Notícias
Novo Conselho do PMLLLB conta com nomes ligados à FESPSP

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca foi retomado neste ano.

02/12/2019

Quatro fespianos foram eleitos como representantes da sociedade civil no Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB)!

Os ex-alunos da graduação em Biblioteconomia Julia Alves dos Santos e Gabriel Justino de Souza foram eleitos respectivamente como Titular representante das Bibliotecas Comunitárias e Suplente representante das Bibliotecas. O pós-graduando em Ciência Política, Daniel Bilenky Mora Fuentes, foi eleito Titular representante do Mercado do Livro.

A Profa. Dra. Tania Callegaro, da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, foi eleita Titular representante da Educação e nos conta um pouco o que pensa sobre a retomada do Conselho e porque decidiu participar:

“Sabemos que hoje nosso país encontra-se numa conjuntura de enfraquecimento das instituições e crises em todos os setores da sociedade. Uma das mais preocupantes é o aumento da desigualdade social, falta de trabalho, uma forte política que se impõe pela censura, racismo, violência e retrocessos no campo da educação e cultura. Aqueles menos preparados em sua formação educacional e cultural serão os primeiros e os mais atingidos.

O Conselho do PMLLLB foi extinto em 2017. Sua retomada via eleição participativa, popular e democrática deu-se neste ano, deixou a mim e a todos militantes do livro, cultura, literatura, biblioteca muito felizes e estimulados a retomar o processo iniciado em 2015 -2016 pela instituição do PMLLLB e de seu Conselho.

Entendo que é uma responsabilidade e um novo desafio participar do Conselho, uma vez que estaremos em outro espaço estratégico, de articulação e negociação com o governo; outro lado para repensar, discutir e agir em prol do desenvolvimento da sociedade, da leitura e bibliotecas, e, em um novo contexto social, político e cultural de quando o PMLLLB foi criado.

Como docente do curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação da FESPSP, vejo também que minha participação no Conselho do PMLLLB provoca a integração - nada confortável e cômoda, porém, potencialmente transformadora - entre políticas efetivas da leitura e livro das secretarias da Educação e Cultura e questões da leitura, livro, biblioteca, política e sociedade que a academia e o ensino problematizam em seu cotidiano. É uma relação política teórica e prática específica que pode revitalizar e transformar todos os setores, inclusive a sociedade, e é por ela que atuamos e atuaremos”.

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}