Notícias
Comunicado FESPSP: 2º Semestre

Saiba mais sobre o planejamento para o próximo semestre

08/07/2020

Caros e caras,

Encerramos mais um semestre letivo. Desta vez, de uma maneira que não esperávamos, e nem conhecíamos, numa situação anormal, que conjuga múltiplas crises, desde aquelas da economia e do desemprego, da política e do funcionamento precário das instituições, da saúde e da pandemia e da degradação das condições de vida, e da educação, na qual, além dos imensos desafios que já tínhamos, nos apresenta outros tantos mais. 

Vivemos, portanto, tempos anormais, e os desdobramentos das crises apontadas certamente nos imporão novas práticas, novos modos de aprender e ensinar. 

Em função da pandemia da COVID-19, desde o dia 16 de março do corrente ano, tivemos que nos adaptar abruptamente às novas circunstâncias, e tentamos fazê-lo da melhor forma possível: estimulando a criatividade de professores, alunos, funcionários e dirigentes, para transportarmos nossa prática da aula presencial para o ambiente remoto. 

No enfrentamento desse problema, preservamos a cara tradição da Escola e a projetamos para o tempo que virá. Assim, estamos todos os agentes desse processo envoltos na tarefa de construção da Sociologia e Política do futuro, que se assenta nos mais sólidos alicerces de nossa longa tradição.

É com esse espírito que preparamos os planos para a retomada das atividades no segundo semestre letivo.

Seguimos as mais seguras orientações, tanto das autoridades sanitárias, quanto das educacionais. Estas últimas autorizam as instituições de educação superior a operarem de maneira remota até o dia 31/12/20, e o Governo do Estado de São Paulo, em seu Plano SP para a Educação, prevê para o próximo mês de setembro os primeiros passos da retomada das aulas presenciais.

Assim, retomaremos o segundo semestre de 2020 ainda sem o uso físico de nossas instalações. Nossos planos – ainda em elaboração – consideram dois cenários para o próximo semestre: a manutenção do ensino integralmente remoto até o fim do ano; ou, a sua paulatina transição para o caráter presencial.

Em qualquer das hipóteses, realizaremos um conjunto de melhorias nas práticas remotas, desde o incremento tecnológico até a capacitação de docentes e funcionários para o trabalho virtual. 

Ademais, como os principais agentes desse processo são vocês alunos, e os nossos professores, importa-nos colher seus anseios e opiniões. Por isso, estamos fazendo pesquisas com estudantes e docentes, para termos indicações para o aperfeiçoamento de nossas aulas e práticas. Algumas destas pesquisas já se desdobraram nas seguintes ações:

  • Realização de pesquisa com os alunos e alunas dos cursos de graduação e pós-graduação sobre o ensino remoto ocorrido no 1º semestre de 2020 conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A pesquisa estará disponível aos alunos e alunas no AVA e no Portal do Aluno em julho e auxiliará aos setores administrativos da FESPSP no aperfeiçoamento das tecnologias e aulas para adoção da modalidade remota;
  • Realização de pesquisa com alunos e alunas e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com vistas a ter subsídios para seu aperfeiçoamento. A pesquisa será conduzida pelo NEAD e estará disponível no AVA em julho;
  • Contratação de profissionais para o NEAD para apoio as atividades do ensino remoto;
  • Aperfeiçoamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem durante o mês de julho para a disponibilização de novas tecnologias para uso em aulas e demais atividades didáticas no 2º semestre de 2020;
  • Treinamento do corpo docente para uso das tecnologias para o ensino e elaboração de planos de aula adequados a modalidade remota;
  • Adequação da Biblioteca FESPSP para atendimento remoto, circulação do acervo e fornecimento das bibliografias básica e complementar dos cursos de graduação e pós-graduação no 2º semestre;
  • Adequação dos espaços do Laboratório de Informática e Biblioteca para atendimento presencial: redução do número de cadeiras e sinalização dos computadores que poderão ser utilizados considerando, no mínimo, 1 metro de distância entre os lugares

A Secretaria Acadêmica e a Tesouraria estabelecerão horários de plantão para retirada de documentos e rematrículas que não puderem ser realizadas remotamente, e os pagamentos em cartão de débito e crédito. 

Quando nos for permitido retornar para as atividades presenciais, teremos todo o cuidado e segurança sanitária, de forma a preservar a saúde dos discentes, docentes e corpo técnico-administrativo. 

De março até os dias atuais percorremos um árduo caminho para manter nossa Escola ativa e acolhedora como sempre foi. Só conseguimos concluir esse trecho do percurso porque o fizemos juntos e unidos aos nossos alunos, alunas, professoras, professores,  funcionárias e funcionários. Agradecemos a todos o esforço e a confiança. 

Seguiremos juntos em comunicação remota até que chegue o momento em que possamos nos reencontrar pessoalmente.

Até lá!

Boas férias e, sempre que possível, fiquem em casa!

Diretoria da FESPSP



Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}