Notícias
Nota de Pesar - Francisco Weffort

02/08/2021

Foi com muito pesar que a Sociologia e Política - Escola de Humanidades recebeu a notícia de que o Brasil perdeu na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, um dos seus mais brilhantes intelectuais, o cientista político e ex-ministro da Cultura no governo FHC, Francisco Weffort. 

Weffort foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e expoentes das Diretas Já. Formado em Ciências Sociais pela USP, foi ministro da Cultura do Brasil entre 1995 e 2002. Foi ele que criou, via Portaria nº 520, de 11 de setembro de 2002, o Cadastro Nacional de Bibliotecas, que tem como objetivo reunir e administrar o conhecimento sobre as bibliotecas brasileiras, cadastrá-las, certificá-las e criar para elas um catálogo virtual; importante iniciativa que possibilita uma visão mais sistêmica da realidade educacional e cultural brasileira, permitindo a adoção de políticas públicas e a troca de conhecimentos produzidos entre instituições de informação.

Suas contribuições para as ciências sociais aplicadas também incluem a participação como fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), como pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e como docente no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute.

Nos solidarizamos com a família, os amigos, os colegas, os alunos e admiradores do cientista político; que sua história nos inspire a continuar a luta por um país mais justo, através da Educação e da Cultura.

 

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}