Carga horária total do programa | 360 horas |
Tecnopolítica em contexto democrático – 32 horas
A presente disciplina trata das disputas de poder tendo como discussão longitudinal a transformação dos meios de comunicação e a emergência das redes digitais em sua potência tecnopolítica. Será abordado como esse contexto incide na formação de novos sujeitos políticos, em novas formas de agência e de comportamento eleitoral, e na clássica relação entre representantes e representados.
Estratégias de influência e engajamento no ambiente digital – 32 horas
Considerando o contexto de ambiência digital, a presente disciplina discute como instituições de intermediação, como partidos, movimentos políticos , agências e assessoramentos, adaptaram e/ou alteraram suas formas de organização, produção e mobilização. Para tanto, analisaremos estratégias discursivas presentes nas redes digitais e na produção dos discursos políticos.
Introdução à Psicologia Política – 32 horas
A disciplina consiste em uma introdução ao campo da Psicologia Política, à sua constituição histórica e suas relações interdisciplinares com as demais áreas das ciências sociais e com as teorias psicossociais. Serão apresentados e analisados as categorias e conceitos constitutivos do campo. Parte-se do pressuposto de que a compreensão das relações sociais, interpessoais, de grupos e funcionamento do cérebro é parte integrante de uma estratégia de comunicação e de poder bem consolidada. A disciplina enfatiza a compreensão do papel do pensamento humano, o comportamento social e as emoções que determinam o agir político e social.
Psicologia Política Aplicada – 32 horas
Esta disciplina terá uma orientação empírica e aplicada no sentido de trabalhar com os alunos e alunas as ferramentas mais contemporâneas da psicologia social, comportamental e elementos da neuropsicologia aplicadas à política, às eleições, às ações coletivas e individuais. A disciplina procurará enfatizar os temas relacionados à influência das emoções nas decisões e comportamentos, da consciência política, dos conflitos intergrupais e dos fatores culturais.
Teoria da Análise do Discurso – 32 horas
A disciplina consiste em estudar os fundamentos da análise do discurso, debruçando-se sobre suas linhas principais, em especial a francesa e a crítica. Com isso, intenciona-se conhecer e compreender diversas visões em torno do conceito de discurso, buscando estabelecer seu lugar nos campos de conhecimento da linguística e da semiologia. A partir de conceitos-chave presentes em cada abordagem, pretende-se subsidiar posteriores leituras e análises de práticas discursivas.
Elaboração do Discurso e Estratégias Persuasivas – 32 horas
A disciplina desenvolve o aprendizado sobre a leitura, a elaboração e o estudo de recursos persuasivos presentes em discursos produzidos nas mais diferentes áreas do conhecimento, considerando as contribuições da linguística, da antropologia e da semiologia. Por meio dessa abordagem múltipla, buscará compreender como se dão as diferentes elaborações discursivas, concretizadas por gêneros do discurso diversos, examinando seus conteúdos temáticos, suas estruturas composicionais e as escolhas linguístico-discursivas feitas pela autoria. Textos que circulam socialmente, com interesse político e sociológico, serão especialmente enfocados na disciplina.
Elaboração de Projetos de Poder (32 horas)
O objetivo desta disciplina consiste em apresentar aos alunos os fundamentos e os elementos constitutivos de um projeto de poder político. Para este fim, apresentará os passos e etapas que devem ser seguidos no planejamento do projeto, seja ele individual, de grupo de interesse ou de partido, assim como apresentará também as condições para a conquista e manutenção do poder.
Estado, partidos e eleições(32 horas)
Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos a natureza dos dois principais aparatos ou meios de exercício do poder político configurados no Estado e nos partidos. Complementarmente, será analisada a natureza dos processos eleitorais, os modelos eleitorais e a legislação vigente.
Estratégias de Comunicação e Marketing (32 horas)
Esta disciplina tem por objetivo apresentar os principais elementos do marketing político, governamental e eleitoral, assim como capacitar o aluno para a elaboração de estratégias de comunicações eficientes. Apresentará ainda elementos e conceitos relativos às necessidades de análise do ambiente da comunicação, da realização de pesquisas qualitativas e de compreensão de elementos de Neuromarketing.
Análise de Risco Político (32 horas)
O objetivo desta disciplina consiste em apresentar a importância e as metodologias de análise do risco político, tanto no que se refere aos processos de decisões políticas quanto aos processos de decisões econômicas, assim como os métodos de mitigação dos riscos e de redução dos graus de incertezas.
Objetivo da disciplina
Duas horas de aulas mensais da coordenação baseadas na leitura e discussão de verbetes de conceitos centrais da área do curso.
A Prática da Liderança Política: Estudo de Casos – 40 horas
Esta disciplina será ministrada ao longo do curso, distribuída nos três semestres. Será ministrada a partir de estudo de casos concretos de líderes políticos significativos da história visando compreender as suas motivações, seus interesses, suas virtudes e capacidades e as circunstâncias que determinaram os êxitos ou os fracassos.
Processo Seletivo 2023/1
Modalidade de seleção 1
É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.
- 19/01/2023 às 19h;
- 02/02/2023 às 19h;
- 16/02/2023 às 19h;
- 28/02/2023 às 19h;
- 09/03/2023 às 19h;
- 21/03/2023 às 19h;
- 30/03/2023 às 19h.
Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br) com a seguinte documentação:
- Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
- Histórico da Graduação;
- Cédula de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de Residência atualizado;
- Fotografia recente, em formato 3x4.
*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Sociologia e Política Escola de Humanidades somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.