visibilidade de marcas, campanhas políticas ou causas e ações sociais. Nesse contexto, as mídias sociais ganharão especial atenção, pois buscaremos compreender as etapas de planejamento e as técnicas de criação, implementação e gestão de atividades importantes para a presença digital de empresas, instituições, partidos políticos e organizações não-governamentais. O monitoramento de redes sociais em diferentes plataformas digitais e as ferramentas necessárias para isso também serão contemplados na disciplina, possibilitando identificar as tendências da conversação nas redes por meio do mapeamento de assuntos e percepção dos usuários.
O TCC deverá ter a mídia como elemento constitutivo, sendo este o próprio objeto de pesquisa, ou ainda será possível fazer uso da internet na elaboração e/ou execução da análise. Dentre as modalidades de TCC aceitos, serão aceitos: projeto de pesquisa científica; projeto de pesquisa aplicada (capstone); artigo científico; artigo aplicado; e monografia. Suas diferenças e peculiaridades estão detalhadas no Manual de TCC da FESPSP. No que se refere ao projeto prático aplicado, poderá ser elaborado em grupo de alunos, que conduzirão pesquisas e produzirão análises, a fim de abordar uma questão prática de relevância para o campo em que a pós Mídia, Política e Sociedade se insere, aliando teoria e empiria.
Tanto no final de cada disciplina, quanto no TCC é exigido que o aluno atinja no mínimo a nota 7,0 (sete). Soma-se a isso a necessidade da frequência mínima em cada disciplina de 75% das aulas ministradas.
A avaliação dos alunos será realizada por meio da entrega de exercícios ao longo do curso a partir das necessidades de cada disciplina; um trabalho individual ao final de cada disciplina (privilegiando a modalidade estudo de caso); além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final do cumprimento de todos os módulos formativos.
O TCC deverá ter a mídia como elemento constitutivo, sendo este o próprio objeto de pesquisa, ou ainda será possível fazer uso da internet na elaboração e/ou execução da análise. Dentre as modalidades de TCC aceitos, serão aceitos: projeto de pesquisa científica; projeto de pesquisa aplicada (capstone); artigo científico; artigo aplicado; e monografia. Suas diferenças e peculiaridades estão detalhadas no Manual de TCC da FESPSP. No que se refere ao projeto prático aplicado, poderá ser elaborado em grupo de alunos, que conduzirão pesquisas e produzirão análises, a fim de abordar uma questão prática de relevância para o campo em que a pós Mídia, Política e Sociedade se insere, aliando teoria e empiria.
Tanto no final de cada disciplina, quanto no TCC é exigido que o aluno atinja no mínimo a nota 7,0 (sete). Soma-se a isso a necessidade da frequência mínima em cada disciplina de 75% das aulas ministradas.
Processo Seletivo 2024/1
Modalidade de seleção 1
É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso.
- 29/01 às 19h30;
- 27/02 às 19h30;
- 04/03 às 19h30;
- 12/03 às 19h30.
Para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br) com a seguinte documentação:
- Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
- Histórico da Graduação;
- Cédula de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de Residência atualizado;
- 1 (uma) Fotografia recente, em formato 3x4.
A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.
Turmas para: 02/04/2024