Notícias
Alunos do curso de Administração apresentam projetos

Trabalhos foram baseados no método CBL de aprendizagem

13/06/2019

Os estudantes da graduação em Administração das turmas da manhã e do noturno fizeram no dia 11 de junho a exposição e a apresentação dos projetos desenvolvidos neste semestre.

Baseados no método CBL - Challenge Based Learning, que visa o processo de aprendizagem por meio de um desafio, os alunos partiram do tema Saúde e Bem Estar, com o objetivo de desenvolver um projeto que pudesse contribuir para a sociedade e para a cidade de São Paulo. A primeira etapa foi selecionar uma dor comum no grupo e que, por meio do projeto, pudesse de alguma forma ser transformada.

Na manhã do dia 11, o grupo formado por Diego Souza, Francine Monteiro, Natan de Britn, Nathalia Turella e Sintia Gonçalves apresentaram o Journey Game, projeto que visa identificar pontos de atenção nas relações sociais em jovens estudantes por meio de um jogo. A ideia é que, a partir dos jogos e suas escolhas, professores e coordenadores de escolas publicas possam identificar pontos de atenção quanto a questões como bullyng, retração social e isolamento. Dessa maneira, poderão ajudar o estudante em conjunto com a família.

Outro projeto demonstrado foi o Escuta Ativa, um espaço no metro especialmente desenhado para atender e orientar usuários sobre empregabilidade, questões de serviço social publico e orientação psicológica. A ideia é que o trabalho seja desenvolvido em parceria com outras instituições de ensino. Os alunos que apresentaram, André, Pamela e Vitória estavam entusiasmados com a ideia de poder levar o projeto ao metro. Eles fizeram uma pesquisa com os usuários e a maioria se mostrou favorável a implantação da ideia. 

No período noturno, foram apresentados outros cinco trabalhos:

O grupo Recicle-se propôs um projeto para implementação de uma máquina que incentiva o descarte adequado do lixo, ao oferecer retribuições e incentivos ao cidadão, em forma de créditos para compras, contas, impostos ou até mesmo recarga de celular.

O grupo Equilibre desenvolveu um projeto de incentivo a hábitos alimentares saudáveis nos restaurantes da Vila Buarque e adjacências. Através de um programa de fidelização, os restaurantes premiariam e incentivariam quem fizesse escolhas mais saudáveis entre as opções da casa. O grupo conseguiu aplicar o projeto em uma hamburgueria na General Jardim.

Já a equipe do grupo Avatar visa a prática do coping para reduzir o estresse dos motoristas de ônibus na cidade de São Paulo. O grupo também levantou a possibilidade da mesma ação ser aplicada em outras categorias profissionais.

O grupo Neturno desenvolveu um projeto de divulgação da importância do Saneamento Básico para prevenção da Dengue. Com foco nas crianças, o grupo propôs uma campanha educativa sobre o tema, propondo um jogo de conscientização.

A inclusão foi o tema escolhido pelo grupo Tohossou Vodum, projeto que visa criar uma empresa de consultoria para atuar na inclusão de profissionais autistas nas organizações trabalhistas. O grupo entende a necessidade deste tipo de serviço para conscientização das empresas sobre as reais necessidades de quem tem autismo, visando tornar o ambiente mais produtivo para o autista e para a instituição.

Foi a primeira edição de apresentação de projetos da FAD. Os trabalhos foram analisados por docentes de outras instituições de ensino superior, profissionais de RH e comunicação, CEOs de empresas e especialistas em projetos. 


Texto: Rodrigo Carani e Lia Carneiro.

Fotos: Andrea Leite, Lia Carneiro e Rodrigo Carani.

Galeria de Imagens
Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}