Gestão Arquivística de Informação e Dados

Com o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Arquivística de Informação e Dados você terá uma visão aplicável dos temas a serem sempre considerados na gestão documental e dos serviços de informação, como arquivos e bibliotecas, tanto em organizações tradicionais como nas digitais, públicas ou privadas. Você passará a ver uma organização corporativa ou institucional como um sistema social aberto, baseado na circulação, uso e no registro de dados, informação e conhecimento.

Compreenda a natureza dos registros em formato eletrônico, incluindo as funções de várias mídias de armazenamento, a natureza da dependência do sistema e o efeito na integridade dos registros ao longo do tempo. Comunique-se e defina requisitos, funções e responsabilidades relacionadas a arquivos digitais para uma variedade de parceiros e públicos. Com o curso você poderá formular estratégias e táticas para avaliar, descrever, gerenciar, organizar e preservar arquivos digitais.

Saiba como integrar tecnologias, ferramentas, software e mídias nas funções existentes para avaliar, capturar, preservar e fornecer acesso a coleções e fundos digitais. Organize, armazene e recupere originais e acesse cópias de arquivos digitais. Assim, você consegue fornecer uma organização confiável e serviços para comunidades e sociedade nas redes.

A qual público se destina expand_more expand_less
Profissionais de arquivo, de centros de documentação, de museus, de empresas que possuem gestão do conhecimento, documentalistas, restauradores de documentos, museólogos, bibliotecários e arquivistas.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
Além da necessidade informacional e de gestão de tomada de decisão, os conteúdos e os arquivos cumprem com o seu papel fundamental de comprovar a existência dos fatos. É necessário que seus conteúdos digitais e documentos sejam organizados e preservados por meio de gestão da informação organizacional, realizada com métodos específicos da gestão administrativa, da arquivologia e da Ciência da Informação.
Hoje, a gestão de informação organizacional considera uma série de plataformas e sistemas que devem dar forma às informações das atividades e decisões corporativas. Para isso, o MBA prepara o profissional capaz de:
• Realizar avaliações de risco periódicas de risco de segurança da informação associado às informações da agência e aos sistemas de informação;
• Criação de políticas e procedimentos para a gestão da informação organizacional, presente em documentos e sistemas informacionais;
Abordar a segurança da informação em todo o ciclo de vida de cada sistema de informação e garantir a conformidade com os requisitos de normas internacionais;
• Desenvolvimento de planos em nível de organização e definição de padrões ou modelos para planos subordinados para fornecer autenticidade de informações, adequada para redes, instalações e sistemas de informação;
• Fornecimento de treinamento de conscientização de segurança para funcionários e contratados que gerenciam ou usam sistemas de informação;
• Conduzir testes e avaliações periódicas da eficácia das políticas, procedimentos e práticas de segurança da informação;
• Desenvolver um processo para planejar, implementar, avaliar e documentar ações corretivas para abordar deficiências nas políticas, procedimentos e práticas de segurança da informação;
• Desenvolver e implementar procedimentos para detectar, relatar e responder a incidentes de segurança;
• Desenvolver e implementar planos.
Realizado desde expand_more expand_less
2012
Atualização pedagógica expand_more expand_less
2021
Gestão Arquivística de Informação e Dados
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária total do programa 360 horas
Núcleo de Disciplinas de Gestão expand_more expand_less

Gestão de Projetos - 32 horas

A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos de gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e estrutura analítica de projeto pelo PMP e Agile. A abordagem Design Thinking em  projeto. Design Sprint.

Gestão da Informação, Conhecimento e Inovação - 32 horas

Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. Papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas organizações, tratando de aspectos relacionados à Gestão da Inovação.

Gestão da Preservação e da Segurança da Informação - 32 horas

Gestão e segurança da informação aplicadas aos processos de comunicação mediados por sistemas e computadores em redes colaborativas. Atuação gerencial visando a segurança da informação, garantindo maior capacidade de interatividade entre organização, serviço e cliente/usuário. Durabilidade dos múltiplos suportes com os registros informacionais. Preservação da informação com base em aspectos da administração e da gestão da informação e no diálogo com as tecnologias de informação. Programas e projetos para o planejamento de preservação: ações técnicas e políticas. Certificação de confiabilidade e integridade do conteúdo.

Direito e Informação - 32 horas

Tópicos do Direito para profissionais da informação. Traz um alinhamento básico de conteúdos capazes de orientar o cursista a agir e trabalhar com padrões de segurança jurídica. 

