Ciência Política
 
Profissionais das mais diferentes carreiras têm na política um estratégico objeto de seus trabalhos e de suas realidades. Assim, demandam conhecimentos a respeito dessa temática que, para muitos, por vezes parece algo negativo, depreciado e distante da realidade. Não é. A Política, sobretudo compreendida como Ciência, é algo digno de atenção, respeito e, principalmente, capaz de contribuir para a compreensão da realidade e para a tomada estratégica de decisões nos mais distintos ambientes profissionais e pessoais nos três setores da economia.
 
Ao longo da formação os participantes terão contato com conteúdos teóricos e filosóficos, bem como acessarão princípios basilares do funcionamento dos partidos, dos sistemas políticos, eleitorais e das mais distintas organizações e valores associados ao funcionamento das democracias e das repúblicas. Ademais, debaterão e se envolverão em discussões acerca de nossas instituições, assim como se aproximarão de ciências correlatas como a Gestão Públicas e as Relações Internacionais.
 
Por fim, não deixarão de ter contato direto com questões aplicadas, tais como os métodos acadêmicos associados à política, bem como à análise política em oficinas que tornarão possível a aplicação prática de tudo o que foi trazido ao longo da formação.
 
A formação em Ciência Política está em constante transformação, buscando traduzir o que existe de mais atual em termos de debate e de achados científicos. Os professores têm sólida formação acadêmica e, apenas em 2023, quatro deles finalizaram seus respectivos doutorados. Para além disso, em pesquisa feita com egressos, não falta a percepção de que a formação contribuiu para o avanço intelectual, profissional e econômico.
A qual público se destina expand_more expand_less
Com base no público que tem nos procurado ao longo de DEZ anos de trajetória ininterrupta dessa pós-graduação, o programa em Ciência Política é um curso destinado a jornalistas, professores, profissionais de comunicação em geral, advogados, economistas, agentes de relações governamentais, pessoas envolvidas em campanhas, partidos e eleições, bem como servidores públicos e agentes de empresas que têm na compreensão adensada a respeito do tema central do curso um conteúdo estratégico ao amadurecimento, crescimento e possibilidade de melhoria na tomada de decisões.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
• Formar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, sem qualquer distinção e com ênfase em distintos interesses, em uma carreira que carrega relação com diversos universos profissionais e interesses intelectuais.
• Adensar o conhecimento em um tema central e estratégico, dialogando com uma diversidade de percepções que valoriza a pós-graduação.
• Fortalecer uma rede de participantes que enfatizem a diversidade e o adensamento do debate político de forma responsável e científica.
• Consolidar a percepção de diferentes profissionais, com variadas formações, sobre o caráter estratégico dos conteúdos da Política como Ciência.
Realizado desde expand_more expand_less
2013
Ciência Política
Prof. Dr. Humberto Dantas
Doutor em Ciência Política (USP).
Ciência Política
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária total do programa 364 horas
Disciplinas expand_more expand_less

Sistemas Políticos, Eleitorais e Partidários – 60 horas
O curso abordará as principais questões relacionadas às características de nosso sistema político, partidário e eleitoral emergido da Constituição de 1988, que pautam os processos institucionais brasileiros e como o nosso caso se enquadra no cenário internacional. As atividades, que terão como eixo central a abordagem da realidade nacional e posterior comparação de parte de suas características com o cenário externo, serão pautadas por bibliografia e debates específicos que visam ao adensamento do espírito crítico.

Aspectos Teóricos da Ciência Política – 60 horas
A disciplina pretende apresentar alguns conceitos e autores clássicos, bem como de alguns dos principais autores brasileiros que permitam ao discente uma reflexão crítica sobre as diferentes formas de relacionamento entre o Estado e a sociedade civil. Será fundamental para esse debate uma análise das contradições e complementariedades entre os instrumentos políticos que visam garantir as liberdades individuais e os que pretendem promover a igualdade social.

Análise Política – 60 horas
A disciplina apresentará aos alunos os principais conceitos utilizados em análises políticas, incluindo estudos do comportamento eleitoral, opinião pública, influência da mídia, pesquisas e campanhas eleitorais. Serão apresentadas as principais escolas de explicação do voto e comportamento eleitoral, estudos sobre a ação dos representantes políticos e dos partidos, fontes de dados secundários e ferramentas para análise e leitura de dados. Ademais, os alunos terão contato com modelos e métodos de análise política para os meios de comunicação, bem como para o universo empresarial, buscando compreender como a informação política e suas análises são consumidas.

