Notícias
Comissão de Patrimônio do CRB-8 visita a FESPSP

Preservação da memória e dos acervos da instituição foi tema da visita

06/11/2019

A Comissão de Patrimônio do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-8) esteve na FESPSP no último dia 24 de outubro para conhecer a Biblioteca Histórica da instituição, acervos modelo que representam a política interna de preservação da memória e do patrimônio bibliográfico.

A ideia de aproximação da Comissão com a Faculdade foi justamente para o CRB-8 tentar internalizar essa preocupação com a memória. “Já foi mais comum na formação do profissional bibliotecário olhar as coleções como patrimônio bibliográfico documental. Pois existe um outro nível de importância no material documental que é ele como suporte de memória”, explica Luciana Napoleone, uma das representantes da Comissão. Ela lembra que essa abordagem está sendo objeto de estudo mundialmente, citando como exemplo o programa Memória do Mundo, da UNESCO.

Luciana exemplifica lembrando que um mesmo exemplar de Camões presente na Biblioteca Nacional e na Biblioteca da FESPSP possui histórias diferentes, apesar de possuírem o mesmo valor informacional. “O caminho dele, o que o levou a integrar e a ter este valor dentro daquele acervo, também é um patrimônio”, concorda a Profa. Ma. Isabel Ayres Maringelli.

Responsável pelo acervo da FESPSP, Marina Pereira Santos Araújo relembrou como a FESPSP é reconhecida pelos pesquisadores como ponto de referência. “A memória institucional da Fundação tem um peso relevante para nossa comunidade e para a sociedade. Nós observamos isto na prática pois recebemos pesquisadores de todo o Brasil e internacionais, que pesquisam a instituição ou vem nos procurar por conta dos nossos periódicos, que preservamos”.

“É importante trazer isto de volta para a formação do bibliotecário do século XXI. De repente, houve uma preocupação com o digital e no meio do caminho faltou alinhavar a questão da memória e da materialidade”, defende a professora Isabel.

Galeria de Imagens
Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}