Gestão de Conteúdos e Informação Digital
 
Num mundo onde a informação e o conteúdo digital são considerados recursos das organizações e são elemento estratégico e de comunicação, principalmente em ambientes digitais, como está sua carreira e profissão? Estamos na era da experiência do usuário (uX), que passa a ser determinante neste processo onde os usos e usuários de conteúdo e informação passam a ser prioridade.  
  
Você deve sentir o impacto da internet e seus desdobramentos sociais e econômicos por conta da informação digital. Que tal se capacitar para o perfeito entendimento do processo de gestão da informação, da geração ao uso, em todas as suas etapas, incluindo um entendimento claro do papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas experiências digitais?
 
O aluno que cursa Gestão de Conteúdos e Informação Digital poderá ser um profissional que vai gerar conteúdo online, estruturar e organizar este conteúdo, sua aplicação controlada por taxonomias, réguas de relacionamento e jornadas de clientes. Você aprenderá a gerenciar equipes com objetivos de criar conteúdo e presença online, alinhando recursos tecnológicos online com planejamento e criatividade para gerar melhores experiências para os clientes e usuários.
 
 

Processo Seletivo

Modalidade de seleção 1

O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:

Datas de entrevista para ingresso 1° semestre 2020. 

23/01/2020 às 19h;

18/02/2020 às 19h;

03/03/2020 às 19h;

10/03/2020 às 19h. 

 

No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.

Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.



Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: charlley@fespsp.org.br.

Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.

Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Gestão de Conteúdos e Informação Digital
Disciplinas do Núcleo Comum expand_more expand_less

Gestão de Projetos 
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Agile e abordagem Design Thinking no projeto. Design Sprint.

Gestão da Informação, Conhecimento e Inovação
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações, incluindo aspectos relacionados à Gestão da Inovação.

Gestão da Preservação e da Segurança da Informação 
Gestão e Segurança da Informação aplicadas aos processos de comunicação mediados por sistemas e computadores em redes colaborativas. Atuação gerencial visando à segurança da informação, garantindo maior capacidade de interatividade com a organização, o serviço e o cliente. A durabilidade dos múltiplos suportes com os registros informacionais. A preservação da informação contempla aspectos da administração e da gestão da informação e dialoga com as tecnologias de informação. Programas e projetos para o planejamento de preservação: ações técnicas e políticas. Certificação de confiabilidade e integridade do conteúdo.

Direito e Informação
Tópicos do Direito para profissionais da informação. Traz um alinhamento básico de conteúdos capaz de orientar o aluno a agir e trabalhar com padrões de segurança jurídica. 

 

Disciplinas do Núcleo Específico expand_more expand_less

Arquitetura da Informação (32 horas)
Fundamentos da Arquitetura da Informação. Introdução à estruturação de dados e informações. Sistemas de Organização. Design de ambientes digitais. Boas práticas de webwriting, usabilidade e wireframing para ambientes digitais. Introdução à arquitetura da colaboração. A experiência do Usuário.

Usabilidade e Interação com Usuários (32 horas)
Estudo de usuários os conceitos, a evolução e as tendências. Usuários e os tipos de sistemas de informação. Ambientes de uso da informação. Modelos de comportamento informacional. Tipos de usuários e não usuários: características e necessidades. Conhecer os conceitos de cognição do usuário, percepção. Interface de sistemas: interação homem-máquina. Desenvolvimento de interfaces digitais: usabilidade das interfaces frente ao sistema; Avaliar a usabilidade em sistemas de informação: web e desktop.

Gestão de Mídias Sociais e SEO (32 horas)
Mídias Sociais em suporte digital. Ferramentas de Mídias Sociais como suporte de comunicação, relacionamento e atendimento a clientes. Metodologias de relacionamento. Tecnologia Mobile. Comportamento social e empresarial. Netetiqueta. Métricas de Redes Sociais. Campanhas para redes sociais. Fundamentos de SEO.

Curadoria de Conteúdo Digital (32 horas)
Função do curador. Fases da curadoria de conteúdo: pesquisar, filtrar, agrupar e arranjar, compartilhar. Monitoramento de resultados. Qualidades Essenciais do Curador de Conteúdos. Uso de CMS e escolha de redes sociais.

Técnicas de Comunicação Digital  (32 horas)
Capacitar profissionais que buscam se aprofundar em conceitos de comunicação e marketing digital e que objetivam crescer em suas organizações, através de temas emergentes em comunicação e marketing. A comunicação digital é a digitalização dos meios de informação, um ambiente que engloba e atua nas três dimensões do digital (web, redes sociais e dispositivos móveis) e paralelamente está integrada a comunicação corporativa. Engajamento, Relacionamento, Conteúdo e Presença.

Inbound Marketing (32 horas)
Propiciar aos profissionais da informação as competências básicas necessárias para atuar no planejamento e na execução de estratégias de Inbound Marketing, focando as unidades de informação, visando maximizar oportunidades de disseminação de conteúdos informacionais. 

Texto digital: Webwriting e UXWriting (32 horas)
Redação para Mídia Digital: apresentar em detalhes os principais conceitos do Webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo informativo para a mídia digital – e muito além do texto, ao investigar, também, o comportamento dos outros formatos da informação, como fotografia, vídeo, áudio, infográfico e ícone. Conceito de conteúdo multiplataforma. Narração linear e não linear. 

Gestão de publicações e informações (32 horas)
Tendências em conteúdo digital. Ciclo de Conversão Digital: desde o visitante à experiência. Modelos de criação de conteúdo digital. Revisão do Modelo Margarita de Criação de Conteúdo Digital. Redação e apresentação de conteúdos digitais. História e estado de emails reais, sites na web, foros, blogs e buscadores. O áudio audiovisual e a adaptação ao novo cenário.

Informações
Charlley Luz
Coordenador
18 meses
Duração
Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
Horários
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2020.
Convênios
Bolsas de Estudo
Ex-alunos de graduação e pós-graduação da FESPSP possuem 20% de desconto;

Convênios
Instituições conveniadas 15% de desconto para funcionários e seus dependentes.
Veja nossa lista de convênios: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Gestão Arquivística Tenha uma visão abrangente dos temas da gestão documental e de serviços de arquivo em organizações tradicionais e digitais Leia mais
Pós-Graduação Gestão Estratégica da Informação Atue com eficácia como gestor estratégico de informação e conhecimento Leia mais
Publicações
Eventos