Notícias
Nota de pesar - José Arthur Giannotti (1930-2021)

Filósofo faleceu ontem, 27 de julho

28/07/2021

Foi com muito pesar que a Sociologia e Política- Escola de Humanidades recebeu a notícia do falecimento do filósofo José Arthur Giannotti , ocorrido no dia 27 de julho. Giannotti foi um dos maiores nomes da filosofia brasileira e um dos mais respeitados estudiosos da obra de Karl Marx no Brasil. Giannotti é autor de obras que se concentram na reflexão sobre o trabalho. Publicou, entre outras obras, os livros Apresentação do mundo (1995), Certa herança marxista (2000), O jogo do belo e do feio (2005) e Lições de filosofia primeira (2011), todos pela Companhia das Letras.

Entre as décadas de 1950 e 1960 fundou o grupo "Seminários Marx", que também tinha entre seus participantes historiadores, economistas cientistas sociais, críticos literários e filósofos - entre eles Fernando Henrique Cardoso, Paul Singer, Ruth Cardoso e Roberto Schwarz, em diferentes gerações.

Giannotti teve também uma destacada atuação institucional, em especial na fundação e consolidação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), um dos grandes núcleos do pensamento social, político e filosófico do país.

Enlutada, a Sociologia e Política – Escola de Humanidades se solidariza aos familiares, amigos, colegas, alunos e admiradores do professor Giannotti.

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}