Notícias

Notícias


MBA PPP e Concessões

12/04/2018

Seminário discute o futuro do financiamento da infraestrutura no Brasil

Cenário eleitoral e desafios da governança e participação também estiveram em pauta durante o Seminário realizado pelo MBA PPP e Concessões

O Seminário MBA PPP e Concessões discutiu os Novos cenários para o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, no último dia 6 de abril. Com a presença de estudantes da primeira e da segunda turma do curso, além de docentes e especialistas convidados. Em meio ao cenário político e econômico atual, as palestras abordaram os principais prognósticos para o mercado de PPPs e discutiram o futuro dos financiamentos em infraestrutura no Brasil.

 

Na data anterior, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva teve seu pedido de prisão decretado pela Operação Lava-Jato, fato que também pautou as conversas do Seminário, o resultado das eleições deste ano impactará diretamente na economia do país. Para o cientista político, Ricardo Sennes, existe no Brasil uma dificuldade no conflito entre o passado e o novo, em todas as instituições, inclusive na política. “Esse é um país que está no meio do seu processo de desenvolvimento, e não podemos cair no risco da polarização simplista”, explicou Sennes, referindo-se às possibilidades de negócios em PPPs e Concessões.

 

“Estamos em um período de recuperação da Economia, do que perdemos nos últimso três anos. A previsão é que o Brasil cresça algo em torno de 2,8% neste ano. Em 2019, a previsão está em 3%, podendo variar dependendo do próximo governo”, lembrou, acrescentando que as concessões na área da infraestrutura estão crescendo também.

 

Coordenador acadêmico do MBA PPP e Concessões e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da FESPSP, o cientista político Prof. Dr. Moisés Marques, enfatizou o cenário de possibilidades incertas das eleições neste ano, com pré-candidatos divididos mesmo dentro da base do governo, porém, o cenário econômico é positivo. “Estamos vivendo um bom tempo para a economia, temos a nova lei das estatais, e não discutimos isso. O Temer chegou ao poder para tentar pacificar, não conseguiu. Teremos um cenário de ódio ainda até 2020, e o próximo presidente também não conseguirá fazer essa pacificação na população. Evidentemente existem muitas feridas abertas. Mas provavelmente saíremos desta em um cenário de desenvolvimento econômico, importante para a infraestrutura”, declarou, acrescentando que a missão do próximo presidente será a de abrir o diálogo com quem perder, olhar para a dívida pública do Brasil e para a judicialização da política.

 

Déficits

Presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, conversou com os presentes sobre os déficit social e nas áreas voltadas à economia que o Brasil tem. “O déficit da mobilidade urbana, por exemplo, faz com que ¼ da produção se perca no meio do caminho. Somos um país produtivo, mas não competitivo. A infraestrutura é um grande bônus, apesar de ser deficitária, porque é a alternativa mais rápida de gerar milhões de empregos”, explicou Trabuco, acrescentando que este é um ponto vital para a recuperação econômica, mas existe a necessidade da taxa de retorno: “quando demora no tempo de entrega, não existe economia, produtividade, o que tem é deseconomia”.

 

Também participaram das mesas o professor e coordenador de projetos da FESPSP, Rafael Castilho; o diretor gerente do Banco Bradesco BBI, Leandro de Miranda Araujo; o vice-presidente do Conselho Superior e coordenador do Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos da FESPSP, Pedro Luiz Guerra; o sócio-diretor de Governo e Regulação da KPMG e coordenador do Projeto Infra2038, Diogo Mac Cord de Faria; e o diretor de Programas da LSE Enterprise e Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões, Carlos Alexandre Nascimento.

 

Após as palestras, os alunos da primeira e da segunda turma participaram de atividades exclusivas em sessões temáticas que tratavam dos temas: “Financiabilidade de projetos de PPPs e Concessões”, “Saneamento e resíduos sólidos”, “Gestão de contratos de PPPs e o uso de verificador independente” e “O instituto da PMI e outras formas de viabilização de projetos de concessões e PPPs”.

 

Saiba mais sobre o curso de MBA em PPP e Concessões. Acesse: http://www.fespsp.org.br/mbappp

 





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!