Notícias

Notícias


Comportamento Social

31/07/2013

Sociólogo analisa o papel do tabagismo na sociabilização brasileira

O sociólogo Paulo Silvino Ribeiro, docente do curso de Graduação em Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é entrevistado pelo programa Notícias & Mais, da Rede CNT, para comentar sobre a mudança...

O sociólogo Paulo Silvino Ribeiro, docente do curso de Graduação em Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é entrevistado pelo programa Notícias & Mais, da Rede CNT, para comentar sobre a mudança de comportamento em relação ao tabagismo.

A matéria é iniciada apontando que o cigarro foi sinônimo de status, sendo associado a uma imagem positiva dentro das propagandas de marketing e nas indústrias do cinema ou televisão. Quase não existiam locais livres para o tabaco, além de bares e restaurantes. Já locais fechados como cinemas, teatros já foram reduto de fumantes, até mesmo dentro de ônibus e aviões o fumo era permitido, incentivando um maior consumo e popularizando o cigarro.

Para Paulo Silvino, o tabagismo era uma moda e a moda hoje, é cuidar da saúde. Segundo ele, o cigarro, assim como outros produtos, foi popularizado pelo cinema e o Brasil, copiou este modelo cultural americano, atrelando a ideia de que o cigarro estaria ligado a status social.

O sociólogo ressalta que o cigarro já não tem mais o mesmo papel de sociabilização que tinha antigamente e complementa sua fala afirmando que para se sentir inserido, busca-se atualmenteessa aceitação pelos estilos de roupa, músicas, ou até mesmo pela ideia de se ter um comportamento saudável.

Confira a entrevista na íntegra.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!