Estratégia e Liderança Política

Profissionais engajados em funções decisivas e de liderança demandam um embasamento teórico e prático robusto, assegurando resultados significativos e sustentáveis, capazes de gerar inovações impactantes em suas respectivas esferas de atuação. O Curso de Estratégia e Liderança Política visa capacitar esses profissionais, que atuam em diversas áreas decisórias e suas respectivas assessorias, visando à tomada de decisões eficazes, ao controle de riscos e à obtenção de resultados transformadores.

No decorrer do curso, as alunas e alunos aprenderão estratégias de comunicação persuasivas, técnicas de análise e construção de discursos, fundamentos de liderança, teorias psicológicas e comportamentais, estratégias de influência decisória, bem como a elaboração de projetos de poder e a análise e gestão de riscos. Além dessa base teórica sólida, o curso oferece conhecimentos atualizados sobre a utilização dos principais meios de mediação de poder no contexto digital, assim como a compreensão funcional das instituições de poder, tais como Estado, partidos, organizações sociais e empresariais.

O conteúdo programático do curso é inovador e singular, não encontrando paralelos no mercado. Em um cenário de crise de liderança e sociedades que enfrentam crescente complexidade e incertezas, impulsionadas por desafios ambientais e as revoluções digitais, de inteligência artificial e robótica, o curso busca oferecer uma contribuição única para a formação de líderes inovadores. Esses líderes serão capacitados não apenas a enfrentar, mas a transformar de maneira decisiva a realidade, produzindo impactos inovadores significativos.

 

POR QUE CURSAR ESTRATÉGIA E LIDERANÇA POLÍTICA?

Formação universalizante: O programa foi desenvolvido integrando conteúdos teórico-práticos de sentido universalizante para compreender e agir num mundo cada vez mais complexo, com ênfase em três dimensões: 1) liderança inovadora, aperfeiçoando capacidades de intervenções transformadoras; 2) domínio conceitual das teorias de poder, Estado, partidos, organizações, estratégia, discurso, comunicação persuasão, risco, influência decisória; 3) abordagem aplicada dos meios de mediação, de poder e de comunicação, com foco no digital;

Reconhecimento: A Escola de Sociologia e Política (FESPSP), pioneira no ensino das Ciências Sociais no Brasil, é reconhecida por oferecer cursos de Pós-Graduação altamente qualificados, acessíveis ao público em geral. O corpo docente é qualificado e os professores são especializados nos temas que ministram.

Networking: Por ser um curso Digital, ministrado de forma Online ao vivo, Estratégia e Liderança Política proporciona o encontro de profissionais de diversas áreas de vários lugares do Brasil. As aulas são dinâmicas, interativas e dialogadas, de forma a proporcionar um ambiente de integração e de debate.

Cases e Projeto Aplicado: Os professores são estimulados a adotarem estudos de caso, a exemplo dos melhores MBAs de universidades brasileiras e americanas. Todas as disciplinas têm uma dimensão aplicada e os alunos serão desafiados a resolverem problemas práticos e a construírem projetos de resolução de problemas.

A qual público se destina expand_more expand_less
Estratégia e Liderança Política é um curso para líderes, gestores, dirigentes, assessores e analistas que atuam em atividades decisórias. Os conteúdos das estratégias de liderança e poder da área política são abrangentes e podem ser aplicados em qualquer atividade de liderança, visando conferir direção e sentido aos processos.
Objetivos e processo de aprendizagem expand_more expand_less
• Capacitar profissionais para o exercício de liderança eficaz e inovadora;
• Aprimorar as habilidades analíticas e decisórias nos processos de tomadas de decisão;
• Desenvolver competências discursivas e de comunicação para aprimorar estratégias de influência e engajamento, tanto no ambiente digital quanto em outros contextos de exercício de poder;
• Potencializar as capacidades de produção de projetos de poder e de controle de riscos para otimizar ações e reduzir custos nos processos decisórios.
Realizado desde expand_more expand_less
2021
Atualização pedagógica expand_more expand_less
Curso criado em 2021
Estratégia e Liderança Política
Aldo Fornazieri
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.
Estratégia e Liderança Política
Carga horária expand_more expand_less
Carga horária total do programa 368 horas
Disciplinas

Tecnopolítica em contexto democrático – 32 horas

A presente disciplina trata das disputas de poder tendo como discussão longitudinal a transformação dos meios de comunicação e a emergência das redes digitais em sua potência tecnopolítica. Será abordado como esse contexto incide na formação de novos sujeitos políticos, em novas formas de agência e de comportamento eleitoral, e na clássica relação entre representantes e representados.

Estratégias de influência e engajamento no ambiente digital – 32 horas

Considerando o contexto de ambiência digital, a presente disciplina discute como instituições de intermediação, como partidos, movimentos políticos , agências e assessoramentos, adaptaram e/ou alteraram suas formas de organização, produção e mobilização. Para tanto, analisaremos estratégias discursivas presentes nas redes digitais e na produção dos discursos políticos.