Metodologia em Ciência Política – 60 horas
O curso abordará a especificidade da objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais, sobretudo na Ciência Política e serão abordados os tópicos necessários à elaboração de um trabalho acadêmico, como definição do objeto e problema de pesquisa, fontes de informação, técnicas de pesquisa e normalização de trabalhos científicos. Também serão realizadas aulas práticas, seminários e debates destinados à apresentação e discussão das linhas de pesquisa da área da Ciência Política e os temas de pesquisa daí derivados.

Estado e Sociedade Civil: instituições, processos e atores – 60 horas
O curso está dividido em duas partes. Na primeira, abordará a constituição das organizações formais do espaço público brasileiro, em especial as que formam as estruturas de funcionamento do sistema político, destacando aspectos de sua formação, funcionamento e desafios frente às mudanças sociais das últimas décadas. Na segunda parte, será debatido como as instituições formais refletem ou não movimentações da sociedade civil, bem como trará os conceitos e teorias de movimentos sociais organizados e o atual estado da arte desta discussão no cenário brasileiro.


Governança e políticas globais: atores e processos em transformação – 32 horas
O curso abordará o desenvolvimento de relações políticas e institucionais que se configuram a partir da crise do modo de soberania tradicional do Estado-nação, do advento da globalização e da mudança nas relações de poder suscitada pelas novas tecnologias. Será conferida ênfase às interações entre Estado, Organizações Internacionais e Sociedade Civil à luz dos debates sobre governança global e globalização. Espera-se que os alunos adquiram ferramentas analíticas necessárias para compreender o papel de diferentes atores, estatais e não-estatais, em processos de formulação e implementação de políticas globais. O arcabouço conceitual e teórico será aplicado a uma série de casos de modo que os alunos possam compreender e refletir sobre o surgimento de uma nova ordem de regulação e de decisão internacional a partir da crescente interação entre os níveis doméstico e internacional.

Estado, Burocracia e Políticas Públicas – 32 horas
O curso abordará a formação da burocracia no Brasil em uma perspectiva comparada, buscando entender a relação entre a burocracia e a política na construção das políticas públicas. Para tanto, abordará os conceitos fundamentais de Estado e Burocracia, principalmente a partir da perspectiva weberiana. Como parte integrante dos estudos da Ciência Política, a disciplina também se aprofundará nas escolas inglesa (analise do Estado e suas Instituições) e americana (estudos sobre as ações do governo) de análise de Políticas Públicas (Policy, Politics e Polity). Desta forma pretende-se que o aluno ao final da disciplina consiga analisar a estrutura, o funcionamento e os problemas de nossas políticas públicas e instituições no Brasil, bem como discutir e apresentar propostas de reforma e aprimoramento das mesmas.

Trabalho de Conclusão de Curso expand_more expand_less
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência parcial para obtenção do título de especialista e pode ser realizado em até um semestre após a conclusão da totalidade do programa do curso.

As cinco orientações e o semestre suplementar para desenvolvimento desta etapa não acarretam nenhum ônus financeiro para o discente desde que sejam cumpridos os prazos regulamentares do calendário acadêmico em andamento. O TCC pode ser realizado em quatro diferentes modalidades, quais sejam:
1) monografia;
2) artigo científico;
3) projeto de pesquisa científico e;
4) projeto de pesquisa aplicado.

Mais informações podem ser obtidas nos manuais e regulamentos de TCC no menu Documentos, disposto na sessão de informações do curso, bem como na área do aluno depois que esse venha a ser admito no processo seletivo.
Ciência Política
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • 01/02 às 19h;
  • 20/02 às 19h;
  • 05/03 às 19h.
Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografias recentes, em formato 3x4.

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Ciência Política
18 meses
Duração
Especialista em Ciência Política
Titulação Conferida
Terças e quintas, das 19h às 22h30.
Período
364 horas
Carga Horária
Ciências Sociais
Área do Curso
Presencial
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$ 1.109,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Depoimentos
Cursos Relacionados
Pós-Graduação Presencial Antropologia Estude questões contemporâneas sobre o Brasil e a América Latina com foco em diversidade, cultura, política e comunicação a partir de metodologias de pesquisas de campo e estudos em profundidade Leia mais
Pós-Graduação Presencial Mídia, Política e Sociedade Estude a atuação da mídia nas relações com o sistema político, sociocultural e econômico contemporâneo Leia mais
Pós-Graduação Presencial Política e Relações Internacionais Faça uma reflexão crítica e abrangente dos principais fenômenos e atores das Relações Internacionais contemporâneas Leia mais
Publicações
Eventos