Gestão Arquivística

 

O curso objetiva fornecer aos alunos uma visão abrangente dos temas a serem considerados na gestão documental e de serviços de arquivo, tanto em organizações tradicionais como nas digitais.


Os arquivos e seus documentos, certificam os processos cotidianos e a memória histórica de pessoas e instituições. São repositórios autênticos de informações vitais para a tomada de decisão, pois armazenam todo o ciclo de existência das instituições, sendo prova das ações e de eventos ocorridos.

Para que os arquivos cumpram com o seu papel fundamental de dar fé e comprovar a existência dos fatos, é necessário que seus documentos sejam organizados e conservados por meio de uma gestão arquivística, realizada com métodos específicos típicos da arquivologia.

 

Processo Seletivo

Modalidade de seleção 1

O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:

Datas de entrevista para ingresso no 2o semestre de 2019.

25/06/2019 às 19h;

18/07/2019 às 19h;

06/08/2019 às 19h. 

No dia da apresentação e entrevista, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e impresso. Os candidatos serão entrevistados por ordem de chegada.

Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar.



Modalidade de seleção 2

O candidato deverá se inscrever e enviar currículo e uma curta carta de intenção para o e-mail do coordenador do curso: charlley@fespsp.org.br.

Os candidatos graduados pela FESPSP não precisam participar das entrevistas.

Para realizar sua matrícula você deve comparecer na secretaria escolar da FESPSP com a seguinte documentação:

  • 1 (uma) Cópia do Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • 1 (uma) Cópia do Histórico da Graduação;
  • 1 (uma) Cópia da Cédula de Identidade;
  • 1 (uma) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • 1 (uma) Cópia do Comprovante de Residência atualizado;
  • 2 (duas) Fotografias recentes, em formato 3x4.

A ESCOLA somente formará turmas com no mínimo de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a ESCOLA poderá juntar turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Gestão Arquivística
Disciplinas do Núcleo Comum expand_more expand_less

Gestão da Informação e do Conhecimento (32 horas)
Panorama conceitual da gestão da informação e do conhecimento, incluindo a criação do conhecimento e a aprendizagem organizacional. O papel do elemento humano e da tecnologia. Aplicações práticas e iniciativas implantadas nas Organizações.

Gestão Estratégica de Pessoas (32 horas)
A evolução da gestão de pessoas no ambiente empresarial. Introdução à liderança, delegação, comunicação, formação e fortalecimento de equipes. A Retenção de talentos e os desafios do ambiente multigeracional nas empresas. A importância da liderança no clima e cultura organizacionais.

Gestão de Projetos (32 horas)
A valorização da Gestão de Projetos na educação e nas organizações. O Plano de Projeto pelo Project Model Canvas. Modelos para gerenciamento de projetos: PMP, SCRUM. Conceitos e a estrutura analítica do projeto pelo PMP. Abordagem Design Thinking no projeto.

Inovação e Empreendedorismo (32 horas)
A gestão da inovação (produtos, serviços e processos). Gestão da criatividade e Programa de Ideias. Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no contexto dos Serviços de Informação. Ferramentas de tomada de decisões (Plano de Negócios e Canvas), Startup e Exposição de Casos de empresas.

Disciplinas do Núcleo Específico expand_more expand_less

Teoria Arquivística: preceitos básicos (32 horas)
Conceitos básicos: documento, arquivo, coleção. Arquivologia e Ciências da Informação: diferenças e similaridades entre as instituições de documentação (arquivo, biblioteca, museu e centro de documentação). Introdução à história da Arquivologia e dos arquivos. Princípios fundamentais da Arquivologia (proveniência, organicidade, unicidade, indivisibilidade, cumulatividade). Qualidades dos documentos arquivísticos: imparcialidade, autenticidade, fidedignidade, naturalidade. Funções administrativas e funções arquivísticas dos documentos. Teoria das três idades: o ciclo vital dos documentos (arquivo corrente, intermediário, permanente). Novas abordagens: Arquivística Cultural, Arquivística Integrada, Arquivística Pós-Moderna e Diplomática contemporânea. As relações práticas entre a Arquivologia, o Direito e a Administração. Jurisdição arquivística: arquivos públicos, arquivos privados, arquivos pessoais. Legislação Arquivística.

Gestão de Arquivos Correntes e Intermediários (32 horas)
Gestão Documental: conceitos, fases e atividades. Valor primário e secundário dos documentos. Técnicas e roteiro para elaboração de Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade Documental. Aspectos e dispositivos legais. Aplicação do Ciclo de Vida e da Teoria das Três Idades nos acervos correntes e intermediários. Noções sobre processos na Gestão Documental.

