Gestão de Serviços de Informação
 
 
O curso Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Serviços de Informação (GSI), cria oportunidades para o avanço profissional e para o desenvolvimento de competências gerenciais. Focados em ambientes que necessitem de compartilhamento do conhecimento, capacita em temas focados na gestão e adoção de boas práticas nos serviços e sistemas de informação dentro das organizações.

A gestão de serviços de informação, sejam eles de forma centralizada ou distribuída, promove a busca por inovações, conhecimentos e conexões em redes. Isto visa promover o avanço profissional, social e pessoal em um ambiente empresarial dinâmico e com mudanças na utilização de recursos de informação. O seu gerenciamento e a forma de comunicação estabelece um novo patamar de relacionamento com o mercado e com a instituição, para atender e superar as expectativas.

Profissionalmente, o aluno entenderá qual o melhor caminho para entregar os melhores serviços de informação, adaptando-se a realidade empresarial. Isso pode assegurar a sua continua empregabilidade e promove a qualidade de vida para todos o que utilizam a informação no ambiente que ele esteja inserido.

 

Processo Seletivo

Modalidade de seleção 1

O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:

Datas de entrevista para ingresso no 2o semestre de 2019.

25/06/2019 às 19h;

18/07/2019 às 19h;

06/08/2019 às 19h;

15/08/2019 às 19h.  

 

No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.

Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.



Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: charlley@fespsp.org.br.

Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.

Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Gestão de Serviços de Informação
Disciplinas do Núcleo Comum expand_more expand_less

Gestão da Informação e do Conhecimento (32 horas)
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)
A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Abordagem Design Thinking no projeto.

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)
A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.

Disciplinas do Núcleo Específico expand_more expand_less

Coaching: métodos e processos (32 horas)
Gestão de Mudanças na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Histórico e fundamentos de coaching. Liderança e coaching. Distinções e relações entre tendências gerenciais na contemporaneidade, através de abordagens metodológicas e práticas para o desenvolvimento profissional do líder e de seus colaboradores: coaching, mentoria, aconselhamento e biografia humana.

Planejamento Estratégico (32 horas)
Conceitos de planejamento e planejamento estratégico. Tipos de planejamento. Análise do ambiente. Diretrizes organizacionais. Formulação e implementação de estratégias. Controle estratégico. Administração estratégica. Vivência sobre a aplicação do planejamento estratégico nas organizações.

Comportamento Corporativo (32 horas)
Postura profissional diante do cliente, do colaborador, da chefia. Postura em reuniões e durante as apresentações de projetos e relatórios. Responsabilidade Social. Boas práticas de comunicação no ambiente profissional. Ética profissional. Etiqueta corporativa.

Estratégias de Marketing de Serviços (32 horas)
Fundamentos do Marketing de Serviços. Análise dos conceitos de estratégia, estratégia de Marketing e Marketing 3.0. Nesta disciplina procura-se que os alunos tenham conhecimento das principais modalidades e estratégias do Marketing de serviços, bem como identificar as diferenças entre o marketing operacional e o estratégico.

Inteligência Competitiva (32 horas)
Fundamentos de Inteligência Competitiva. Monitoramento do ambiente macroeconômico. Tipologia de Fontes de informação organizacionais e sua utilização como diferencial para tomada de decisões. Questões Éticas na coleta de informação sensitiva. Perfis profissionais desejados. Tendências Big Data, Ferramentas Analytics e Inteligência Artificial.

Captação de Recursos e Parcerias (32 horas)
Captação de recursos públicos e privados. Introdução à redação de projetos, relatórios e documentos formais. Leis de Incentivo a Cultura. Gestão de projetos sociais e Terceiro Setor.

Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços (32 horas)
Conceitos, fundamentos e filosofia da Gestão da Qualidade e sua aplicação na área de serviços, incluindo os requisitos e princípios da série de normas ISO 9000. Subsídios para apoiar a tomada de decisão em relação à gestão de serviços. Política da qualidade. Fatores determinantes e influenciadores da qualidade dos processos. Qualidade na prestação de serviços pelo método SERVQUAL.

Gestão e Segurança da Informação (32 horas)
Gestão e Segurança da Informação aplicadas aos processos de comunicação mediados por sistemas e computadores em redes colaborativas. Atuação gerencial visando à segurança da informação, garantindo maior capacidade de interatividade com a organização, o serviço e o cliente. Promoção da segurança em ambientes corporativos e, especialmente, nas fontes de informação.

Informações
Charlley Luz
Coordenador
18 meses
Duração
Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
Horários
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2019.
Convênios
Bolsas de Estudo
Ex-alunos de graduação e pós-graduação da FESPSP possuem 20% de desconto;

Convênios
Instituições conveniadas 15% de desconto para funcionários e seus dependentes.
Veja nossa lista de convênios: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Gestão Arquivística Tenha uma visão abrangente dos temas da gestão documental e de serviços de arquivo em organizações tradicionais e digitais Leia mais
Pós-Graduação Gestão da Informação Digital Saiba como planejar e utilizar sistemas de gestão de informação digitais de forma eficiente Leia mais
Publicações
Eventos