Gestão da Informação Digital
 
 
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Informação Digital (GID)  apresenta a base conceitual e ferramentas para que o aluno consiga planejar e utilizar sistemas e ambientes de gestão de informação digitais com foco em melhores experiências ao usuário. O conhecimento de tecnologias de organização de informação e seus métodos de difusão são considerados no planejamento e estruturação de interfaces de ambientes digitais, sejam portais, sites, intranets ou aplicativos (apps).

A informação e o conhecimento são considerados recursos das organizações modernas e nas últimas décadas vem sendo gerenciados como recursos estratégicos principalmente em ambientes digitais. Isto tem impacto direto na sustentabilidade das organizações de diversas áreas de atuação. A experiência do usuário (uX) passa a ser determinante neste processo onde os usos e usuários passam a ser prioridade.

Com a internet e seus desdobramentos sociais e econômicos por conta da informação digital, há necessidade de capacitar os profissionais para o perfeito entendimento do complexo processo de gestão da informação, da geração ao uso, em todas as suas etapas, incluindo um entendimento claro do papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas experiências digitais.

 

Processo Seletivo

Modalidade de seleção 1

O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:

Datas de entrevista para ingresso no 2o semestre de 2019.

25/06/2019 às 19h;

18/07/2019 às 19h;

06/08/2019 às 19h;

15/08/2019 às 19h.  

 

No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.

Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.



Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: charlley@fespsp.org.br.

Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.

Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Gestão da Informação Digital
Disciplinas do Núcleo Comum expand_more expand_less

Gestão da Informação e do Conhecimento (32 horas)
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)
A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Abordagem Design Thinking no projeto.

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)
A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.

Disciplinas do Núcleo Específico expand_more expand_less

Arquitetura da Informação (32 horas)
Fundamentos da Arquitetura da Informação. Introdução à estruturação de dados e informações. Sistemas de Organização. Design de ambientes digitais. Boas práticas de webwriting, usabilidade e wireframing para ambientes digitais. Introdução à arquitetura da colaboração. A experiência do Usuário.

Organização e uso da Informação (32 horas)
O registro da Informação e os processos de organização da informação. A classificação por meio da teoria da classificação e as ontologias. Arquitetura e modelagem de dados e metadados. Representação: tipos, utilização e métodos e normalização. Fundamentos de taxonomia, folksonomia e uso de tags. Busca: relevância e organização da informação. Continuidade e comparabilidade semântica e ontológica de conteúdo.

Curadoria de Conteúdo (32 horas)
Função do curador. Fases da curadoria de conteúdo: pesquisar, filtrar, agrupar e arranjar, compartilhar. Monitoramento de resultados. Qualidades Essenciais do Curador de Conteúdos. Uso de CMS e escolha de redes sociais.

Preservação e Segurança de informações Digitais (32 horas)
Conceitos de Tecnologia, Fundamentos de segurança da informação. Políticas de acesso, uso e disseminação da informação contínua e a longo prazo. A durabilidade dos múltiplos suportes com os registros informacionais. A preservação da informação contempla aspectos da administração e da gestão da informação e dialoga com as tecnologias de informação. Programas e projetos para o planejamento de preservação: ações técnicas e políticas. Certificação de confiabilidade e integridade do conteúdo.

Usos, usuários e serviços de informação (32 horas)
Estudo de usuários os conceitos, a evolução e as tendências. Usuários e os tipos de sistemas de informação. Ambientes de uso da informação. Modelos de comportamento informacional. Tipos de usuários e não usuários: características e necessidades. Metodologias de estudo de usos e usuário. Os serviços de informação: os museus, bibliotecas e arquivos, suas semelhanças e diferenças. Os serviços especializados de Informação e os Centros de Documentação.

Direito Autoral em Midias Digitais (32 horas)
Propriedade intelectual, industrial e autoral. Histórico do direito autoral. Obras protegidas. Limitações a aplicação do direito autoral. Sanções civis e aplicação do direito penal. Conflitos entre direito autoral e outros ramos do direito. A tecnologia e as mídias digitais. Licenças públicas. Obras protegidas e a relação de trabalho.

Mídias Sociais (32 horas)
Mídias Sociais em suporte digital. Arquitetura da colaboração. Ferramentas de Mídias Sociais como suporte de comunicação, relacionamento e atendimento a clientes. Metodologias de relacionamento. Tecnologia Mobile. Comportamento social e empresarial. Netetiqueta.

Recursos tecnológicos para gestão da informação e da documentação (32 horas)
Aplicação de conceitos de tecnologia aplicados à informação, conteúdo e documentação com ênfase em boas práticas da aplicação de ferramental e suporte digital para a gestão da informação, com a análise e ações de mitigação dos riscos associados à informação. Panorama sobre a aplicação dos conceitos em repositórios institucionais, bibliotecas digitais, gestão de mídias, ativos e artefatos oriundos de informações digitais. Conceituação de gestão de conteúdo empresarial (ECM), Gestão Eletrônica de Documentos, Gestão de Documentos Eletrônicos. Aplicação prática de ferramental digital com conceitos teóricos.

Informações
Charlley Luz
Coordenador
18 meses
Duração
Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
Horários
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2019.
Convênios
Bolsas de Estudo
Ex-alunos de graduação e pós-graduação da FESPSP possuem 20% de desconto;

Convênios
Instituições conveniadas 15% de desconto para funcionários e seus dependentes.
Veja nossa lista de convênios: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Gestão Arquivística Tenha uma visão abrangente dos temas da gestão documental e de serviços de arquivo em organizações tradicionais e digitais Leia mais
Pós-Graduação Gestão de Serviços de Informação Atue com eficácia como gestor estratégico de informação e conhecimento Leia mais
Publicações
Eventos