Introdução à Psicologia Política – 32 horas

A disciplina consiste em uma introdução ao campo da Psicologia Política, à sua constituição histórica e suas relações interdisciplinares com as demais áreas das ciências sociais e com as teorias psicossociais. Serão apresentados e analisados as categorias e conceitos constitutivos do campo. Parte-se do pressuposto de que a compreensão das relações sociais, interpessoais, de grupos e funcionamento do cérebro é parte integrante de uma estratégia de comunicação e de poder bem consolidada. A disciplina enfatiza a compreensão do papel do pensamento humano, o comportamento social e as emoções que determinam o agir político e social.

Psicologia Política Aplicada – 32 horas

Esta disciplina terá uma orientação empírica e aplicada no sentido de trabalhar com os alunos e alunas as ferramentas mais contemporâneas da psicologia social, comportamental e elementos da neuropsicologia aplicadas à política, às eleições, às ações coletivas e individuais. A disciplina procurará enfatizar os temas relacionados à influência das emoções nas decisões e comportamentos, da consciência política, dos conflitos intergrupais e dos fatores culturais. 

Teoria da Análise do Discurso – 32 horas

A disciplina consiste em estudar os fundamentos da análise do discurso, debruçando-se sobre suas linhas principais, em especial a francesa e a crítica. Com isso, intenciona-se conhecer e compreender diversas visões em torno do conceito de discurso, buscando estabelecer seu lugar nos campos de conhecimento da linguística e da semiologia. A partir de conceitos-chave presentes em cada abordagem, pretende-se subsidiar posteriores leituras e análises de práticas discursivas.

Elaboração do Discurso e Estratégias Persuasivas – 32 horas

A disciplina desenvolve o aprendizado sobre a leitura, a elaboração e o estudo de recursos persuasivos presentes em discursos produzidos nas mais diferentes áreas do conhecimento, considerando as contribuições da linguística, da antropologia e da semiologia. Por meio dessa abordagem múltipla, buscará compreender como se dão as diferentes  elaborações discursivas, concretizadas por gêneros do discurso diversos, examinando seus conteúdos temáticos, suas estruturas composicionais e as escolhas linguístico-discursivas feitas pela autoria. Textos que circulam socialmente, com interesse político e sociológico, serão especialmente enfocados na disciplina.

Elaboração de Projetos de Poder (32 horas)

O objetivo desta disciplina consiste em apresentar aos alunos os fundamentos e os elementos constitutivos de um projeto de poder político. Para este fim, apresentará os passos e etapas que devem ser seguidos no planejamento do projeto, seja ele individual, de grupo de interesse ou de partido, assim como apresentará também as condições para a conquista e manutenção do poder.  

Estado, Partidos e Eleições(32 horas)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos a natureza dos dois principais aparatos ou meios de exercício do poder político configurados no Estado e nos partidos. Complementarmente, será analisada a natureza dos processos eleitorais, os modelos eleitorais e a legislação vigente.

Estratégias de Comunicação Política (32 horas)

Esta disciplina tem por objetivo apresentar os principais elementos do marketing político, governamental e eleitoral, assim como capacitar o aluno para a elaboração de estratégias de comunicações eficientes. Apresentará ainda elementos e conceitos relativos às necessidades de análise do ambiente da comunicação, da realização de pesquisas qualitativas e de compreensão de elementos de Neuromarketing.

Análise de Risco Político (32 horas) 

O objetivo desta disciplina consiste em apresentar a importância e as metodologias de análise do risco político, tanto no que se refere aos processos de decisões políticas quanto aos processos de decisões econômicas, assim como os métodos de mitigação dos riscos e de redução dos graus de incertezas.

 

Teoria da Liderança Política – 24 horas;

 

Exercício da Liderança Política: Estudo de Casos – 24 horas.

Estratégia e Liderança Política
Inscrição expand_more expand_less

Processo Seletivo 2024/1

Modalidade de seleção 1 

É necessário inscrever-se e participar da apresentação do curso com o coordenador.

  • 23/01 às 19h30;
  • 06/02 às 19h30;
  • 22/02 às 19h30;
  • 07/03 às 19h30;
  • 12/03 às 19h30.
Matrícula expand_more expand_less

Após aprovação pela coordenação do curso ou comunicado da instituição, para realizar sua matrícula você deve enviar e-mail para a secretaria escolar da FESPSP (matriculas@fespsp.org.br)  com a seguinte documentação:

  • Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão enquanto o diploma não estiver pronto);
  • Histórico da Graduação;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Fotografia recente, em formato 3x4.

 

*A Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Sociologia e Política Escola de Humanidades somente formará turmas com no mínimo de 20 (vinte) alunos, salvo situações especiais, sujeitas ao seu exclusivo critério. Se, no decorrer do curso, o número de alunos diminuir a ponto de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da relação contratual, a instituição poderá unir turmas ou oferecer vagas em cursos de igual natureza e conteúdo assemelhado, aos alunos remanescentes.

Especialização em Estratégia e Liderança Política
Coordenador
18 meses
Duração
Especialista em Estratégia e Liderança Política
Titulação Conferida
Terças e quintas, das 19h às 22h30.
Período
368 horas
Carga Horária
Ciências Sociais Aplicadas
Área do Curso
Online
Modalidade
Investimento
18 parcelas de R$690,00
Válido para o ano letivo de 2024
Convênios
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições – confirma a lista dos convênios em vigor: https://www.fespsp.org.br/convenios/instituicoes-conveniadas
Cursos Relacionados
Publicações
Eventos