Gestão de Arquivos Permanentes (32 horas)
Conceito e caracterização de Arquivo Permanente. Arquivo Permanente resultado de uma política de gestão documental. Arquivos Permanentes e massas documentais acumuladas. Fundo de arquivo: conceito, caracterização, princípio de proveniência e de respeito aos fundos. Atividades e funções arquivísticas próprias da fase permanente dos arquivos: classificação ou arranjo, elaboração de instrumentos de descrição e acesso aos documentos e sua normalização. Políticas de recolhimento, aquisição, descrição, acesso e difusão. A função social dos arquivos.

Gestão de Repositórios Arquivísticos Digitais (32 horas)
Analisar a criação, evolução e preservação dos documentos digitais arquivísticos permanentes e seus atributos nos ambientes digitais. Orientar sobre os meios de sua gestão e controle de seu ciclo de vida e da manutenção da cadeia de custódia por meio do E-ARQ, SIGAD e RDC-ARQ. Gestão da Informação, arquivo, documento, documento eletrônico e documento digital. Características dos documentos digitais. Gestão arquivística de documentos digitais. Metadados de preservação. Preservação Digital. Validade legal de documentos digitais. O papel das tecnologias da informação e comunicação na produção, classificação, avaliação, preservação e acesso a documentos digitais.

Gestão de Arquivos Digitais e da Informação Arquivística (32 horas)
Estudo dos caracteres extrínsecos e intrínsecos dos documentos: espécie, gênero, tipo, forma e formato dos documentos de arquivos. Estudar a organização arquivística de documentos arquivísticos contemporâneos em função da tipologia documental e suas interrelações com a diplomática. O projeto InterPares e a diplomática arquivística contemporânea. A informação arquivística. Identificação e aplicação de soluções tecnológicas apropriadas. A gestão da informação arquivística como forma de preservação e difusão do acervo. Plano de Difusão de acervo ou de serviço de arquivo. Difusão e comunicação de arquivos e coleções.

Gestão de Serviços de Arquivo (32 horas)
O serviço de arquivo como responsável institucional da informação e dos documentos. A história dos Arquivos, os Arquivos Públicos e Arquivos Privados. Planos e estratégias para implantação de Arquivos em empresas e instituições. Projetos de estrutura e recursos para viabilização dos arquivos. Funções e atividades dos arquivos do ponto de nacional e internacional. Relação dos arquivos com outras instituições arquivísticas, de informação e de memória social. Avaliação e diagnóstico da situação dos Arquivos.

Políticas de Conservação Preventiva em Arquivos Permanentes (32 horas)
A disciplina visa orientar o aluno para o acompanhamento de atividades destinadas à preservação e conservação de documentos arquivísticos através de um diagnóstico, de modo a garantir sua salvaguarda, acesso e uso. São abordadas políticas de conservação e preservação para a documentação em diversos suportes, priorizando o papel, além de noções sobre fatores de degradação, acondicionamento e armazenamento de documentos, assim como infraestrutura e instalações para acervos documentais.

Políticas de Preservação de Acervos Especiais (32 horas)
Os acervos especiais, aqui compreendido como aqueles objetos/documentos cuja mensagem não textual requer algum tipo de interpretação, apresentam grande diversidade de suportes, formatos e leituras. Sendo assim, esse tipo de acervo demanda um conhecimento teórico-prático consistente e abrangente. Como qualquer acervo, cada tipologia exige procedimentos específicos para a sua preservação de longo prazo, que perpassam questões de desenvolvimento, documentação, conservação e comunicação. Partindo dos conceitos fundamentais dessas atividades, e com ênfase na conservação preventiva, a disciplina pretende aprimorar o olhar crítico do aluno para analisar sua realidade, participar da elaboração de diagnósticos e das decisões básicas de preservação no cotidiano de um arquivo.

Informações
Charlley Luz
Coordenador
18 meses
Duração
Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
Horários
Mensalidade
R$ 990,00
*referente ao ano letivo de 2019.
Convênios
Desconto de 15% para instituições conveniadas. https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Gestão da Informação Digital Saiba como planejar e utilizar sistemas de gestão de informação digitais de forma eficiente Leia mais
Pós-Graduação Gestão de Serviços de Informação Atue com eficácia como gestor estratégico de informação e conhecimento Leia mais
Publicações
Eventos