Notícias
Docente e egresso da FESPSP apresentam trabalho na ALAST

Edição 2019 acontecerá em Bogotá (Colômbia)

18/06/2019

Entre os dias 10 e 12 de julho, acontecerá o IX Congresso Latino Americano de Estudos do Trabalho (ALAST 2019), em Bogotá, na Colômbia. Na edição deste ano, a Profª Drª Carla Diéguez, diretora acadêmica da Escola de Sociologia e Política da FESPSP (ESP-FESPSP), e Rafael Rodrigues da Costa, bacharel em Sociologia e Política (FESPSP) e mestrando em Ciências Sociais (Unifesp), apresentarão sua pesquisa "As novas gramáticas gerenciais do capitalismo brasileiro: a 'cultura Ambev' e
seus atores". O trabalho é resultado de reflexões dos autores no âmbito do Grupo de Estudos da Cátedra Celso Furtado, da FESPSP. Saiba mais sobre a ALAST aqui.
 
Resumo do artigo:
"O presente artigo tem por objetivo apresentar a “cultura Ambev” e os atores nela envolvidos, de modo a discutir se esta cultura empresarial evidencia um novo modelo de gestão do trabalho e da produção que, coadunado com a reestruturação produtiva do capitalismo recente aos princípios da produção enxuta e da acumulação flexível, procura ressignificar a gramática gerencial pós-fordista com novas formas de controle do trabalho. A hipótese do artigo é que ao reificar o controle do capital sobre a força de trabalho, a cultura Ambev cria um modelo de gestão que vincula remuneração variável a um sistema de resultados e metas, estimulando um modelo individualizante de organização do trabalho, no qual o empregado se vê obrigado a incorporar tarefas do empregador – como assumir riscos da empresa sobre resultados financeiros e controle de custos da produção – ao mesmo tempo em que se enfraquece a capacidade coletiva de mobilização política dos trabalhadores, em um contexto ideológico no qual os direitos e as garantias sociais do compromisso fordista são encarados como obsoletos, perdulários e improdutivos. Tais questões coadunam-se com o momento atual do capitalismo e fortalecem as justificativas dos trabalhadores para aderirem ao novo modelo de gestão."
 
Autora: Carla Regina Mota Alonso Diéguez - e-mail: carladieguez@gmail.com
Coautor: Rafael Rodrigues da Costa - e-mail: rafa.rcosta@gmail.com
Expositor: Rafael Rodrigues da Costa
 
 
Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}