Notícias
A Escola em tempos de crise

03/04/2020

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

 A Escola em tempos de crise

O mundo está em crise, nosso país está em crise. 

Há consenso de que a ação espontânea, por muitos alardeada, não será suficiente para desencadear as políticas capazes de nos levar à superação da situação crítica em que estamos envolvidos. Temos que fazê-lo com a preservação dos milhões de vidas expostos aos riscos da pandemia, e também temos que atuar no sentido de amenizar as inevitáveis consequências danosas à sociedade que virão depois. 

Hoje, a Nação e seu povo precisam mais do que nunca da ação do Estado, como também dela necessitarão amanhã. Um Estado que, dado o sentido das sucessivas transformações recentemente ocorridas, não está preparado para a ação dirigente, coordenadora e executora das políticas que necessitamos e necessitaremos em todas as áreas da atividade pública e da vida social. 

O momento exige criatividade e mudança, seja da parte dos nossos governantes, seja de nossos técnicos, seja de qualquer um, e de todos nós. 

É preciso que ingressemos decididamente numa luta para mudar as dinâmicas que acentuam as desigualdades e, com isso, levam a insegurança para a vida da população. 

Necessitamos de cidadãos capazes de formular, implementar e administrar políticas que nos capacitem para o enfrentamento de crises como a atual, e que nos deem condições de antecipar e de nos prevenirmos de outras tão ou mais graves do que essa, das quais não temos a garantia de estar livres. 

As causas dessas possíveis crises, estão à nossa vista. 

Evidenciam-se em processos como a escalada da resolução de conflitos por meios violentos, na relação predatória com o meio ambiente,  na persistência e no aumento das desigualdades sociais, desde aquelas que se referem à injusta distribuição da renda, até outras que se remetem à segregação espacial, à queda da qualidade de vida na cidade e no campo, à falta de reconhecimento dos direitos daqueles que os tem restringidos pelas condições de gênero, raça, crença, origem social, e tantas mais.

Esse é o desafio que se põe hoje à nossa sociedade que, temos certeza, emergirá mais sofrida, mas também mais consciente e forte dessa crise causada pela pandemia, que não é apenas sanitária, mas que atinge todos os poros da nossa vida.

Se esse é o desafio que a sociedade deve enfrentar, ele é também e principalmente o desafio da nossa Escola. Ele se coloca a todos nossos cursos, aos nossos professores, funcionários, dirigentes e a vocês, nossos alunos. 

Nesse momento difícil, em que é imperativo que a responsabilidade e a ousadia caminhem juntas, conclamamos vocês, nossos alunos e sujeitos principais da Instituição, a resistir às agruras, a compartilhar conosco suas necessidades, de modo a levarmos adiante o propósito, que é comum a todos que atuam na Escola: o  de buscarmos o caminho para a formação de uma geração de futuros profissionais que possa mudar o país para melhor. Você é um deles!

Angelo Del Vecchio
Presidente do Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Mais Notícias
{[{newsItem.title}]} {[{newsItem.description}]}