Notícias
FESPSP debate Juventude e Mercado de Trabalho em Festival de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo

Sociólogos apresentam pesquisa sobre educação e mercado de trabalho para ongs e comunidade

10/12/2019

Jovens da cidade de São Paulo sofrem com desemprego, diversos tipos de assédio, pouco estudo e falta de experiência. Os dados são da pesquisa "Juventude e Mercado de Trabalho" realizada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e apresentada na última segunda-feira pelos professores Paulo Silvino e Stella Schrijnemaeker durante a programação do 7° Festival de Direitos Humanos “Direito a democracia, direitos para todos”.

A amostra dos 400 jovens pesquisados entre 15 e 29 anos nas cinco regiões da cidade, retrata que 30% estão desempregados, aponta que a maior dificuldade para arrumar emprego é a falta de experiência (44%) e que 30% já sofreram (sofrem) algum tipo de constrangimento no ambiente de trabalho. Além disso, 72% estão fora do ensino superior, 55% são mulheres, vivem com os pais e não possuem renda (39%). Outro dado alarmante é o fato de 30% dos jovens já terem sofrido ou estarem sofrendo algum tipo de constrangimento no trabalho. 59% são mulheres e 39% têm entre 19 e 21 anos.

Convidados pelo coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, Ramirez Lopes, CIEE, redes, ongs, conselhos municipais, lideranças comunitárias e partidárias participaram do debate logo após a apresentação da pesquisa. 

O principal tema debatido foi o descompasso entre a exigência do mercado que pede experiência na maioria das vagas e a realidade dos jovens. 

Lia Carneiro
Agência Fato Relevante
11-981613222

Galeria de Imagens
Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}