Notícias
Aula aberta discute o tema Amazônia

Os incêndios, o histórico e o futuro da região foram discutidos em encontro no último dia 06/11

08/11/2019

O curso de pós-graduação em Globalização e Cultura realizou na última quarta-feira, 6 de novembro, aula aberta com o tema “Os incêndios e o futuro da Amazônia”, com o Prof. Dr. João Paulo Capobianco, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas e presidente do ICMBio, e o Prof. Dr. Eduardo Migon, da PPGCM/ELEME e NEEDS/UFSCAR. A aula também contou com a participação do curso de Política e Relações Internacionais da FESPSP.

Migon trouxe um panorama histórico sobre os avanços do desmatamento na Amazônia e sobre as perspectivas do tema a partir de pontos de vistas distintos. “Normalmente olhamos a Amazônia a partir de São Paulo, mas temos de pensar o que é a realidade local. A Amazônia Legal representa mais de 50% do território, com um baixa densidade populacional e com pouca presença do Estado”, destacou.

Para Capobianco, o problema na Amazônia é histórico e a situação não está sobre controle, o que justifica a preocupação da comunidade internacional. “O desmatamento é uma questão global pela quantidade de carbono que ela possui, além da questão hídrica. Existe uma diversidade de plantas, de animais, étnica e cultural que também precisa ser preservada”, lembrou.

Confira na íntegra:

Galeria de Imagens
Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}