06/09/2023
Faleceu nesta quarta-feira, 6 de setembro, vítima de um câncer fulminante, Raimundo Pires da Silva. Histórico lutador pela reforma agrária, Bombril, como era conhecido, estava desde o começo deste ano à frente da Cátedra Celso Furtado na FESPSP.
Formado em Agronomia em Piracicaba pela Esalq-USP, o trabalho de Raimundo por um Brasil mais justo começou ainda no final dos anos 1980, quando integrou a equipe da Secretaria de Abastecimento de Santos, a convite do então secretário Newton Gomes. Por ali ficou durante os governos Telma de Souza e David Capistrano.
Após esse período começou sua histórica trajetória à frente da Superintendência do INCRA em São Paulo. Ao longo dos dois primeiros mandatos do presidente Lula, reergueu a autarquia e fez um trabalho colossal pela reforma agrária no estado.
Colaborou na elaboração do programa Fome Zero, aproximou-se de movimentos de luta pela terra, de sindicatos de trabalhadores rurais e de iniciativas de agricultura familiar.
Virou uma referência, ganhando a admiração dos movimentos sociais e o ódio dos latifundiários e seus agentes, que lhe desfecharam todo tipo de perseguição judicial.
Nunca abaixou a cabeça. Não se vergou jamais.
No aniversário de 90 anos da Fundação Escola de Sociologia e Política, em maio último, foi peça central. Arquitetou a programação, mediou mesas. Estava ativo, altivo e bem-humorado como sempre.
E assim lembrado pelo filho Rafael, por familiares e amigos.
Raimundo Bombril presente, hoje e sempre!
* Essa é uma homenagem da FESPSP, onde sua ausência será duramente sentida.