MBA em Inteligência Emocional e Gestão

 

 O MBA em Inteligência Emocional e Gestão tem a proposta de abordar os principais temas da gestão e liderança empresarial, tendo como base os conceitos de inteligência emocional.

O programa orienta-se para o desenvolvimento de habilidades para liderar equipes a partir dos princípios da gestão de pessoas, da gestão de projetos, da cultura organizacional, do relacionamento interpessoal, da liderança para equipes de alta performance, da gestão organizacional e outras afins, todas elas integradas aos conceitos fundamentais da inteligência emocional.

Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social", presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

 

Apoio Institucional

NeuroConecte desenvolve programas, cursos e palestras para a promoção da educação emocional e saúde da mente. Nosso objetivo primordial é oferecer recursos para que o participante desenvolva competências cognitivas e socioemocionais que favoreçam o bem-estar e o amplo desenvolvimento das capacidades humanas, melhorando a aprendizagem, o relacionamento, o desempenho e criando um ambiente saudável e criativo.

As intervenções são customizadas de acordo com a necessidade de cada instituição e apoia-se na associação entre a Neurociência, a Saúde Mental, a Ciência da Aprendizagem e a Psicologia Comportamental.

Com uma equipe multi e interdisciplinar, formada, entre eles, por neurocientistas, educadores, enfermeiros, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos e gestores, a NeuroConecte atende escolas, educadores, organizações empresariais e da área da saúde.

 

Objetivos

O curso irá preparar os líderes operacionais para os desafios da gestão de pessoas, atividade cada dia mais estratégica para as organizações, baseada na experiência transformadora da inteligência emocional. Ao final do programa, o participante terá adquirido conhecimentos e habilidades que o apoiarão na condução eficaz de sua equipe de trabalho, promovendo a melhoria do clima organizacional, a redução do turnover e, consequentemente, o aumento na produtividade de sua área de trabalho.

 

Processo Seletivo

O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:

 

Datas de entrevista para ingresso no 2o semestre de 2019.

10/07/2019 às 19h;

24/07/2019 às 19h.



A participação não é requisito para a matrícula no curso.

Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

 

MBA em Inteligência Emocional e Gestão

Inteligência Emocional (60 horas)

Compreender o fenômeno emocional e sua relação com a cognição, tomada de decisão, saúde e as relações é fundamental frente a ambientes profissionais mais complexos. Adicionalmente, as organizações têm se preocupado com um dado alarmante: nos últimos dez anos, a incidência de depressão aumentou 18,4% no mundo, sendo o Brasil o campeão na América Latina. Este fato tem afetado o desempenho dos colaboradores, seu bem-estar e o resultado das equipes, reflexo da dificuldade de lidar com o estresse e com a ansiedade impostos pelo contexto atual. O objetivo desta disciplina é ampliar a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e trazer instrumentos para a construção de estratégias efetivas para melhor lidar com o estresse, para criar  ambientes emocionalmente saudáveis e proporcionar saúde, bem-estar e alto desempenho dos profissionais. 

Relacionamento Interpessoal (32 horas)

Papéis sociais e relações interpessoais no contexto do trabalho. Contexto de situação e contexto de cultura. Comunicação e pragmática nas interações. Relações de poder e escolhas discursivas. Estratégias de polidez na linguagem. O dito e o não dito: significados implícitos e subentendidos.

Comportamento Corporativo (32 horas)

Postura profissional diante do cliente, do colaborador, da chefia. Postura em reuniões e durante as apresentações de projetos e relatórios. Responsabilidade Social. Boas práticas de comunicação no ambiente profissional. Ética profissional. Etiqueta corporativa. 

Cultura Organizacional (32 horas)

A disciplina abordará as grandes questões envolvendo o conceito de cultura, tratando-o sob a perspectiva do desenvolvimento das várias ciências humanas e sociais a partir do final do século XVIII até a nossa Era, e, em particular a antropologia e a sociologia, e, ainda, a emergência do conceito de cultura organizacional na medida em que as organizações do mundo do trabalho tem prevalecido a partir de meados do século XX, especialmente no mundo ocidental.

Gestão Organizacional (32 horas)

A gestão organizacional pode ser entendida como o planejamento de todas as ações que contribuem para o pleno funcionamento de uma organização e contribuem para alcançar os objetivos dos seus empreendedores.

A disciplina apresenta ao aluno conceitos e ferramentas de gestão que permitem interpretar o contexto no qual uma empresa atua e agir sobre sua dinâmica interna, buscando alinhar, de modo produtivo, processos de trabalho, tecnologia e pessoas ao direcionamento estratégico da empresa. 

Marketing Digital (32 horas)

Ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais. 

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)

A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)

A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

Liderança para Equipes de Alta Performance (32 horas)

Aspectos relacionados aos conceitos norteadores da liderança; pequenos grupos e liderança; equipes de alta performance e resultados esperados; e jogos de empresas e sua importância na gestão de pessoas.

Gestão de Projetos (32 horas)

Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento operacional e econômico/financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Desenvolver conhecimentos sobre formulação dos objetivos da empresa, os desdobramentos das decisões estratégicas, táticas e operacionais e suas implicações na gestão de projetos; os sistemas de planejamento, direção, organização e controle no ambiente do projeto; principais técnicas de planejamento/controle.

Métodos e Técnicas de Pesquisa (24 horas)

O módulo pretende dar as orientações aos alunos de como se faz um TCC, os tipos de trabalhos, sua estrutura, sem entrar ainda na orientação do próprio tema escolhido. É um módulo importante para a elaboração do TCC e para o término do curso.

Informações
18 meses
Duração
Sextas-feiras das 19h às 22h30 e Sábados das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Horários
Mensalidade
R$ 1.500,00
*referente ao ano letivo de 2019.
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