Núcleo de Disciplinas Específicas expand_more expand_less

Arquivo e Sociedade: fundamentos e perspectivas

História dos Arquivos: diálogos com a sociedade e o poder. Definição do profissional de arquivo. Construção da Arquivística enquanto área de conhecimento. Aspectos multidisciplinares da Arquivística: debates com a História, Administração, Direito, Ciência da Informação e as tecnologias. Conceitos e fundamentos da Arquivística: documento, informação e dados.  Abordagens teóricas custodiais e pós-custodiais – escolas clássica, cultural, integrada, pós-moderna e diplomática contemporânea. Gestão, cultura organizacional e arquivos na administração pública e privada. Impactos dos fenômenos da Sociedade da Informação nos arquivos. Impactos das Tecnologias da Informação nos arquivos. Abordagens atuais sobre a produção das informações em ambientes complexos. 

Informação, Documentos e Dados no Contexto Organizacional

Perspectivas contemporâneas sobre a produção das informações em ambientes complexos. Conceitos gerais de Administração Pública e Privada no contexto institucional. Fundamentação legal: LAI e LGPD. Diplomática contemporânea e análise documental. Identificação e atribuição de valores aos documentos arquivísticos. Desenvolvimento de metodologias.

Instrumentos para Gestão Arquivística 

Princípios teóricos de classificação e avaliação de documentos. Contextos, processos e produtores de documentos arquivísticos. Estudo de funções e atividades dos órgãos produtores de documentos. Suportes, formatos e tipologias documentais. Metodologias de levantamento da produção documental. Desenvolvimento de política arquivística. Instrumentos legais e técnico-científicos da avaliação. Modelos de tabelas de temporalidade e normas de protocolo.

Gestão de Acervos Híbridos e Especiais

Gerenciamento, tratamento técnico e preservação de documentos digitais, registros escritos, sonoros e audiovisuais. Migração de outros suportes para formato digital. Preservação, tipos de arquivamento, acondicionamento e manuseio. Acervos especiais, compreendidos como aqueles objetos/documentos cuja mensagem não textual requer algum tipo de interpretação e que apresentam grande diversidade de suportes, formatos e leituras. Aprimoramento do olhar crítico do cursista para analisar sua realidade, participar da elaboração de diagnósticos e decisões básicas de preservação no cotidiano de um arquivo.

Arquivo, Documentos Digitais e Sistemas

Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital: definição, conteúdo, estrutura e contexto. Diplomática Arquivística Contemporânea. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais: planejamento, implantação, procedimentos e operações técnicas do modelo E-Arq. Avaliação, uso e desenvolvimento de sistemas de acesso. Identificação e aplicação de soluções tecnológicas apropriadas. Implantação, gestão e monitoramento. 

Descrição e Difusão da Informação

Fundamentos teóricos e metodológicos de arranjo arquivístico. Metodologias de descrição. Elaboração de instrumentos de pesquisa e seus tipos. Políticas de descrição arquivística. Particularidades dos arquivos permanentes (históricos). Normas e padrões de descrição de documentos. Desenvolvimento de projetos de difusão cultural. Uso das tecnologias da informação e comunicação na difusão da informação arquivística.

Preservação Digital

Conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo necessário.Modelos OAIS, RDC-Arq e Entorno Digital do Arquivo.

Gestão de Serviços e Centro de Documentação 

A disciplina poderia ser segmentada entre professores que atuam como gestores de arquivo, biblioteca, centros culturais, de memória e documentação, arquivos pessoais. Fluxos de trabalho em unidades de informação: a elaboração de manuais, formulários e relatórios. Gestão estratégica de unidades de informação. Alinhamento organizacional e ao modelo de negócios. Seminários com gestores que atuam em instituições: arquivos, bibliotecas, centros culturais, de memória e documentação, e em arquivos pessoais. Fundamentação legal: Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados. 

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Gestão Arquivística de Informação e Dados
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • 01/02 às 19h
  • 20/02 às 19h 
  • 05/03 às 19h

Modalidade de seleção 2

É necessário inscrever-se, enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: charlley@fespsp.org.br

Após submissão da admissão em uma das modalidades aguardar comunicado oficial da aprovação pela coordenação ou representante da instituição.

Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Gestão Arquivística de Informação e Dados
18 meses
Duração
Especialista em Gestão Arquivística e Informação de Dados
Titulação Conferida
De terças e quintas, das 19h às 22h30.
Período
360 horas
Carga Horária
Ciências Sociais Aplicadas
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
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